Cria da Red Bull se aproxima de superlicença com vitória em Macau
FIA confirma que Dan Ticktum possui 35 dos 40 pontos necessários para poder emitir "carteira de motorista" que lhe permitiria correr na F1
A FIA confirmou que a vitória de Dan Ticktum no GP de Macau de F3 deixou o inglês ainda mais próximo de poder emitir uma superlicença para correr na F1.
O piloto sequer pôde testar pela Red Bull nos últimos meses, já que ele não tinha a carteira de pilotagem necessária. Porém, agora, ele está perto de obter uma carteira definitiva.
A FIA esclareceu que Ticktum possui agora 35 dos 40 pontos necessários para correr na F1.
As regras estabelecem que apenas as últimas três temporadas contam para uma superlicença. Isso significa que, caso ele queira requerer uma carteira para 2019, ele poderá usar somente pontos de 2016, 2017 e 2018, ou do período entre 2017, 2018 e 2019.
Ou seja, os dois pontos que ele obteve por seu sexto lugar na Fórmula MSA, em 2015, não podem ser mais utilizados.
No entanto, os 25 pontos obtidos pelo vice-campeonato da F3 Europeia, mais os dez pontos de suas duas vitórias de Macau, o deixaram apenas cinco a menos do que o necessário.
A FIA esclareceu que o GP de Macau, por ter status de mundial de F3, daria cinco pontos ao piloto vencedor.
Isso tudo significa que Ticktum poderá obter sua superlicença antes da próxima temporada da F1. Caso venha a competir na Toyota Racing Series, torneio de verão realizado na Nova Zelândia, o inglês marcaria sete pontos se conquistasse o título, ou cinco se fosse vice-campeão.
Ticktum admitiu que se sente pronto para competir de imediato na F1, mesmo que não deva ser este o seu destino.
“Me sinto pronto para a F1. Veja, eu obtive grandes melhores neste fim de semana em termos de como trabalho, então estou sempre melhorando.”
“Mas acho que é seguro dizer que um ano em uma categoria como a Super Fórmula poderá me ajudar ainda mais, então não ligaria. Qualquer situação em que eu estiver, terei certeza de que extrairei o máximo dela.”
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.