Últimas notícias

Campeão de 2016, Rosberg anuncia aposentadoria da F1

Piloto alemão da Mercedes diz ter conquistado tudo que almejou e anuncia que não defenderá seu título

Podium: second place Nico Rosberg, Mercedes AMG F1
Second place Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid celebrates his World Championship at the end of the race
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 with the DHL fastest lap award
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 celebrates his World Championship in parc ferme
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 celebrates his first Drivers World Championship title
Podium: second place and new world champion Nico Rosberg, Mercedes AMG F1
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 with his wife Vivian Rosberg
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1, Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, Max Verstappen, Red Bull Racing
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 celebrates his World Championship title
Podium: second place and new world champion Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 with Tony Ross, race engineer Mercedes AMG F1
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 celebrates his World Championship with his wife Vivian Rosberg, mother Sina Rosberg and father Keke Rosberg
Podium: race winner Lewis Hamilton, Mercedes AMG F1, second place Nico Rosberg, Mercedes AMG F1, third place Sebastian Vettel, Ferrari
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 celebrates his first Drivers World Championship title
Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 celebrates his first Drivers World Championship title

Nico Rosberg chocou o mundo nesta sexta-feira (2) durante a coletiva de imprensa antes da premiação anual da FIA. Antes de receber oficialmente seu troféu de campeão, ele disse que vai se aposentar da Fórmula 1 a partir do próximo ano.

O piloto termina sua carreira aos 31 anos, com 23 vitórias, 30 poles, 57 pódios e 206 largadas.

"Para mim, é um dia muito especial. Receber o troféu esta noite vai ser incrível, mas por outra razão: quero aproveitar a oportunidade para anunciar que vou encerrar minha carreira na F1", disse Rosberg.

"Desde que comecei aos seis anos de idade eu tive um sonho claro. Queria me tornar campeão mundial de F1 e isso estava muito claro em minha mente. Aconteça o que acontecer agora, eu consegui. Eu coloquei tudo em cima disso. Com a ajuda dos fãs, consegui alcançar o que queria. Eu vou lembrar para sempre disso."

Em sua página no Facebook, Nico foi mais fundo e destrinchou sua decisão de parar de correr no auge de sua carreira e sua forma como piloto. Confira:

 

"Há 25 anos nas corridas, o meu sonho - minha 'única coisa' – era me tornar campeão mundial de Fórmula 1. Através de trabalho duro, dor e sacrifícios, este foi o meu alvo. Agora eu consegui isso. Eu subi a minha montanha, estou no pico, então isso parece certo. Minha emoção mais forte agora é a profunda gratidão a todos que me apoiaram para fazer esse sonho acontecer.”

"Esta temporada, eu te digo, foi muito difícil. Dei tudo o que podia como um louco em todas as áreas depois das decepções dos últimos dois anos. Essas decepções alimentaram minha motivação em níveis que eu nunca havia experimentado antes. Claro que isso teve um impacto sobre aqueles que eu amo. Foi um esforço de sacrifício de toda a minha família. Não consigo encontrar palavras suficientes para agradecer à minha esposa Vivian – ela tem sido incrível. Ela entendeu que este ano seria o grande ano, a nossa oportunidade de conquistar o título. Ela criou o espaço para me recuperar completamente entre cada corrida, cuidando de nossa filha todas as noites. Ela colocou o campeonato em primeiro lugar.”

"Quando ganhei a corrida em Suzuka, a partir do momento em que o destino do título estava nas minhas mãos, a grande pressão começou e eu comecei a pensar em terminar minha carreira se me tornasse campeão do mundo. Na manhã de domingo em Abu Dhabi, sabia que poderia ser a minha última corrida e esse sentimento limpou minha cabeça antes da largada. Eu queria desfrutar de cada parte da experiência, sabendo que poderia ser a última vez... e então as luzes se apagaram e eu tive as mais intensas 55 voltas da minha vida. Eu tomei minha decisão na noite de segunda-feira. Depois de refletir por um dia, as primeiras pessoas para quem eu contei isso foram Vivian e Georg (Nolte, da equipe de gerenciamento de Nico), seguido por Toto (Wolff, chefe da Mercedes)."

"A única coisa que torna esta decisão de alguma forma difícil para mim, é que estou colocando minha família das corridas em uma situação difícil. Mas Toto entendeu. Ele soube imediatamente que eu estava completamente convencido e isso me tranquilizou. Minha realização mais orgulhosa na minha carreira será sempre ter vencido o campeonato mundial com esta incrível equipe de pessoas, as flechas de prata.”

"Agora, estou aqui apenas para aproveitar o momento. Há tempo nas próximas semanas para refletir sobre a temporada e para desfrutar de cada experiência. Depois disso, vou virar a próxima curva da minha vida e ver o que a vida tem reservado para mim."

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Coluna do Massa: O adeus à F1, mas não às corridas
Próximo artigo Chefe se diz surpreso por aposentadoria de Rosberg

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil