Últimas notícias

Coulthard: o perigo sempre será parte da F1

Mesmo com as melhorias na segurança nos últimos anos, para o escocês, os riscos sempre estarão presentes em cada corrida

David Coulthard
(Esquerda para direita): David Coulthard, assessor da Red Bull Racing e da Scuderia Toro  / comentarista da BBC Television com Jenson Button, da McLaren
David Coulthard
Jules Bianchi, Marussia F1 Team
Jules Bianchi, Marussia F1 Team
Jules Bianchi, Marussia F1 Team MR03
David Coulthard

Bianchi morreu na madrugada de sábado sem nunca ter se recuperado dos ferimento graves na cabeça ocorridos durante o GP do Japão do ano passado.

As lições aprendidas com o seu incidente já resultaram em ajustes na segurança, como aumento da proteção do cockpit e um sistema de safety car virtual sendo introduzidos.

Apesar de um esforço incessante para melhorar a segurança, o ex-piloto de F1, David Coulthard, disse que o alto risco continua sendo presente nas corridas: "A F1 consiste em chegar aos limites da capacidade humana", disse ele à BBC. "Isso é grande parte de seu apelo a milhões de pessoas ao redor do mundo."

"Algumas pessoas estão ligadas ao esporte somente dessa forma, para ser competitiva, para ver até onde os outros chegam."

"Outras pessoas prestam atenção por inúmeras razões, porque a corrida é emocionante ou porque admira o que as pessoas envolvidas estão fazendo. Mas todos eles sabem o que está em jogo"

Coulthard diz que o acidente de Bianchi serviu como um lembrete cruel sobre os grandes riscos envolvidos no automobilismo. "Estou nisso há 21 anos e a segurança melhorou consideravelmente - a tal ponto de que as pessoas já estavam perguntando se o esporte havia se higienizado de tal forma que a percepção do perigo teria sido reduzida drasticamente."

"À medida em que acontece o acidente de Bianchi, significa que o perigo ainda está muito presente."

"Isso aconteceu numa das pistas mais antigas e em circunstâncias difíceis - o tempo molhado, sem muita visibilidade, numa curva muito exigente, num ponto cego."

"Há menos risco de isso acontecer em pistas mais planas, mais recentes, com grandes áreas de escape. Mas sem dúvida, um piloto diria que há menos prazer em dirigir nesse tipo de circuito do que lá em Suzuka."

"Quanto maior a competição, quanto maior o desafio, maior a satisfação. E é aí que reside um conflito fundamental - e o apelo - no coração de quem gosta da F1."

In this article
Jonathan Noble
Fórmula 1
Jules Bianchi
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Franceses lamentam morte de Bianchi
Próximo artigo Há 32 anos, Ayrton Senna testava um F1 pela primeira vez

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros