Racing Point: crise pode levar montadoras a decidir que F1 não é mais prioridade
Para Otmar Szafnauer, a crise causada pela Covid-19 pode ter impactos na F1 similares aos vistos em 2008

As equipes da Fórmula 1 estão se preparando para o impacto que a pandemia da Covid-19 terá na economia mundial e do esporte, com a categoria divulgando na semana passada que teve uma queda de 84% em sua renda durante o primeiro trimestre do ano. E a crise pode causar outro grande problema para o campeonato: uma possível saída das montadoras, similar à 2008.
Para Otmar Szafnauer, chefe da Racing Point, enquanto a F1 "deve se preocupar com todos do grid", ele teme que as montadoras podem preferir focar em seus negócios de carros de rua ao invés de manter os programas de F1 em funcionamento".
Leia também:
"O problema com as montadoras, não tanto na F1, mas em seus negócios regulares de desenvolvimento e venda de carros de rua, é que é um negócio muito intenso e caro", disse Szafnauer em entrevista à Sky Sports F1.
"Se elas estiverem em um momento do ciclo onde acabaram de investir bilhões e bilhões de dólares e agora estão esperando receber o investimento de volta na forma de vendas de carros e isso não acontece, isso pode ter um grande impacto na minha opinião".
"Se você é uma grande montadora, chega uma hora que vai se perguntar 'correr é o nosso ganha pão? Não, não é. É vender carros'. Então você acaba tomando decisões".
Szafnauer foi diretor de estratégia e planejamento de negócios da Honda na F1 antes da saída da montadora japonesa do esporte no final da temporada de 2008, motivado pela crise econômica. Ele sente que a recuperação de montadoras como a Honda após a recessão é prova de que as coisas irão melhorar após a pandemia.
"Eu lembro que a Honda esperou o máximo possível, porque eles não queriam abandonar a F1 e as corridas naquele momento", relembrou. "Mas, infelizmente, em 2008, a crise parecia não ter fim, e parecia que as vendas de carro não iriam melhorar. Foi nesse momento que eles optaram por abandonar".
"No final, as vendas voltaram a crescer, eles voltaram, e eu acho que o mesmo irá acontecer aqui. Vamos superar isso. Mas, nesse meio tempo, acho que é importante voltarmos a correr o mais rápido possível".
GALERIA: Relembre os carros da Racing Point / Force India na F1
2008: VJM01

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2009: VJM02

Foto de: XPB Images
2010: VJM03

Foto de: Hazrin Yeob Men Shah
2011: VJM04

Foto de: Sutton Motorsport Images
2012: VJM05

Foto de: Charles Coates / Motorsport Images
2013: VJM06

Foto de: Patrik Lundin / Motorsport Images
2014: VJM07

Foto de: Sutton Motorsport Images
2015: VJM08 / VJM08B

Foto de: Sutton Motorsport Images
2016: VJM09

Foto de: Sutton Motorsport Images
2017: VJM10

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images
2018: VJM11

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images
2019: RP19

Foto de: Jerry Andre / Motorsport Images
2020: RP20

Foto de: Racing Point
VÍDEO: Racing Point explica processo de criação da Mercedes Rosa, carro de 2020
PODCAST: Os cinco maiores mitos e verdades da F1

Artigo anterior
Hamilton admite que considerou pausa de um ano na F1: "Seria bom para meu corpo e minha mente"
Próximo artigo
Rosberg não se arrepende de aposentadoria precoce das pistas: "Foi a melhor despedida que poderia ter sonhado"

Sobre esta matéria
Categoria | Fórmula 1 |
Autor | Luke Smith |