Recomendado para você

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"

Moto2
Moto2
Mandalika
Moto2: Rival de Diogo Moreira, González reclama: "Espanhol precisa ser melhor"
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026

NASCAR Cup
NASCAR Cup
NASCAR anuncia aumento de potência dos carros em algumas corridas da Cup em 2026
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Ferrari teria interesse em Bortoleto para 2027, diz jornal suíço
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3

F3
F3
Pedro Clerot destaca bom início com Rodin nos testes da F3
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano

Fórmula 4
Fórmula 4
Gabriel Gomez corre pelo título da F4 Italiana em Misano
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Button critica reação de Piastri no GP de Singapura: "Tensão desnecessária"
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Marko volta a elogiar Hadjar e faz comparação com Verstappen
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Las Vegas II
Motorsport.com transmite NASCAR Cup e Xfinity em Las Vegas: veja horários e como assistir
Últimas notícias

Emerson Fittipaldi reclama de censura na Fórmula 1: “é uma merda”

Bicampeão mundial da categoria em 1972 e 1974, Emerson acredita que equipes tenham blindado demais os pilotos

Emerson Fittipaldi, embaixador do GP do México
Emerson Fittipaldi (BRA)
Emerson Fittipaldi, e Fernando Alonso, Ferrari
Emerson Fittipaldi
Nico Hulkenberg, Sahara Force India F1 dando entrevistas
Nico Hulkenberg, Sahara Force India F1 dando entrevistas

Para o duas vezes campeão da F1 e duas vezes vencedor das 500 Milhas de Indianápolis, Emerson Fittipaldi, a Fórmula 1 deveria dar mais liberdade de expressão aos pilotos. Segundo o brasileiro, as estrelas do espetáculo deveriam deixar transparecer mais sua personalidade ao público.

"Nos Estados Unidos, todo mundo fala sobre liberdade de expressão."

"Se você for piloto da Ferrari, por exemplo, antes da coletiva de imprensa te dirão 'você não pode dizer isso' ou 'você não deveria dizer isso'. Isso é uma merda. Eu sou um robô, ou tenho uma personalidade? Isso é o que está faltando."

Na recente Pesquisa Global da GPDA feita pelo Motorsport.com, 86% dos fãs concordaram que os pilotos precisam ser mais abertos e honestos com os fãs.

A culpa não é dos pilotos

Fittipaldi crê que seja errado culpar os pilotos por não dizerem o que realmente pensam. A situação é causada por quem tenta controlá-los.

"Rosberg deveria ser autorizado a dizer 'a Mercedes arruinou a minha corrida hoje com as decisões'. Eles deveriam ser autorizados a dizer qualquer coisa.”

LEIA MAIS

Grosjean cutuca Massa: “não acho que gostaria de voltar aos pneus de 2012”

"Ao invés disso, quando são perguntados como foi a corrida, eles apenas dizem: 'Boa'. Eles precisam de uma personalidade. Deve haver uma interação maior entre o público e os pilotos na minha opinião."

Mudança de cultura

Fittipaldi acredita que a mudança tem de vir das equipes e dos patrocinadores, para darem mais liberdade aos pilotos.

"Na Fórmula 1, o pessoal de relações públicas deveria permitir os pilotos falarem mais", explicou.

"Na minha época, tive um relacionamento comercial de 20 anos com a Philip Morris, e eu sabia exatamente o que dizer. Eles permitiam que mostrasse minha personalidade. Eu tinha liberdade de expressão, e isso é tudo.”

"Não culpo os pilotos, porque eles estão em um ambiente diferente do meu tempo. Mas isso deveria mudar.”

Artigo anterior Grosjean cutuca Massa: “não acho que gostaria de voltar aos pneus de 2012”
Próximo artigo Para Marcus Ericsson, bater Nasr em classificações é meta

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros