Fórmula 1 Apresentação da Audi

Audi pode entrar na Fórmula 1 antes de 2026

Montadora está descartando criação de uma nova equipe de fábrica do zero na Alemanha

Oliver Hoffmann, Head of Technical Development at Audi Sport GmbH, with Markus Duesmann, Chairman of the Board of Management of Audi AG with the new Audi Sport F1 concept car

É muito provável que a Audi faça parte da Fórmula 1 antes da temporada 2026. O fabricante alemão ainda não confirmou explicitamente seus planos, mas tudo aponta que eles teriam fechado um acordo com a equipe Sauber.

De acordo com um estudo do Motorsport.com, a compra das ações por parte da Audi não será realizada em uma única operação, mas está prevista uma aquisição em várias parcelas e a primeira seria em 2023 quando assumiriam 25% da estrutura da Finn Rausing (Tetra Park).

Leia também:

Em retrospectiva, tem sentido que a atual patrocinadora principal da Alfa Romeo anunciasse de surpresa na sexta-feira, pouco depois do anúncio da entrada da Audi na Fórmula 1, que terminaria sua parceira com a Sauber ao fim desta temporada.

Algo totalmente lógico, já que manter os logotipos da Alfa Romeo em um carro que pertence 25% a outra montadora seria um dano para sua imagem. Não está claro com qual nome a equipe será rebatizada em 2024 e 2025. A opção de voltar a usar o nome Sauber parece lógica, similar ao que aconteceu com a Benetton, que já pertencia ao grupo Renault em 2000 e 2001, mas começou a trabalhar como equipe "oficial" da Renault até 2022.

Também não está claro se a Ferrari vai continuar fornecendo motores a uma equipe que incluirá uma fabricante rival, a Audi. É possível que estas sejam, precisamente, as questões que ainda não foram negociadas até que se chegue a um acordo e por isso, o anúncio final da Sauber não pôde ser comunicado na sexta passada no GP da Bélgica.

A partir de 2026, a equipe de corrida baseada em Hinwil começará oficialmente a operar como uma equipe de fábrica da Audi, com a Sauber desaparecendo completamente do nome. Segundo rumores, a fabricante alemã planeja adquirir 75% das ações, deixando o restante sob o controle da Rausing, um dos principais requisitos da operação.

Apesar disso, o CEO da Audi, Markus Duesmann, disse que eles comunicariam a equipe com a qual se associariam "no final de 2022", embora tenha feito um aceno claro para Sauber ao fazer sua primeira entrevista na televisão depois de confirmar sua chegada à Fórmula 1 em frente ao motorhome suíço.

Por outro lado, a possibilidade de a Audi criar sua própria equipe de fábrica do zero na Fórmula 1 está totalmente descartada, mas assumirá uma organização existente. Isso também salvará a marca alemã de algumas discussões com Toto Wolff e o resto dos chefes de equipe, algo pelo qual Michael Andretti pode dar crédito.

Assim, se confirmada essa união, que estaria muito próxima do fechamento, o chassi da equipe Audi seria fabricado em Hinwil (Suíça), enquanto o motor viria de Neuburg (Alemanha), ao contrário da Porsche, que fabricará tanto o chassi quanto o motor, em Milton Keynes, a casa da Red Bull na Inglaterra. Uma desvantagem para a Audi, já que salários mais altos devem ser pagos na Suíça e na Alemanha e isso pode ser percebido ao trabalhar com limites de custos futuros.

Stefano Domenicali, CEO de la Fórmula 1, con Mohammed bin Sulayem, Presidente de la FIA, El concept de Audi Sport F1, Stefano Domenicali, CEO de la Fórmula 1, Mohammed bin Sulayem, Presidente de la FIA, Markus Duesmann, Presidente del Consejo de Administración de Audi AG y Oliver Hoffmann, Jefe de Desarrollo Técnico de Audi Sport GmbH

PODCAST #193: 'Estilo Briatore' faz com que Piastri chegue à F1 queimado?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Hamilton sofreu impacto de 45G no GP da Bélgica
Próximo artigo F1: Hamilton é o piloto mais pesquisado no Brasil e números superam Reino Unido e EUA; saiba mais

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil