Entrevista

Chefe da McLaren vê Honda “muito perto da Mercedes” em 2017

Eric Boullier acredita em grande melhora da fábrica japonesa na próxima temporada e fala sobre dificuldades no início do projeto

Nico Rosberg, Mercedes AMG F1 W07 Hybrid and Jenson Button, McLaren MP4-31 battle for position
Eric Boullier, McLaren F1 Team
Jenson Button, McLaren MP4-31
Fernando Alonso, McLaren MP4-31
Eric Boullier, McLaren Racing Director
Fernando Alonso, McLaren MP4-31
(L to R): Fernando Alonso, McLaren MP4-31 and Carlos Sainz Jr., Scuderia Toro Rosso STR11 battle for position
Fernando Alonso, McLaren and team-mate Jenson Button, McLaren
Jenson Button, McLaren MP4-31

O chefe da equipe McLaren, Eric Boullier, se encheu de expectativas para a temporada de 2017 da Formula 1. Para ele, o motor Honda será muito melhor no ano que vem, podendo estar no mesmo nível do Mercedes.

Quando perguntado pelo Motorsport.com em uma entrevista exclusiva se a Honda poderia igualar a Mercedes já no próximo ano, Boullier disse: "eu adoraria”.

"Acho que vamos chegar mais perto. Não sei se vamos igualá-los, espero que sim. Mas vamos chegar muito perto."

O progresso está chegando

Boullier está ciente de que a Honda não cumpriu as expectativas até agora em sua volta à F1, mas diz que a situação talvez pareça pior, pois a montadora teve de fazer muito do desenvolvimento inicial no centro das atenções.

Enquanto a Mercedes pôde desenvolver seu motor híbrido por alguns anos antes de correr pela primeira vez em 2014, a Honda não teve tal luxo. A fábrica japonesa sempre trabalhou sob pressão.

É por isso que Boullier acha injusto que as pessoas tenham esperado desde o início do ano passado que a Honda entregasse motores no mesmo nível dos alemães.

"Tivemos de abaixar nossas expectativas. E quando eu digo abaixar, digo em relação ao passado, porque queremos vencer", disse Boullier. "Ron (Dennis) e eu somos competitivos, por isso não estou gostando de lutar pelo décimo lugar, de jeito nenhum.”

"Mas agora temos de ser realistas sobre o que estamos fazendo e estamos construindo. Quando você olha para Mercedes, que levou quatro anos para construir o motor antes de chegarmos à era híbrida, ninguém sabia o que eles estavam fazendo.”

"Para nós, são apenas três anos, mas há dois anos que estamos sob o radar, indo para as corridas. E as pessoas perguntam: 'o que vocês estão fazendo?' Mas estamos apenas fazendo o mesmo, indo pelo mesmo caminho. Leva tempo."

Nova liderança

Boullier disse que também foi encorajado pela forma como a Honda reagiu sob nova administração, após a chegada de Yusuke Hasegawa como seu novo chefe de F1 no início deste ano.

"Essas pessoas têm uma mentalidade de corrida", disse ele. "Nós temos um relacionamento muito bom com eles e sua compreensão das questões e as expectativas são fáceis."

Quando perguntado o que Honda tem de fazer para fazer as melhorias necessárias, Boullier disse: "eu não vou te dizer, mas eu sei. Eles sabem também. "

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Wolff: "Mercedes tem de eliminar erros pois rivais apertam"
Próximo artigo Ross Brawn não descarta volta à F1, mas desconversa

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil