Após 5 GPs, quão 'rápida' é a RBR-2023 frente às Mercedes de 2019/14, à Ferrari de 2004 e às Williams dos anos 90? E McLaren-88?
Quão à frente dos outros carros/pilotos está o RB19? Além disso, como essa superioridade de desempenho se compara, por exemplo, às dominações da Mercedes?
Com a vitória do piloto holandês e atual bicampeão mundial Max Verstappen no GP de Miami, a Red Bull chega a cinco triunfos seguidos nas cinco primeiras provas de 2023, consolidando-se como uma das equipes mais dominantes da história da Fórmula 1, ao menos quando se faz uma análise baseada apenas no recorte das cinco corridas iniciais de uma temporada na categoria máxima do automobilismo.
Assim, a Red Bull de Verstappen e do mexicano Sergio Pérez, vencedor de duas etapas de 2023 até o momento, já 'pelo menos' se iguala aos feitos de Ferrari, em 2004, e Williams, em 1996 e 1992. Nos três casos, os dois times triunfaram nos cinco primeiros eventos de tais anos. Porém, 'ficaram nisso', não conquistando o lugar mais alto do pódio na sexta rodada dos respectivos campeonatos, feito que agora pode ser alcançado pela escuderia taurina na elite global do esporte a motor.
Caso o faça, a Red Bull se igualará à Mercedes de 2014. Entretanto, ainda está relativamente distante da façanha das 'Flechas de Prata' em 2019, com oito glórias consecutivas nas primeiras oito provas daquele ano. Mas, para além do número de primeiros lugares seguidos -- independentemente de eles terem sido obtidos em dobradinhas ou não --, como a 'RBR' de 2023 se compara aos outros casos quanto ao nível de superioridade em relação às outras equipes dos respectivos grids?
Ou seja, quão à frente dos outros carros e pilotos está o RB19 de Verstappen e Pérez neste ano? Além disso, como essa superioridade de desempenho se compara, por exemplo, à dominação da Mercedes em 2019 e/ou 2014? E frente à Ferrari e à Williams, qual delas é mais dominante quando o assunto é desempenho em ritmo de corrida -- tendo em vista que pontos são distribuídos nos GPs, e não nas classificações, o Motorsport.com decidiu não considerar o ritmo de qualificação -- na F1?
Para fazer a comparação, a reportagem verificou a vantagem entre o primeiro carro das 'dinastias' supracitadas, como a Mercedes de 2014/2019, e o primeiro carro/piloto 'fora' do conjunto superior. Veja nas tabelas do Motorsport.com abaixo:
Red Bull-2023: 'vantagem média' de 23s0574 (2ª maior diferença)
Max Verstappen, Red Bull Racing RB19
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
Etapa | Vencedor | O melhor de uma equipe 'inferior' | Margem entre eles |
Bahrein | Verstappen | Fernando Alonso (3º com a Aston Martin) | 38s637 |
Arábia Saudita | Pérez | Fernando Alonso (3º com a Aston Martin) | 20s728 |
*Austrália | *Verstappen | *Lewis Hamilton (2º com a Mercedes) | *cálculo da média baseado em gap de 8s4 |
Azerbaijão | Pérez | Charles Leclerc (3º com a Ferrari) | 21s217 |
Miami | Verstappen | Fernando Alonso (3º com a Aston Martin) | 26s305 |
Mercedes-2019: vantagem média de 12s3686 (5ª maior diferença)
Mercedes W10
Photo by: Mercedes AMG
Etapa | Vencedor | O melhor de uma equipe 'inferior' | Margem entre eles |
Austrália | Valtteri Bottas | Verstappen (3º com a Red Bull) | 22s520 |
Bahrein | Hamilton | Leclerc (3º com a Ferrari) | 6s131 |
China | Hamilton | Sebastian Vettel (3º com a Ferrari) | 13s774 |
Azerbaijão | Valtteri Bottas | Sebastian Vettel (3º com a Ferrari) | 11s739 |
