Fórmula 1 GP de Las Vegas

Chance para Drugovich? Andretti fala sobre candidatos para vagas da Cadillac na F1

Campeão da F1 em 1978, futuro 'chefão' da equipe americana também revela alívio com a confirmação de vaga na categoria e possível fornecedora de motores

Mario Andretti

Foto de: Alexander Trienitz

Após a confirmação de que a Cadillac/General Motors será a 11ª equipe do grid da Fórmula 1 a partir de 2026, Mario Andretti, campeão em 1978, foi anunciado como diretor do conselho da futura equipe americana e, em entrevista ao canal de televisão americano NBC, revelou a dupla ideal para a escuderia.

Quando perguntado sobre a escalação ideal, o ex-piloto de Indy e F1 afirmou que estará procurando um jovem talento nos EUA, como Colton Herta, que foi vice campeão da IndyCar em 2024.

Leia também:

"No momento, acho que sim. Você menciona os candidatos - ele [Herta] é definitivamente um dos que estão sendo considerados. Acho que é preciso manter essas opções em aberto, já que na próxima temporada não seremos jogadores [no grid]".

Já ao ser perguntado sobre o segundo piloto, com nomes como o veterano Valtteri Bottas e o jovem da RBLiam Lawson, Andretti afirmou o foco para a busca das vagas da Cadillac nas primeiras temporadas.

"No momento, há mais pilotos disponíveis do que equipes. Dez equipes parece muito, mas há muito mais pilotos e muito mais talento por aí".

"Do nosso ponto de vista, acho que a jogada no início seria ter um piloto experiente - a nacionalidade não importa - e depois um jovem talento americano. Esses são os objetivos no momento", revela.

Mario também afirma o caráter nacionalista de uma equipe representando os EUA no topo do grid.

"A F1 são realmente as Olimpíadas do automobilismo, devido à sua natureza internacional. Portanto, há muito orgulho nacional associado a ela. E temos três corridas como nenhum outro país do planeta tem".

"E ter sua própria equipe tocando, assim como quando temos nossos próprios artistas nas Olimpíadas - o hino nacional tocará quando você estiver no degrau mais alto do pódio".

"Então é isso que você está procurando. Sejamos realistas, é para isso que você está no negócio. Isso cria esse tipo de emoção. Os fãs esperam muito de nós, e nós entendemos isso. Esperamos muito de nós mesmos".

Motores nos primeiros anos de equipe

A Cadillac/General Motors tem como objetivo fabricar as próprias unidades de potência a partir de 2028, mas, nos dois anos até a data estabelecida, terá que se manter como equipe-cliente de alguma das fornecedoras de motores. A preferência, até o momento, é a Ferrari, como comenta Andretti:

"É sobre isso que estamos falando [sobre utilizar motores Ferrari]. Ainda não está definido, mas esse é o objetivo. E essa é a preferência".

Quando perguntado se já entrou em conversas com outros fabricantes, como a Mercedes, o ex-piloto comentou que "não, ainda não".

Alívio após confirmação da vaga

O campeão da F1 também revelou estar aliviado após a resolução da novela com a categoria, que impediu a entrada da equipe Andretti antes de movimentações estabelecerem a General Motors como a cabeça do projeto:

"Aliviado, entre outras coisas. Eu não poderia estar mais feliz pelo fato de que tudo finalmente se encaixou corretamente e todos estão felizes. Isso é o mais importante".

"Estou especialmente satisfeito por termos conseguido entregar, finalmente, para a equipe que já foi montada, onde alguns indivíduos simplesmente acreditaram em nós e assumiram um risco, por assim dizer, ao se comprometerem".

'E agora eles têm um futuro. Isso é muito significativo neste momento para todos nós. E agora é só nos concentrarmos no projeto e nos desafios que temos pela frente. Mas é isso que nos encanta".

"Portanto, não poderia ser melhor. Você não faz ideia de como estou aliviado por tudo isso ter se tornado realidade", concluiu.

MÁRQUEZ x BAGNAIA, Quartararo 2º, MARTÍN debuta na Aprilia, QUEDA de Bastianini: os testes da MotoGP


Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Pódio Cast traz tudo sobre a final da MotoGP e o ano de Diogo Moreira!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Redação Motorsport.com
Fórmula 1
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Cadillac terá que desembolsar R$ 2,5 bilhões para inscrição na F1
Próximo artigo F1: Documentário sobre títulos da Brawn GP em 2009 ganha Emmy Internacional

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros