F1: Alonso é um dos destaques do ano? Fica na Alpine? Veja análises

Correspondentes internacionais do Motorsport.com opinam sobre situação de espanhol, que reviveu grandes momentos no Canadá

Fernando Alonso, Alpine F1 Team, waves to fans after Qualifying on the front row

Neste fim de semana, a temporada 2022 da Fórmula 1 chega perto de sua metade, com o GP da Grã-Bretanha marcando a décima de 22 etapas da categoria máxima do automobilismo neste ano. E na iminência de uma das mais tradicionais provas do esporte a motor, em Silverstone, um dos  mais conhecidos nomes da F1 está nos holofotes da imprensa esportiva: o espanhol Fernando Alonso, da Alpine, piloto que que voltou à primeira fila do grid da competição pela primeira vez desde 2012. 

Leia também:

Após a pole no GP de Hockenheim de 2012, o bicampeão nunca mais havia largado da posição de honra ou do segundo lugar até o fim de semana retrasado, quando deu show na chuva de Montreal para começar o GP do Canadá na vice-liderança. Com isso, o asturiano voltou a ser cogitado como um possível vencedor de corrida na F1, o que não acontece desde Barcelona-2013. No fim das contas, ele teve um problema no carro, mas o fato é que Alonso chega à Inglaterra em alta.

Entretanto, o vencedor dos Mundiais de 2005 e 2006 pela Renault ainda não está garantido pela 'nova equipe' marca francesa para 2022. De todo modo, os indícios são de renovação, conforme aponta o editor global de F1 do Motorsport.com, o repórter britânico Jonathan Noble

"Parece certo que Alonso permanecerá com a Alpine para o que talvez seja seu último contrato na F1. Ele gosta de como está desempenhando neste momento e a Alpine gosta dele. Ele também trabalha bem com [Esteban] Ocon", ponderou, antes de falar do reserva australiano Oscar Piastri.

"A Alpine sente que Piastri se beneficiaria mais aprendendo em outro lugar e posteriormente chegando à equipe de fábrica como o pacote completo - como George Russell fez na Mercedes - do que cometer erros de novato sob pressão", explicou. Piastri é especulado na Williams para 2023.

De todo modo, o fato é que Alonso vem bem em 2022, apesar de a tabela de classificação não fazer jus a tal avaliação. É o que aponta Noble: "Acho que ele tem tido um ano excepcional em que os resultados não justificaram o trabalho que ele fez ao volante. Ele conquistou uma grande primeira fila no Canadá, mas poderia ter se saído ainda melhor na Austrália não fosse o problema em sua volta de qualificação. E ele parece estar concentrando todo o azar do grid."

"Mas tudo aponta para resultados decentes se a Alpine conseguir superar imperfeições e fazer um bom progresso com seu carro", seguiu o jornalista, destacando a má sorte de Alonso nas primeiras etapas do ano, com problemas técnicos e colisões. Correspondente espanhol do Motorsport.com, Jacobo Vega complementa: "A Alpine está tendo muitos problemas de confiabilidade diferentes e também suas estratégias/pit stops estão longe do que precisam para obter melhores resultados."

Vega falou ainda sobre como os fãs da Espanha encaram o momento atual de Alonso. "O fato é que os torcedores que eram muito jovens, ou nem tinham nascido quando ele conquistou seus títulos, agora estão realmente torcendo por ele e fazem muito barulho para mostrar todo o apoio a ele. E Fernando parece se encaixar muito bem com tudo isso. É como uma segunda etapa na carreira de Fernando em termos de interesse das pessoas na Espanha", explicou o repórter.

Mas será que Alonso poderia brigar por triunfos e/ou campeonatos caso estivesse em um carro de ponta? Noble responde: "É difícil dizer como um piloto se sairia num carro diferente, mas há pouca dúvida de que ele brigaria por vitórias. Seria fascinante vê-lo contra Verstappen e Leclerc."

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #183 - O que Alonso poderia fazer hoje em carro de ponta da F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Ecclestone sai em defesa de Piquet em polêmica: "Talvez não seja terrível falar isso no Brasil"
Próximo artigo F1 critica Ecclestone após ex-chefão dizer que "levaria um tiro" por Putin: "Contra valores modernos do esporte"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil