Recomendado para você

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Antonelli revela "puxão de orelha" do engenheiro de corrida após Monza
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Ralf Schumacher: 'Russell não quer mais Wolff como conselheiro'
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da McLaren comemora título de construtores, mas admite que "maior desafio ainda está por vir"
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda

MotoGP
MotoGP
Repsol deve retornar ao Mundial de Motovelocidade após separação da Honda; entenda
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: 'Devemos melhorias e vitórias aos fãs', diz CEO da Ferrari
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Diretor técnico da Aston Martin afirma que "fracasso não é uma opção" em 2026
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
MotoGP: Quartararo explica queda de rendimento da Yamaha ao longo de 2025
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Lutando pelo título, Gabriel Gomez crava pole na etapa final da F4 Italiana em Misano
Últimas notícias

Brawn explica como vem sendo difícil escapar do tráfego nas corridas

Chefe da Mercedes reconhece que melhor estratégia é correr com pista livre, mas, com pneus frágeis, nem sempre é possível

Brawn comanda as decisões na Mercedes

Um dos fatores mais decisivos neste início de temporada tem sido as decisões estratégicas vindas do pitwall. Com pneus que se degradam rapidamente e, na maioria das vezes, três pit stops por prova, os engenheiros quebram a cabeça para determinar o momento exato de chamar seus pilotos.

Além de monitorar o desgaste dos pneus e se assegurar que as paradas sejam feitas de maneira a otimizar a performance com o número de paradas, os estrategistas ainda têm de decidir quando vale a pena antecipar uma parada para ultrapassar um adversário. Caso use esse expediente de forma exagerada, muito provavelmente, pagarão caro nas últimas voltas.

“Você tem de monitorar e relativizar a hora certa de parar dependendo de como a corrida estiver se desenrolando”, ensina um dos melhores do ramo, Ross Brawn, da Mercedes. “Você pode sentir que tem um carro melhor do que a posição em que está e pode se comprometer um pouco para tentar fazer o carro andar com pista livre.”

Porém, o próprio Brawn admite que nem sempre é possível devolver o piloto à pista fora do tráfego, como vimos diversas vezes neste ano. Como ficar na pista e esperar o pneu acabar por completo não é uma opção, o jeito é arriscar.

“Você não quer estar em uma situação em que volta à pista no meio de vários carros, especialmente se forem cinco ou seis. Mas você acaba entrando em situações complicadas em que o pneu está acabando e não há muita escolha. Você tem de entrar, porque caso contrário só vai agravar a situação. É um grande fator.”

Artigo anterior Whitmarsh vê detalhes como decisivos para o campeonato
Próximo artigo "Desenvolvimento não é mágica", avisa Alonso sobre Ferrari

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros