CEO da Ferrari diz que equipe investirá "o que for necessário" em 2020
CEO da equipe afirma que foco é garantir que grupo trabalhe unido e que escuderia investirá o que for necessário
![Sebastian Vettel, Ferrari SF90](https://cdn-1.motorsport.com/images/amp/YEQkpQwY/s1000/sebastian-vettel-ferrari-sf90-.jpg)
O CEO da Ferrari, Louis Camilleri, afirmou que a escuderia italiana está preparada para investir pesado na Fórmula 1 em 2020, já que se espera que este seja um ano "significantemente mais caro" do que os anteriores. Ele ainda disse não estar "exageradamente" preocupado com o possível aumento salarial dos pilotos e garantiu que o foco do time deve ser trabalhar unido.
Leia também:
- Dirigentes dizem que Hamilton é "herói inigualável" e que futuro está garantido com novatos
- Ex-Toro Rosso, AlphaTauri revela data de lançamento de carro para 2020
- Podcast #021 – A consagração de Daniel Serra e o mercado da Stock Car para 2020
- Baixe o novo aplicativo do Motorsport.com! As notícias do mundo da velocidade direto no seu dispositivo
A equipe completou neste ano, uma década sem títulos na F1. Falando ao lado do chefe do time, Mattia Binotto, em um evento que contou com a presença do Motorsport.com, Camilleri afirmou que 2019 marcou um recorde de faturamento na venda de carros da empresa, que incluiu o sucesso do lançamento da SF90 Stradale híbrida, o que causou "vários rostos sorridentes" em Maranello.
Ele afirmou que o grande retorno financeiro também impulsionariam o programa de F1, porque "somos uma só empresa e o negócio de carros financia o negócio de Mattia".
"Estamos preparados para investir", disse Camilleri. "E, felizmente, a indústria automobilística pode apoiar esses investimentos, não apenas em termos de pessoas, mas também em termos de infraestrutura".
Um desses investimentos é a construção de um novo simulador, que já está em andamento. Esse projeto coincidirá com o desenvolvimento do carro de 2020, para o qual a Ferrari revisou o motor e o design aerodinâmico, além da preparação para 2021.
A F1 introduzirá mudanças técnicas abrangentes em 2021, juntamente com uma série de outros novos elementos, incluindo um teto de gastos - o que reduzirá o orçamento das equipes para US$ 175 milhões (aproximadamente R$710 milhões), mas só depois que o desenvolvimento do carro de 2021 estiver concluído.
"Sim, será significativamente mais caro", disse Binotto quando questionado pelo Motorsport.com sobre o impacto no orçamento da equipe no próximo ano".
"O orçamento que teremos disponível será o que for necessário. Certamente, o número de projetos que temos em paralelo é significativamente maior comparado ao passado".
"Todos nós começamos muito cedo [a trabalhar no carro de 2021]. Então, sim, haverá um significativo orçamento extra no próximo ano, não apenas financeiro, mas também de pessoas extras, que serão necessárias para executar os programas. Acho que é uma situação a ser gerenciada neste momento".
Embora os orçamentos tenham que ser reduzidos após 2020, os salários dos pilotos estão isentos do limite geral. Isso levou a sugestões de que os pilotos poderão exigir salários maiores, principalmente se a revisão das regras for bem-sucedida e os carros ficarem mais próximos uns dos outros.
No entanto, quando questionado se estava preocupado com a chance em potencial dos salários dos pilotos dispararem, Camilleri disse: "Não estou exageradamente preocupado".
A Ferrari já havia aumentado seu orçamento para 2019, primeiro ano de Binotto no comando, apenas para se decepcionar com mais uma derrota para a Mercedes. No entanto, Camilleri disse estar muito satisfeito com o que viu do novo diretor da equipe.
"Precisamos de paciência, precisamos de estabilidade e serenidade", disse ele. "Se você olhar para a história da Fórmula 1, quando as equipes se saíram muito bem, seja McLaren, Ferrari nos bons velhos tempos, Red Bull ou hoje a Mercedes, há algo em comum: havia muita estabilidade dentro da equipe".
"Eles aprenderam a trabalhar muito bem juntos. Isso é algo em que estamos muito focados. Mattia gasta muito tempo para garantir que tenhamos uma equipe coesa e unida".
Ferrari completa 90 anos e passa por jejum
A marca italiana completou nove décadas no fim de semana do GP da Itália. A equipe não vence um mundial desde 2008, quando foi campeã de construtores. O último título de pilotos foi o de Kimi Raikkonen, em 2007, único da era pós Schumacher. Enquanto a Ferrari busca novas conquistas na F1, relembre todos os carros da lendária equipe na elite do automobilismo mundial:
![Exposição de carros históricos da Ferrari durante a festa de aniversário de 90 anos da escuderia, em Milão.](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/2Qz1kgNY/s700/historical-ferrari-s-lined-up--1.jpg)
![1950: Ferrari 125](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/Y9orW1Z0/s700/f1-monaco-gp-1950-luigi-villoresi-ferrari-125.jpg)
![1950-1951: Ferrari 375](https://cdn-5.motorsport.com/static/img/mgl/1000000/1080000/1089000/1089900/1089969/s700/f1-british-gp-1951-jos-froil-n-gonz-lez.jpg)
![1952-1953: Ferrari 500](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/68vqbWQ2/s700/f1-dutch-gp-1952-alberto-ascari-ferrari-500.jpg)
![1953-1954: Ferrari 553 Squalo](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/0RKxAkE2/s700/f1-spanish-gp-1954-mike-hawthorn-ferrari-553-squalo.jpg)
![1954-1955: Ferrari 625](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/24kBLRq0/s700/f1-italian-gp-1954-alberto-ascari-ferrari-625.jpg)
![1955-1956: Ferrari 555 Supersqualo](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/0LvVAWVY/s700/f1-belgian-gp-1955-paul-frere-ferrari-555-supersqualo.jpg)
![1956-1957: Lancia-Ferrari D50](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/YW9qg9V0/s700/f1-monaco-gp-1956-eugenio-castellotti-lancia-ferrari-d50-shared-with-juan-manuel-fangio.jpg)
![1957: Lancia-Ferrari 801](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/2wAP4dM6/s700/f1-british-gp-1957-maurice-trintignant-lancia-ferrari-d50-801-shared-with-peter-collins.jpg)
![1958-1960: Ferrari 246](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/Y9oNO970/s700/f1-british-gp-1958-mike-hawthorn-ferrari-dino-246.jpg)
![1960: Ferrari 246P](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/68vzRb82/s700/f1-monaco-gp-1960-richie-ginther-ferrari-dino-246p.jpg)
![1961-1962: Ferrari 156](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/6b7AwVr0/s700/ricardo-rodriguez-1.jpg)
![1963: Ferrari 156/63](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/2jKQvgkY/s700/f1-monaco-gp-1963-willy-mairesse-ferrari-dino-156.jpg)
![1964-1965: Ferrari 158](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/6DVpbP72/s700/f1-dutch-gp-1964-john-surtees-ferrari.jpg)
![1964-1965: Ferrari 1512](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/2yoK4zp6/s700/f1-monaco-gp-1965-lorenzo-bandini-ferrari-1512.jpg)
![1966: Ferrari 246/66](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/0aRxdjX2/s700/f1-monaco-gp-1966-lorenzo-bandini-ferrari-158-246-leads-graham-hill-brm-p261.jpg)
![1966-1967: Ferrari 312](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/6gnjdbmY/s700/f1-dutch-gp-1966-lorenzo-bandini-ferrari-312.jpg)
![1967-1968: Ferrari 312/67](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/6VZOn4l6/s700/f1-french-gp-1967-chris-amon-ferrari-312-leads-denny-hulme-brabham-bt24-repco.jpg)
![1968-1969: Ferrari 312/68](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/6nKPR3o0/s700/f1-french-gp-1968-jacky-ickx-ferrari-312.jpg)
![1969: Ferrari 312/69](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/0aRxd4X2/s700/f1-monaco-gp-1969-chris-amon-ferrari-312.jpg)
![1969-1971: Ferrari 312B](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/6gnjd4mY/s700/f1-mexican-gp-1970-clay-regazzoni-ferrari-312b.jpg)
![1971-1973: Ferrari 312B/2](https://cdn-3.motorsport.com/static/img/mgl/600000/640000/646000/646000/646021/s700/f1-french-gp-1971-clay-regazzoni-ferrari-312b-2.jpg)
![1973: Ferrari 312B3-73](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/6lPm3pN6/s700/f1-monaco-gp-1973-arturo-merzario-ferrari-312b3.jpg)
![1974-1975: Ferrari 312B3-74](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/0mAB47q0/s700/f1-dutch-gp-1974-niki-lauda-ferrari-312b3.jpg)
![1975-1976: Ferrari 312T](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/01JqnEo2/s700/f1-french-gp-1975-niki-lauda-ferrari-312t.jpg)
![1976-1978: Ferrari 312T2](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/6bKkVLw0/s700/f1-italian-gp-1976-niki-lauda-ferrari-312t2.jpg)
![1978-1979: Ferrari 312T3](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/25kEmj96/s700/f1-united-states-gp-1978-gilles-villeneuve-ferrari-312t3.jpg)
![1979: Ferrari 312T4](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/0mPPNPX6/s700/f1-usa-west-gp-1979-jody-scheckter-ferrari-312t4.jpg)
![1980: Ferrari 312T5](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/6DlyLnw6/s700/f1-dutch-gp-1979-gilles-villeneuve-ferrari-312t5.jpg)
![1981: Ferrari 126CK](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/0qAWQR80/s700/f1-argentinian-gp-1981-gilles-villeneuve-ferrari.jpg)
![1982: Ferrari 126C2](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/6zyKjplY/s700/f1-french-gp-1982-didier-pironi-ferrari-126c2.jpg)
![1983: Ferrari 126C2B](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/2QzB3aXY/s700/rene-arnoux-ferrari-1.jpg)
![1983: Ferrari 126C3](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/24kBLnq0/s700/f1-italian-gp-1983-rene-arnoux-ferrari-126c3.jpg)
![1984: Ferrari 126C4](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/275rMqO6/s700/f1-monaco-gp-1984-michele-alboreto-ferrari-126c4.jpg)
![1985: Ferrari 156/85](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/0ZXXlw8Y/s700/f1-monaco-gp-1985-michele-alboreto-ferrari-156-85.jpg)
![1986: Ferrari 156/85](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/6nK7d3w0/s700/f1-brazilian-gp-1986-stefan-johansson-ferrari-156-85.jpg)
![1987: Ferrari F1-87](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/2wGl7Gb2/s700/f1-italian-gp-1987-gerhard-berger-ferrari-f187.jpg)
![1988: Ferrari F1-87/88C](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/0rKMq4d2/s700/f1-canadian-gp-1988-gerhard-berger-ferrari-f187-88c.jpg)
![1989: Ferrari 640](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/68vzmX92/s700/f1-portuguese-gp-1989-nigel-mansell-ferrari-640.jpg)
![1990: Ferrari 641](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/6OewB7X2/s700/f1-mexican-gp-1990-alain-prost-ferrari-641.jpg)
![1991: Ferrari 642](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/0kPQBL82/s700/f1-san-marino-gp-1991-alain-prost-ferrari-642.jpg)
![1991: Ferrari 643](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/0oKpa5b0/s700/f1-portuguese-gp-1991-jean-alesi-ferrari-643.jpg)
![1992: Ferrari F92A](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/2dyVGNpY/s700/f1-italian-gp-1992-ivan-capelli-ferrari-f92at.jpg)
![1992: Ferrari F92AT](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/YW9Kd3V0/s700/f1-australian-gp-1992-jean-alesi-ferrari-f92at.jpg)
![1993: Ferrari F93A](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/6OOXpDw6/s700/f1-monaco-gp-1993-jean-alesi-ferrari-f93a.jpg)
![1994: Ferrari 412T1](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/YEedmkqY/s700/f1-san-marino-gp-1994-nicola-larini-ferrari-412t1.jpg)
![1994: Ferrari 412T1B](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/0oKQgWb0/s700/f1-german-gp-1994-gerhard-berger-ferrari-412t1b.jpg)
![1995: Ferrari 412T2](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/0Lvg9XVY/s700/f1-canadian-gp-1995-jean-alesi-ferrari-412t2.jpg)
![1996: Ferrari F310](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/0J4lQoOY/s700/f1-spanish-gp-1996-michael-schumacher-ferrari-f310.jpg)
![1997: Ferrari F310B](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/0Lv1gXPY/s700/f1-argentinian-gp-1997-eddie-irvine-ferrari-f310b.jpg)
![1998: Ferrari F300](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/0ZXrQvbY/s700/f1-british-gp-1998-michael-schumacher-ferrari-f300.jpg)
![1999: Ferrari F399](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/0qeWdmk0/s700/f1-austrian-gp-1999-eddie-irvine-ferrari-f399.jpg)
![2000: Ferrari F1-2000](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/YN33VGm6/s700/f1-british-gp-2000-rubens-barrichello-ferrari.jpg)
![2001-2002: Ferrari F2001](https://cdn-2.motorsport.com/static/img/mgl/0/0/7000/7100/7125/s700/f1-canadian-gp-2001-michael-schumacher.jpg)
![2002-2003: Ferrari F2002](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/2GDd3NKY/s700/f1-austrian-gp-2002-rubens-barrichello-ferrari-michael-schumacher-ferrari.jpg)
![2003: Ferrari F2003-GA](https://cdn-4.motorsport.com/images/mgl/68vvR1B2/s700/f1-british-gp-2003-michael-schumacher-ferrari.jpg)
![2004: Ferrari F2004](https://cdn-3.motorsport.com/static/img/mgl/100000/140000/146000/146100/146187/s700/f1-bahrain-gp-2004-michael-schumacher.jpg)
![2005: Ferrari F2005](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/YBMMzg72/s700/f1-french-gp-2005-michael-schumacher-ferrari-f2005.jpg)
![2006: Ferrari 248F1](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/2eMVPXP2/s700/f1-brazilian-gp-2006-michael-schumacher-ferrari-248f1.jpg)
![2007: Ferrari F2007](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/0rQNn176/s700/f1-japanese-gp-2007-felipe-massa-ferrari-f2007.jpg)
![2008: Ferrari F2008](https://cdn-5.motorsport.com/images/mgl/0ZrDP1b0/s700/f1-brazilian-gp-2008-felipe-massa-ferrari-f2008.jpg)
![2009: Ferrari F60](https://cdn-3.motorsport.com/images/mgl/YWXBPmD6/s700/f1-brazilian-gp-2009-kimi-raikkonen-ferrari-f60.jpg)
![2010: Ferrari F10](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/2yZJnLvY/s700/f1-japanese-gp-2010-fernando-alonso-ferrari-f1.jpg)
![2011: Ferrari F150](https://cdn-4.motorsport.com/static/img/mgl/1000000/1070000/1079000/1079400/1079400/s700/f1-ferrari-f150-launch-2011-fernando-alonso-scuderia-ferrari.jpg)
![2012: Ferrari F2012](https://cdn-1.motorsport.com/images/mgl/6DB7A3D2/s700/f1-brazilian-gp-2012-fernando-alonso-ferrari-f2012.jpg)
![2013: Ferrari F138](https://cdn-2.motorsport.com/images/mgl/0Lx8P4v0/s700/f1-indian-gp-2013-felipe-massa-ferrari-f138.jpg)
![2014: Ferrari F14 T](https://cdn-9.motorsport.com/static/img/mgl/1700000/1780000/1781000/1781200/1781275/s700/f1-united-states-gp-2014-fernando-alonso-ferrari.jpg)
![2015: Ferrari SF-15T](https://cdn-9.motorsport.com/images/mgl/6Vd8PVl2/s700/f1-brazilian-gp-2015-kimi-raikkonen-ferrari-sf-15t.jpg)
![2016: Ferrari SF16-H](https://cdn-7.motorsport.com/images/mgl/YKbaoGw2/s700/f1-malaysian-gp-2016-sebastian-vettel-ferrari-sf16-h.jpg)
![2017: Ferrari SF70H](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/6OOgKWm6/s700/f1-british-gp-2017-kimi-raikkonen-ferrari-sf70h.jpg)
![2018: Ferrari SF71H](https://cdn-8.motorsport.com/images/mgl/2Gzxnjz0/s700/sebastian-vettel-ferrari-sf71-1.jpg)
![2019: Ferrari SF90](https://cdn-6.motorsport.com/images/mgl/YMdRzZn2/s700/ferrari-sf90-1.jpg)
2020 em foco:
Com o fim da temporada da Fórmula 1, fizemos um balanço do ano que está se encerrando e traçamos um panorama sobre o que está por vir em 2020. Confira esse e outros assuntos no episódio dessa semana do podcast do Motorsport.com:
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Siga o Motorsport.com Brasil no Twitter, Facebook, Instagram e Youtube.
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
![Scott Mitchell](https://cdn-2.motorsport.com/images/usa/n0myZ8a0/s100/img1784686329-1.jpg)
![Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"](https://cdn-6.motorsport.com/images/amp/YBeNKnW2/s300/race-winner-max-verstappen-red.jpg)
Chefe da Honda na F1 compara Verstappen a Senna: "Impressionante"
![Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"](https://cdn-7.motorsport.com/images/amp/0oO4kAj0/s300/mattia-binotto-team-principal-.jpg)
Ferrari: "Fizemos sacrifícios para equipes menores ganharem mais dinheiro"
![Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull](https://cdn-2.motorsport.com/images/amp/0qX4vxg6/s300/masashi-yamamoto-general-manag.jpg)
Honda: Atingir metas foi crucial para ganhar confiança da Red Bull
![F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?](https://cdn-6.motorsport.com/images/amp/0qXODKk6/s300/lance-stroll-aston-martin-amr2.jpg)
F1 2023: Qual é a diferença média de tempo entre companheiros de equipe nas corridas após 12 GPs?
![F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda](https://cdn-9.motorsport.com/images/amp/Y99Q3A7Y/s300/fernando-alonso-aston-martin-f.jpg)
F1 terá novo formato de classificação na Hungria; entenda o que muda
![F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola](https://cdn-6.motorsport.com/images/amp/YEQnKxDY/s300/daniel-ricciardo-mclaren-mcl36.jpg)
F1: Veja como fica o calendário após cancelamento do GP de Ímola
Últimas notícias
![F4 Brasil: Pavie garante poles da etapa de Goiânia](https://cdn-3.motorsport.com/images/amp/6O1kvrJ2/s300/arthur-pavie-f4-brasil.jpg)
F4 Brasil: Pavie garante poles da etapa de Goiânia
![Serra encerra sexta de treinos da Stock Car em Goiânia como mais rápido do dia](https://cdn-2.motorsport.com/images/amp/YXRPWjo0/s300/daniel-serra-stock-car-pro-ser.jpg)
Serra encerra sexta de treinos da Stock Car em Goiânia como mais rápido do dia
![F1: Horários, como assistir e previsão do tempo da sábado de classificação para o GP da Bélgica, em Spa](https://cdn-3.motorsport.com/images/amp/0k7O4Nv0/s300/lando-norris-mclaren-mcl38.jpg)
F1: Horários, como assistir e previsão do tempo da sábado de classificação para o GP da Bélgica, em Spa
![Rotta é protagonista na sexta de treinos da Stock Series em Goiânia](https://cdn-1.motorsport.com/images/amp/2548jpn0/s300/guto-rotta-stock-series.jpg)
Rotta é protagonista na sexta de treinos da Stock Series em Goiânia
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.
Você tem 2 opções:
- Torne-se um assinante.
- Desabilite seu adblocker.