Chefe diz que Alfa tem provas para reverter punições da Alemanha
Fred Vasseur alega que a equipe tem material e motivos para apelar da decisão dos comissários em Hockenheim
Chefe de equipe da Alfa Romeo na Fórmula 1, Fred Vasseur disse que a escuderia tem “motivos e provas” para fazer com que a Federação Internacional de Automobilismo (FIA) reavalie as punições impostas a Kimi Raikkonen e Antonio Giovinazzi no GP da Alemanha. O time vai apelar das penalidades, que tiraram a dupla da zona de pontuação em Hockenheim, promovendo Lewis Hamilton e Robert Kubica aos pontos, no que significa o primeiro da Williams em 2019.
Raikkonen e Giovinazzi terminaram em sétimo e oitavo lugares em Hockenheim, mas ambos receberam penalidades de 30 segundos, caindo para a 12ª e 13ª posição. Os comissários da FIA consideraram que as embreagens dos dois carros operavam de uma maneira que potencialmente dava aos pilotos uma vantagem na largada, imitando o controle de tração no C38 (relembre os primeiros carros da Alfa Romeo na história da F1 em galeria especial no fim desta matéria).
As circunstâncias da largada, a primeira de 2019 em pista molhada, foram altamente incomuns, com quatro voltas de formação atrás do safety car. Após o veredito, o Alfa enviou uma notificação de sua intenção de apelar da decisão.
"É extremamente decepcionante ter ambos os carros penalizados e eliminados dos pontos em uma corrida tão empolgante", disse Vasseur em um comunicado da equipe. “A situação surgiu durante as voltas que passamos atrás do safety car antes da largada - sofremos uma disfunção da embreagem que estava além de nosso controle e vamos investigar mais a questão”.
“Nós respeitamos o processo da FIA e o trabalho dos comissários, mas apelaremos desta decisão, pois acreditamos que temos os fundamentos e as evidências para que ela seja anulada. Nesse sentido, entraremos em contato com a FIA em breve”.
Ao Motorsport.com, Vasseur admitiu ainda que a equipe esperava um resultado melhor, especialmente tendo em vista que Daniil Kvyat levou uma escuderia do pelotão intermediário ao pódio. “Acho que perdemos a oportunidade no final. A questão é que estamos lutando com a Toro Rosso e eles marcaram mais pontos do que nós. Você sempre quer mais nesses tipos de condições, você sempre quer estar no tempo certo para os pit stops e assim por diante".
GALERIA: Relembre as primeiras passagens da Alfa Romeo na Fórmula 1
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.