Diretor da FIA para F1 pede demissão com menos de um ano de trabalho

Segundo apurado pelo Motorsport.com, Steve Nielsen não estava feliz com os rumos sobre o trabalho com a categoria no órgão regulador

Steve Nielsen, FIA Sporting Director, Niels Wittich, Race Director, FIA

Steve Nielsen, FIA Sporting Director, Niels Wittich, Race Director, FIA

Mark Sutton / Motorsport Images

A equipe dedicada à Fórmula 1 da FIA enfrentará uma remodelação antes do início da temporada de 2024, com o diretor esportivo Steve Nielsen prestes a deixar seu cargo.

Altamente respeitado, Nielsen foi originalmente nomeado no início deste ano, tendo tido uma longa carreira na categoria em várias equipes, incluindo Lotus, Tyrrell, Benetton, Williams e AlphaTauri, antes de trabalhar na gestão da F1.

Leia também:

Ele trabalhou em estreita colaboração com o diretor de corrida da F1, Niels Wittich, e assumiu a responsabilidade na FIA por todos os assuntos esportivos da F1, incluindo o desenvolvimento do controle de corrida e do centro de operações remotas, bem como futuras atualizações dos regulamentos esportivos.

No entanto, após um ano desafiador para a FIA, que enfrentou uma série de questões, incluindo os limites da pista e o estilo de liderança do presidente Mohammed Ben Sulayem, fontes de alto nível indicaram que Nielsen decidiu não continuar.

Há sugestões de que ele ficou frustrado com a forma como as operações da F1 estavam sendo conduzidas e com a direção que as coisas estavam tomando.

Embora fontes tenham indicado que a saída da Nielsen é um acordo comum, não houve nenhuma declaração oficial da FIA sobre o assunto, nem qualquer indicação de quaisquer mudanças potenciais que serão feitas em suas operações na F1.

O Motorsport.com entrou em contato com a FIA para comentar.

A saída de Nielsen, quando confirmada, será uma grande perda para o órgão, já que a sua enorme experiência foi inestimável para ajudá-la a melhorar, e ele era altamente respeitado entre as equipes do paddock.

Nielsen era parte integrante de uma equipe expandida de F1 dentro da FIA que operava sob o comando do diretor de monopostos Nikolas Tombazis. Também incluíram o diretor técnico Tim Goss, o diretor financeiro Federico Lodi e o diretor de operações François Sicard.

Falando no momento da sua nomeação, Ben Sulayem acreditou que a nomeação de Nielsen foi significativa para ajudar a organização a avançar.

Ele disse: “Dedicamos muito tempo e esforço para fazer mudanças significativas e informadas em nossa equipe de F1 para criar a estrutura certa com as pessoas certas para supervisionar a futura regulamentação do esporte.

“Ao desenvolver e capacitar as pessoas dentro da nossa organização, bem como trazer conhecimento e experiência de fora, estou confiante de que estamos na melhor posição possível para avançar juntamente com os nossos parceiros da FOM e das equipes de Fórmula 1.”

No início deste ano, Ben Sulayem anunciou que, com a sua equipa de F1 instalada, queria afastar-se do envolvimento diário com a categoria.

Um porta-voz da FIA disse sobre essa decisão: “O presidente da FIA tem um amplo mandato que abrange a amplitude do esporte a motor e da mobilidade global, e agora que a reorganização estrutural na F1 está completa, este é o próximo passo natural”.

Como parte de sua decisão de não ser tão ativo com a F1, Ben Sulayem nomeou recentemente o ex-jornalista Dieter Rencken para o cargo de Comissário da F1 para ajudar a supervisionar o desenvolvimento futuro dos regulamentos, bem como auxiliar nas discussões sobre o próximo Pacto de Concórdia.

Podcast #261 - Show de Casagrande, ascensão de Massa e o futuro da Stock

 

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

 

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Sainz admite que ainda guarda ressentimentos sobre punição de Las Vegas
Próximo artigo F1: Horner dá aviso importante a Pérez sobre contrato para 2025 na Red Bull

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil