Recomendado para você

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ocon relembra pior acidente da carreira: 'Desmaiei no chuveiro no dia seguinte'
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Jos Verstappen 'abre o coração' sobre chances de correr rally com Max

Audi oficializa entrada na F1 em 2026, mas confirmação de equipe parceira sairá até o fim do ano

Anúncio foi realizado nesta sexta-feira antes do início das atividades em Spa-Francorchamps

Showcar with Audi F1 launch livery

A Fórmula 1 ganhará uma quinta montadora a partir de 2026. Na manhã desta sexta-feira, a Audi oficializou sua entrada no início da nova era de motores da categoria. A montadora alemã chega como fornecedora de motores mas ainda não confirmou qual equipe será sua parceira, uma decisão que ficará para o fim do ano.

O anúncio foi realizado em uma coletiva em Spa-Francorchamps, que contou com a presença do CEO da F1, Stefano Domenicali, e o presidente da FIA, Mohammed ben Sulayem. A Audi é a primeira grande montadora a anunciar seu envolvimento com a F1 a partir de 2026 para além das que já estão no grid.

Leia também:

E a Audi não deverá ser a única do Grupo Volkswagen no grid, com a expectativa de um anúncio da parceria da Porsche com a Red Bull nas próximas semanas.

A montadora desenvolverá seu motor na sede de Neuburg, com as operações sendo lideradas por Adam Baker, conforme adiantado pelo Motorsport.com mais cedo nesta semana. O local já possui bancos de testes para motores de F1, e a ideia é montar a equipe para o projeto até o fim do ano.

"O esporte a motor é uma parte integral do DNA da Audi", disse o presidente-executivo Markus Duesmann. "A F1 é tanto um palco global para nossa marca e um laboratório de desenvolvimento altamente desafiador. A combinação de alta performance e competição é sempre condutora de inovação e transferência tecnológica em nossa indústria".

"Com as novas regras, esse é o momento certo de nos envolvermos. Até porque F1 e Audi possuem objetivos claros de sustentabilidade".

No anúncio, a Audi disse que decidirá sobre a equipe parceira até o fim do ano, mas é um segredo bastante conhecido de que será a Sauber. No começo da semana, o Motorsport.com revelou que as partes chegaram a um acordo que levaria à compra de 75% das ações pela montadora, com a Sauber voltando a ser uma equipe de fábrica pela primeira vez desde os anos BMW.

Showcar with Audi F1 launch livery

Showcar with Audi F1 launch livery

Photo by: Audi Communications Motorsport

A chegada da Audi vem após anos de uma potencial entrada na F1, com a equipe preferindo focar seus esforços em carros esportivos e, até o ano passado, a Fórmula E.

A notícia é uma conquista forte da F1, que vive um aumento de popularidade nos últimos anos, o que a torna mais atraente para novas montadoras, auxiliada pelo compromisso no uso de combustíveis sustentáveis.

"Fico muito feliz em receber a Audi na F1, uma marca icônica da indústria, pioneira e inovadora tecnológica", disse o CEO da F1. "Esse é um grande momento de nosso esporte, que reforça a nossa força como plataforma global crescente. É também um reconhecimento de que nossa mudança para motores híbridos e combustíveis sustentáveis em 2026 é uma solução para o setor".

"Mal podemos esperar para ver o logo da Audi no grid e sabermos mais detalhes no futuro".

Enquanto isso, a Porsche está focada em um acordo com a Red Bull que envolve a compra de 50% das ações da equipe. Já a Audi explorou suas opções, negociando com McLaren e Williams antes de chegar à Sauber, que hoje opera na F1 com o nome Alfa Romeo.

A Alfa Romeo tem uma parceria de longo prazo com a Sauber que é revisada de forma anual, mas o CEO da marca italiana, Jean-Philippe Imparato, disse ao Motorsport.com recentemente que não era cego ao interesse da Audi. O acordo da Alfa com a Sauber desde 2018 é basicamente um patrocínio máster, com a equipe usando motores Ferrari.

Showcar with Audi F1 launch livery

Showcar with Audi F1 launch livery

Photo by: Audi Communications Motorsport

Podcast #192 – Sequência de corridas decidirá campeonato da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Verstappen descarta 'modo relax' por parte da Red Bull: "Nosso objetivo é ganhar as nove corridas"
Próximo artigo F1: Ferrari troca motor de Leclerc, que larga do fundo do grid no GP da Bélgica

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros