Ex-presidente da FIA acredita que F1 foi muito "branda" com reclamações de equipes
Jean Todt usou exemplo do futebol para defender penalidades a comportamentos não aceitáveis e ressaltou organização da categoria
O agora ex-presidente da FIA, Jean Todt, sugeriu que o corpo diretivo do automobilismo pode ter sido muito brando na maneira como permitiu que pilotos e equipes da Fórmula 1 criticaram suas decisões. Em meio a um maior escrutínio sobre as ações do órgão regulador após a controvérsia do safety car do GP de Abu Dhabi, a FIA se viu tendo que defender sua posição sobre o ocorrido no fim de semana.
A Mercedes, em particular, tem sido especialmente franca ao acreditar que o que aconteceu por meio das decisões do diretor de provas, Michael Masi, foi apenas parte de uma falha mais ampla da federação em aplicar as regras de forma consistente.
O chefe da equipe alemã, Toto Wolff, disse: "Eu teria desejado uma tomada de decisão mais consistente, que pudesse ter evitado muitas das polêmicas ao longo do ano, mas a última foi uma que teve o maior impacto e, do ponto de vista esportivo, um desastre catastrófico porque decidiu o campeonato mundial".
Esta temporada também testemunhou o mandatário da Red Bull, Christian Horner, dizer que o esporte sentiu falta do falecido diretor de provas da F1, Charlie Whiting, já que ele sugeriu que algumas conversas com Masi pareciam algo do 'souk' [mercado ao ar livre árabe] às vezes.
No entanto, Todt, que está deixando seu cargo após 12 anos no comando da FIA, sugeriu que a F1 deveria olhar para a maneira que outros esportes têm uma abordagem de tolerância zero a qualquer estipulação dos regulamentos.
Em particular, ele cita a suspensão de dez partidas que o presidente do clube de futebol do Lyon, Jean-Michel Aulas, foi condenado por ameaçar um árbitro em uma tentativa de reiniciar o jogo.
Todt disse: "Li hoje na revista desportiva francesa L'Equipe que o presidente do Lyon Football Club, uma das equipes mais importantes, foi punido em dez jogos por falar mal do árbitro. Então, talvez tenhamos sido muito permissivos."
Embora Todt aceite que a F1 sempre operou de forma a garantir a contribuição das escuderias, da FIA e do detentor dos direitos comerciais, ele acha que há uma linha que precisa ser traçada sobre qual comportamento é aceitável.
Jean Todt, President, FIA
Photo by: Erik Junius
"Acho importante haver um diálogo entre o corpo diretivo, equipes, pilotos e detentores dos direitos comerciais, mas não deve ser algo que se vire contra nós", comentou. "Eu estava assistindo a corrida [em Abu Dhabi] e vi o Max, depois da curva que Lewis passou por fora da pista, dizer que era perseguido. E ele não é, ninguém é, mas é uma percepção."
"No calor da ação, você tem seu próprio sentimento, mas por outro lado, há o diretor de prova, os comissários e muita organização. Nós somos perfeitos? Não."
Como resultado da polêmica sobre o reinício do safety car do GP de Abu Dhabi, Todt propôs que a FIA criasse uma comissão para examinar os eventos da final da F1 e ver quais melhorias podem ser feitas nas regras no futuro.
Final MANIPULADA? Giaffone OPINA sobre POLÊMICA de Abu Dhabi e analisa CONFUSÕES de MASI na F1 2021
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Podcast #152: Qual tamanho do título de Verstappen após derrotar Hamilton?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.