Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
Últimas notícias

Audiência da Fórmula 1 no mundo cai e preocupa as equipes

Apesar do aumento em Brasil, Espanha e Itália, categoria sofre processo de queda em países mais populosos

A audiência global da Fórmula 1 caiu vertiginosamente no ano passado devido à forte diminuição de 34% dos espectadores na China, o que representa 25 milhões de pessoas. A queda seria consequência da concorrência do esporte com outras modalidades populares no país, com eventos no mesmo horário.

Mas o chefe dos direitos comerciais da Fórmula 1, Bernie Ecclestone, não se preocupa. “Alguns territórios não tiveram o alcance esperado, com o mercado chinês tendo uma queda que não pôde ser absorvida por um aumento significativo em outros lugares.” Ou seja, a F-1 não está perdendo território em todos os lugares, mas em países representativos em termos populacionais.

O relatório anual de audiência da categoria, que mede o número de pessoas que assistiram mais de 15 minutos não-consecutivos do esporte durante a temporada, não contou com números absolutos neste ano, mas acredita-se que o total tenha ficado perto de 500 milhões. Em 2011, a audiência total foi de 515 milhões.

De acordo com o relatório, a audiência no país mais representativo em números absolutos da categoria, o Brasil, cresceu em 8,9% em relação a 2011. Também houve crescimento na Espanha (11.5%) e na Itália (15%), o que coincide com a boa campanha de Fernando Alonso com a Ferrari.

No primeiro ano em que o Reino Unido teve corridas transmitidas na TV paga e apenas metade da temporada na TV aberta, a audiência caiu de 32,4 para 28,6 milhões de pessoas. A tendência também é de queda na Russia (12,8%) e até nos Estados Unidos, onde a categoria fez sua primeira prova em cinco anos em 2012 (3%).

Além da queda da audiência em mercados importantes, as equipes ainda monitoram a tendência da Fórmula 1 ser tirada da TV aberta, algo que acontece no Japão, Reino Unido e, a partir deste ano, também na Itália e na França.

“Nós obviamente apresentamos os números de audiência aos patrocinadores, devido ao modelo desenvolvido por Bernie para a F-1 passar na TV aberta e monitoramos essa tendência de crescimento da TV paga”, reconheceu o chefe da Lotus, Eric Boullier. “Isso pode melhorar o perfil dos fãs, torná-los mais ‘educados’, mas podemos ter de renovar nossa estratégia comercial se essa tendência se tornar global.”

 

Artigo anterior "A Fórmula 1 se tornou um leilão”, dispara Alguersuari
Próximo artigo Ferrari destaca preparação "de atleta olímpico" de Alonso

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros