Dezesseis anos, e um futuro digno de um tricampeão mundial de Fórmula 1. Max Verstappen recebeu grandes elogios nesta quarta-feira. Helmut Marko, diretor-esportivo da Red Bull, equipe na qual o adolescente faz parte da academia de jovens, comparou o holandês com ninguém menos do que Ayrton Senna.
[publicidade] “O Max se parece muito com o Ayrton Senna. Nesse caso não se olha para a idade. Tenho conversado com peritos que trabalham na nossa academia, e eles dizem que em termos mentais, Max se parece muito mais com alguém de 22 anos do que como um jovem de 16”, destacou o diretor ao site oficial da ‘F1’.
A precocidade de Max Verstappen será colocada à prova no ano que vem, quando, com 17 anos, estreará como piloto titular de Fórmula 1 com a Toro Rosso. O holandês se tornará o mais jovem da história a ocupar uma vaga no grid da categoria máxima do automobilismo.
Para destacar o jovem piloto, Marko lembrou a trajetória precoce de Max Verstappen. Filho de Jos Verstappen, ex-piloto da F1, o adolescente começou a carreira cedo; com apenas quatro anos, o futuro titular da Toro Rosso já ‘brincava’ de guiar.
“Esperamos que ele seja competitivo desde a primeira corrida. Não estamos jogando na loteria, sabemos o que fazemos. O sucesso dele mostra que estamos certos”, disse Marko, antes de admitir que a Red Bull trabalha de forma intensa na preparação do adolescente.
“Ele está no simulador sempre que possível, trabalhando o lado físico e mental com peritos. Max terá que resolver algumas coisas para a próxima temporada. Assim, creio que ele terá a base perfeita antes de chegar ao grid no ano que vem”, completou.
Max Verstappen já completou os 300 km necessários para obter a Superlicença necessária para a categoria. O holandês, segundo planejamento da Toro Rosso, pode mesmo até participar de alguns treinos livres antes do final da atual temporada a fim de se acostumar ainda mais com a F1.