Bottas: pneus terão menor importância com o passar do tempo
Finlandês acredita que, assim que todos compreenderem como funcionam os compostos da Pirelli, luta pelo título envolverá somente a velocidade dos carros
Valtteri Bottas prevê que a batalha pelo título entre Mercedes e Ferrari deixará de se limitar ao uso dos pneus e se transformará em uma briga de desempenho puro entre os carros.
As duas vitórias de Sebastian Vettel até o momento foram frutos do uso da menor degradação de pneus de sua Ferrari em comparação ao visto com suas rivais da Mercedes.
Isso permitiu à equipe adotar uma estratégia mais agressiva, sendo que, na Austrália, ele conseguiu bater Lewis Hamilton na base da estratégia em vez de ultrapassá-lo na pista.
Mas, para Bottas, cujas chances de vitória no Bahrein foram arruinadas por problemas com os pneus, a situação no pelotão da frente deve mudar assim que todas as equipes compreendam o funcionamento da borracha de 2017 da Pirelli.
Em entrevista ao Motorsport.com, questionado sobre a grande importância dos pneus, o finlandês disse: “Não, não é entediante. Acho que isso sempre aconteceu, mas, agora, os pneus mudaram.”
“Está mais difícil administrar cada composto para todos os tipos de asfalto e entender como eles funcionam. Isso sempre aconteceu na F1, mas, agora que nosso carro está muito parecido com o da Ferrari, cada coisa pequena, como os pneus, pode definir o resultado. Afinal, é a única coisa que conecta o carro ao solo.”
“Mas minha impressão sobre o futuro é que falaremos menos e menos sobre os pneus. Uma vez que as pessoas e as equipes aprendam a extrair tudo dos pneus, nas janelas corretas e em diferentes condições, provavelmente todos estarão iguais na maneira de lidar com eles.”
“Então haverá menos falação em torno dos pneus e mais sobre os carros, acertos e desenvolvimento.”
Ferrari, a surpresa
Pessoas envolvidas com a F1 esperavam que as mudanças de regulamento para este ano fariam com que a Red Bull aparecesse como principal ameaça à Mercedes. No entanto, a Ferrari fez o melhor trabalho ao longo do inverno europeu, o que surpreendeu até mesmo a Mercedes.
“Não esperávamos por isso, na verdade. Eles foram surpreendentemente bem. Eles tiveram um ótimo inverno, com um desenvolvimento forte no carro desde o ano passado. Foi um grande passo.”
“Eles estão administrando seus pneus em todas as pistas, em todos os domingos, e estão desvendando muito bem cada composto de pneus. Eles fizeram um ótimo trabalho nisso, e acho que é um ótimo desafio tentar batê-los.”
“Com certeza queremos estar à frente. Queríamos que essa temporada fosse muito melhor para nós, mas, no geral, é bom que tenhamos essa competição. Isso nos faz trabalhar mais duro.”
“Isso faz com que cada corrida, cada sessão seja muito interessante – não apenas para nós, mas para todos, acredito eu. Então, de certa forma, acho que é bom. Isso é a F1, que deve se tratar de competição. Mas ainda assim queremos estar à frente e vencer.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.