Fórmula 1
29 ago
-
01 set
Evento encerrado
05 set
-
08 set
Evento encerrado
19 set
-
22 set
Evento encerrado
26 set
-
29 set
Evento encerrado
10 out
-
13 out
Evento encerrado
31 out
-
03 nov
Próximo evento em
11 dias
14 nov
-
17 nov
R
GP de Abu Dhabi
28 nov
-
01 dez
Próximo evento em
39 dias

Entenda aventura de Barrichello na Austrália no próximo fim de semana

compartilhar
comentários
Entenda aventura de Barrichello na Austrália no próximo fim de semana
Por:
Co-autor: Felipe Motta
19 de set de 2019 14:48

Brasileiro recordista de provas da F1 e campeão da Stock Car de 2014 voltará a correr em monopostos no próximo fim de semana. Saiba mais detalhes da jornada

Rubens Barrichello tem uma das carreiras mais bem-sucedidas do automobilismo mundial, com dois vice-campeonatos e o recorde de participação na F1, além do título de 2014 da Stock Car brasileira e participações em IndyCar, 24 Horas de Le Mans, 24 Horas de Daytona e outros feitos.

A partir do próximo fim de semana, Rubinho entrará para a história do esporte a motor australiano, fazendo parte do grid da corrida inaugural da recém-criada S5000, em Sandown, Melbourne. Após sete anos, o brasileiro voltará a correr em monopostos: sua última experiência foi na Indy, em 2012.

Leia também:

"É como andar de bicicleta. Foram sete anos sem isso, então estou me acostumando a tudo com calma. É muita potência, bom sentir isso mais uma vez”, disse Rubinho, após dar as primeiras voltas no novo carro.

A categoria

A S5000 é uma nova categoria criada na Austrália em uma tentativa de se ter uma série de monopostos bem-sucedida, como a Fórmula 5000. A princípio, o campeonato de 2019 teria seis etapas e começaria em abril, em Sydney, mas um atraso de quatro meses no fornecimento de equipamentos, vindo dos Estados Unidos, além do desejo de que o novo carro fosse testado mais vezes, fez com que a primeira etapa fosse realizada somente no próximo fim de semana.

Ainda não há um calendário definido para este ano, mas já está confirmado que haverá uma prova na preliminar da F1 em 2020. Para a prova de domingo, o grid será formado por 12 carros, com Barrichello sendo o maior expoente.

O carro

Rubens Barichello at the Albert Park S5000 launch

Rubens Barichello at the Albert Park S5000 launch

Photo by: Andrew van Leeuwen

O conceito do carro da S5000 é baseado em um F3. Possui 560 cavalos de potência, com motor V8 Ford Coyote de 5.2 litros. O chassi é da Onroak-Ligier, homologado pela FIA com halo, além de ter um câmbio de seis marchas sequencial borboleta e pneus fornecidos pela norte-americana Hoosier.

Doce retorno

Pódio: Jenson Button, Rubens Barrichello e Jarno Trulli

Pódio: Jenson Button, Rubens Barrichello e Jarno Trulli

Photo by: XPB Images

Mesmo sem ter vencido na Austrália durante sua passagem pela Fórmula 1, Rubinho tem bom retrospecto do outro lado do mundo, conseguindo pódios em 2000 (2º), 2001 (3º), 2004 (2º), 2005 (2º) e 2009 (2º).

Período sem monopostos

A última corrida de Barrichello nos monopostos foi na Indy, na etapa de Fontana, na Califórnia, no dia 15 de setembro de 2012. Desde então, ele se aventurou em outros tipos de competição com êxito. O ponto alto foi o título da Stock Car de 2014. Confira outras aventuras de Rubinho antes de retornar aos carros de Fórmula.

Galeria
Lista

2013 - 24 Horas de Daytona - Classe GT (não completou)

2013 - 24 Horas de Daytona - Classe GT (não completou)
1/24

Foto de: Andrew Hone / Motorsport Images

2013 - Stock Car - 8º lugar no campeonato

2013 - Stock Car - 8º lugar no campeonato
2/24

Foto de: Chris Fabbri / CFR Media - Brazil

2014: Stock Car - Campeão

2014: Stock Car - Campeão
3/24

Foto de: Brazilian Stock Car

2014: Stock Car - Campeão

2014: Stock Car - Campeão
4/24

2015: 24 Horas de Daytona (não completou)

2015: 24 Horas de Daytona (não completou)
5/24

Foto de: Action Sports Photography

2015: 24 Horas de Daytona (não completou)

2015: 24 Horas de Daytona (não completou)
6/24

Foto de: Alexander Trienitz

2015: Stock Car - 4º lugar

2015: Stock Car - 4º lugar
7/24

2015: Stock Car - 4º lugar

2015: Stock Car - 4º lugar
8/24

2016: 24 Horas de Daytona - 2º lugar

2016: 24 Horas de Daytona - 2º lugar
9/24

Foto de: Alexander Trienitz

2016: 24 Horas de Daytona - 2º lugar

2016: 24 Horas de Daytona - 2º lugar
10/24

Foto de: Alexander Trienitz

2016: 12 Horas de Sebring - 12º lugar

2016: 12 Horas de Sebring - 12º lugar
11/24

Foto de: Action Sports Photography

2016: 12 Horas de Sebring - 12º lugar

2016: 12 Horas de Sebring - 12º lugar
12/24

Foto de: Matthew Blasi

2016: Stock Car - vice-campeão

2016: Stock Car - vice-campeão
13/24

2016: Stock Car - vice-campeão

2016: Stock Car - vice-campeão
14/24

2017: 24 Horas de Le Mans - 11º (LMP2)

2017: 24 Horas de Le Mans - 11º (LMP2)
15/24

Foto de: Rainier Ehrhardt

2017: 24 Horas de Le Mans - 11º (LMP2)

2017: 24 Horas de Le Mans - 11º (LMP2)
16/24

Foto de: Marc Fleury

2017: Stock Car - 5º lugar

2017: Stock Car - 5º lugar
17/24

2017: Stock Car - 5º lugar

2017: Stock Car - 5º lugar
18/24

2018: Stock Car - 4º lugar

2018: Stock Car - 4º lugar
19/24

Foto de: Duda Bairros

2018: Stock Car - 4º lugar

2018: Stock Car - 4º lugar
20/24

Foto de: Denis Ribeiro

2019 - 24 Horas de Daytona - 5º lugar

2019 - 24 Horas de Daytona - 5º lugar
21/24

Foto de: Michael L. Levitt LAT Photo USA

2019 - 24 Horas de Daytona - 5º lugar

2019 - 24 Horas de Daytona - 5º lugar
22/24

Foto de: Richard Dole / Motorsport Images

2019: Stock Car - 4º lugar (campeonato em andamento)

2019: Stock Car - 4º lugar (campeonato em andamento)
23/24

Foto de: Duda Bairros

2019: Stock Car - 4º lugar (campeonato em andamento)

2019: Stock Car - 4º lugar (campeonato em andamento)
24/24

Foto de: Duda Bairros

Próximo artigo
Retomada da Mercedes e Ferrari x Red Bull: o que está em jogo em Singapura

Artigo anterior

Retomada da Mercedes e Ferrari x Red Bull: o que está em jogo em Singapura

Próximo artigo

Ferrari tem novo 'bico'; veja atualizações aerodinâmicas direto do paddock em Singapura

Ferrari tem novo 'bico'; veja atualizações aerodinâmicas direto do paddock em Singapura
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Erick Gabriel