Após confirmação de Alonso, veja como está o grid de 2021 da F1
Nove das 20 vagas do grid estão fechadas, sendo que Ferrari, McLaren e Renault são as únicas com as duplas garantidas
Com a confirmação da volta de Fernando Alonso, o grid da Fórmula 1 para 2021 fecha mais uma de suas vagas, possivelmente aquela que era a mais cobiçada. Assim, já são nove pilotos garantidos para a próxima temporada.
Ferrari, McLaren e Renault são as únicas a terem suas duplas confirmadas, todas com mudanças. Na Ferrari, Charles Leclerc fica, com Carlos Sainz ocupando a vaga deixada por Sebastian Vettel. Na McLaren, o lugar de Sainz passa a ser ocupado por Daniel Ricciardo, que correrá ao lado de Lando Norris. E Alonso se junta à Esteban Ocon na Renault.
Além dos seis, outros três pilotos também já estão com suas vagas confirmadas. Na Red Bull, Max Verstappen tem um contrato de longa duração com a equipe austríaca. Já na Racing Point, que irá se tornar Aston Martin em 2021, Sergio Pérez está garantido até 2022. Na Williams, uma situação atípica: George Russell tem contrato para 2021, mas a sua situação é incerta.
O britânico ainda não foi descartado oficialmente da luta por uma vaga na Mercedes, mas suas chances diminuíram consideravelmente após o CEO da Daimler afirmar que o objetivo da equipe é manter Valtteri Bottas e Lewis Hamilton em 2021. Mas é importante lembrar que nada foi assinado ainda na Mercedes, por isso que a dupla atual não está na lista.
Na Racing Point, temos a última grande interrogação do grid. Próximo de se tornar Aston Martin, como fica a situação de Lance Stroll? Apesar de ser filho do dono da equipe e do presidente executivo da montadora, alguns jornais colocam sua permanência como incerta, apontando sua vaga como um possível destino para Sebastian Vettel.
Já Haas, Alfa Romeo e AlphaTauri não anunciaram nenhum plano para 2021, mas vale ressaltar algumas questões e declarações recentes.
Há algumas semanas, em uma coletiva de imprensa, o chefe da equipe, Gunther Steiner, não descartou a possibilidade de trazer um piloto pagante para 2021. Isso pode representar o fim da dupla Romain Grosjean e Kevin Magnussen, que correm juntos há quatro anos. Uma das esperanças brasileiras, Pietro Fittipaldi, é atualmente piloto reserva da equipe.
Na Alfa Romeo, uma possibilidade que sempre está presente é a da aposentadoria de Kimi Raikkonen. Na coletiva oficial do GP da Áustria, o finlandês falou que a pandemia não atrapalhou sua tomada de decisão.
Já a AlphaTauri tem seu futuro muito atrelado ao da Red Bull. Com a vaga do companheiro de Max Verstappen ainda em aberto, qualquer um dos três pilotos atuais (Alex Albon, Daniil Kvyat e Pierre Gasly) pode se considerar na disputa. Mas vale lembrar que o brasileiro Sérgio Sette Câmara é o atual piloto reserva de ambas as equipes e pode se beneficiar com as movimentações.
Veja abaixo quais pilotos já estão confirmados no grid de 2021 da F1:
TELEMETRIA: A volta de Alonso à F1 com a Renault por Rico Penteado, que conhece o espanhol de perto
PODCAST: Entrevista com Bruno Senna: a trajetória no automobilismo e histórias com tio Ayrton Senna
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.