Espanha | Hamilton | Verstappen (3º com a Red Bull) | 7s679 |
Mercedes-2014: vantagem média de 29s5992 (1ª maior diferença)
Nico Rosberg, Mercedes F1 W05 Hybrid, leads Lewis Hamilton, Mercedes F1 W05
Photo by: Steve Etherington / Motorsport Images
Etapa | Vencedor | O melhor de uma equipe 'inferior' | Margem entre eles |
Austrália | Nico Rosberg | Kevin Magnussen (2º com a McLaren) | 26s777 |
Malásia | Hamilton | Vettel (3º com a Red Bull) | 24s534 |
Bahrein | Hamilton | Pérez (3º com a Force India) | 24s067 |
China | Hamilton | Alonso (3º com a Ferrari) | 23s604 |
Espanha | Hamilton | Daniel Ricciardo (3º com a Red Bull) | 49s014 |
Ferrari-2004: vantagem média de 21s6756 (4ª maior diferença)
Rubens Barrichello, Ferrari F2004 leads team mate Michael Schumacher, Ferrari F2004
Photo by: Motorsport Images
Etapa | Vencedor | O melhor de uma equipe 'inferior' | Margem entre eles |
Austrália | Michael Schumacher | Alonso (3º com a Renault) | 34s673 |
Malásia | Michael Schumacher | Juan Pablo Montoya (3º com a Williams) | 5s022 |
Bahrein | Michael Schumacher | Jenson Button (3º com a BAR) | 26s687 |
San Marino (Ímola) | Michael Schumacher | Jenson Button (2º com a BAR) | 9s702 |
Espanha | Michael Schumacher | Jarno Trulli (3º com a Renault) | 32s294 |
Williams-1996: vantagem média de 22s5058 (3ª maior diferença)
Damon Hill, Williams FW18 Renault
Photo by: Motorsport Images
Etapa | Vencedor | O melhor de uma equipe 'inferior' | Margem entre eles |
Austrália | Damon Hill | Eddie Irvine (2º com a Ferrari) | 1min02s571 |
Brasil | Damon Hill | Jean Alesi (2º com a Benetton) | 17s982 |
Argentina | Damon Hill | Jean Alesi (3º com a Benetton) | 14s754 |
Europa (Nürburgring) | Jacques Villeneuve | Schumacher (2º com a Ferrari) | 0s762 |
San Marino (Ímola) | Damon Hill | Schumacher (2º com a Ferrari) | 16s460 |
Williams-1992 e McLaren-1988
Nas duas supremacias, sendo a primeira -- cinco vitórias seguidas nas cinco primeiras provas -- protagonizada por Nigel Mansell e a segunda -- 11 triunfos consecutivos nas 11 etapas iniciais -- pela dupla formada por Ayrton Senna e Alain Prost, as estatísticas da F1 mostram vantagem de "1 volta" entre o primeiro carro das 'dinastias' e o primeiro carro/piloto 'fora' do conjunto superior. No caso, GP do Brasil de 1992 e GP de San Marino de 1988, que desconsideramos no cálculo da média.
Williams-1992: 'vantagem média' de 32s1005
Nigel Mansell, Williams FW14B Renault
Photo by: Ercole Colombo
Etapa | Vencedor | O melhor de uma equipe 'inferior' | Margem entre eles |
África do Sul | Mansell | Senna (3º com a McLaren) | 34s675 |
México | Mansell | Schumacher (3º com a Benetton) | 21s429 |
Brasil | Mansell | Schumacher (3º com a Benetton) | 1 volta |
Espanha | Mansell | Schumacher (2º com a Benetton) | 23s914 |
San Marino (Ímola) | Mansell | Senna (3º com a McLaren) | 48s984 |
McLaren-1988: 'vantagem média' de 34s7622
Alain Prost, and team mate Ayrton Senna, McLaren MP4/4 at the start
Photo by: Sutton Images
Etapa | Vencedor | O melhor de uma equipe 'inferior' | Margem entre eles |
Brasil | Prost | Gerhard Berger (2º com a Ferrari) | 9s873 |
San Marino (Ímola) | Senna | Nelson Piquet (2º com a Lotus) | 1 volta |
Mônaco | Prost | Gerhard Berger (2º com a Ferrari) | 20s453 |
México | Prost | Gerhard Berger (3º com a Ferrari) | 57s314 |
Canadá | Senna | Thierry Boutsen (3º com a Benetton) | 51s409 |
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