Coulthard acredita que F1 deva insistir em GP em Nova York
Ex-piloto acredita que a categoria deveria voltar seus olhos para um GP de Nova York pois é o "lugar perfeito" para expandir a presença da categoria na América do Norte
Falando com exclusividade ao Motorsport.com em um evento de basquete da IWC Schaffhausen antes do GP de Miami - que contou com a presença do sete vezes campeão de Fórmula 1 Lewis Hamilton e das estrelas de cinema de Hollywood James Marsden e Simu Liu - David Coulthard disse que o local da pista de rua nunca percorrida em Weehawken, Nova Jersey, poderia completar a lista de corridas da categoria nos EUA.
Coulthard pilotou em partes do traçado Port Imperial de 3,2 milhas projetado por Hermann Tilke, que usava ruas com vista para o Rio Hudson, em um carro de exibição da Red Bull, o RB7, em 2012. O evento, sob a bandeira "Grand Prix of America", foi incluído no calendário de 2013 da F1 até que uma disputa contratual encerrou o projeto.
Ele diz que o local espetacular seria o "lugar perfeito" para a próxima etapa da categoria nos Estados Unidos, já que a mudança de elevação da pista de 150 pés teria sido uma das maiores do calendário.
"Tentamos fazer uma corrida em Nova York há vários anos em Weehawken", disse Coulthard. "Lembro-me de correr em um dos carros de exibição da Red Bull. Pilotei parte da seção da pista com o carro de F1 e foi inacreditável. No lado oposto de Manhattan, havia uma seção que fazia a Eau Rouge em Spa parecer coisa de criança! Se eles conseguissem reacender esse plano ali mesmo, acho que seria o lugar perfeito."
Christian Epp, Director Circuit of Americas Tilke GmbH with David Coulthard
Photo by: Andre Vor / Sutton Images
Coulthard acredita que ainda há espaço para mais um evento nos Estados Unidos, mesmo com Las Vegas se juntando a Austin e Miami no calendário em 2023.
“Acho que podemos fazer quatro corridas aqui no futuro, quando você considera a massa de terra”, acrescentou. “E esse é o sonho utópico – quebrar a América. Todos eles terão seu próprio sabor, eles precisam. Estado para estado na América é muito diferente, então corrida para corrida – cada evento tem que refletir isso."
“Austin é o que estamos acostumados - uma pista adequada, então aparecemos e corremos. Miami é uma pista híbrida e Vegas é um playground para adultos. Estando em uma cidade, e não em um local, o evento, sem dúvida, assumirá o controle. E sendo uma corrida de sábado à noite, haverá um grande burburinho."
The proposed layout of the 2013 F1 Grand Prix of America
Photo by: Andre Vor / Sutton Images
O chefe da equipe Aston Martin, Mike Krack, ecoou as opiniões de Coulthard sobre uma quarta corrida nos Estados Unidos e ele também acredita que um Grande Prêmio de Nova York seria uma adição atraente ao cronograma da F1.
Quando questionado pelo Motorsport.com sobre a viabilidade de adicionar uma corrida em Nova York, ele respondeu: “Todos nós gostamos de vir aqui [para a América], acho que seria bom, desde que você tome cuidado para não saturar o mercado com a quantidade de corridas."
“Quando você desenvolve o calendário – com todas essas distâncias e discussões sobre sustentabilidade – você corre o risco muito rapidamente de ter muitas corridas em uma região com muita frequência. Mas eu gostaria de fazer uma quarta corrida aqui, sem problemas."
Podcast Motorsport.com debate: F1 chata? Culpa é da Red Bull ou dos carros atuais?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.