F1 - Alonso aconselha Bortoleto sobre pressão de correr em casa: "É algo com que todos nós precisamos lidar"
Bicampeão exaltou a temporada de estreia do brasileiro da Sauber e destacou que ele chamou a atenção de todo o paddock da categoria
Foto de: Zak Mauger / LAT Images via Getty Images
Gabriel Bortoleto correrá uma etapa da Fórmula 1 em casa pela primeira vez neste final de semana, e a pressão da torcida brasileira pode ser um fator decisivo. Fernando Alonso, veterano da categoria máxima e 'mentor' do piloto da Sauber, aconselhou Bortoleto sobre como lidar com o GP de São Paulo.
Questionado sobre a performance de Bortoleto no ano de estreia, Alonso exaltou a primeira temporada do piloto brasileiro na F1, mas destacou as diferenças do primeiro ano dele para o de 'Gabi': "Eu acho que a primeira temporada foi excepcionalmente boa para ele. Sendo o primeiro ano [dele] na Fórmula 1, muitas coisas mudaram".
"A preparação que você faz para cada fim de semana pode ser diferente. Você precisa trabalhar não com 8 ou 10 pessoas, mas com 100 pessoas na pista e em outras áreas. Então, nunca é um passo fácil. Mas eu acho que ele se saiu muito bem".
Alonso continuou, afirmando que não apenas a Sauber, mas o paddock da categoria máxima ficou impressionada com o ano de estreia de Bortoleto.
"Ele impressionou não só a equipe, mas também o paddock em geral, o que obviamente em uma temporada de novato é muito importante porque você se estabelece como um ativo importante para qualquer equipe".
No entanto, o espanhol destaca que a mudança de regulamentos pode ser muito difícil para a 'classe de 2025', especialmente se as escuderias não estiverem bem. "Para todos os novatos, é uma situação especial mudar os regulamentos no próximo ano. Eles estarão nas mãos de suas equipes no próximo ano. Se a equipe estiver indo bem, eles podem continuar crescendo seus nomes no paddock e na F1. E se a equipe não estiver indo bem, eles podem desaparecer de certa forma".
"Mas eu acho que a diferença com Gabriel é que, graças a esta temporada, ele não precisa provar nada no segundo ou terceiro ano em alto nível. Todo mundo sabe que, quando o carro estiver bom, ele é um piloto de ponta", destacou Alonso sobre Bortoleto.
Sobre a pressão de correr em casa, o bicampeão da Fórmula 1 aconselhou seu 'pupilo': Sim, sempre há mais pressão, mas isso é algo que você não pode evitar. Você acorda de manhã, corre em sua casa e vai ficar um pouco mais estressado, mas isso é algo com que todos nós precisamos lidar, então não é motivo de preocupação".
"Acho que a única coisa é a atenção da mídia e os eventos. Você precisa se concentrar sempre no seu GP em casa, mas nós o orientamos. A equipe também está ajudando ele a se concentrar apenas nas questões técnicas e no lado esportivo do fim de semana. Então, acho que ele está bem preparado para este fim de semana", concluiu Alonso.
VERSTAPPEN vai REINAR em SP? Vem CHUVA? Hamilton, BORTOLETO e tudo da F1 pré-Interlagos | BOTECO F1
Ouça versão áudio do Podcast:
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Compartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.