F1: Alpine espera decidir futuro de Alonso e Piastri até Silverstone
Nome do australiano também foi veiculado em meio a rumores sobre uma possível ida para a Williams ainda em 2022


A Alpine já tem Esteban Ocon garantido para os próximos anos, mas ainda não decidiu quem estará ao lado do francês na temporada 2023 da Fórmula 1. E a equipe quer esperar até a época do GP da Grã-Bretanha, marcado para julho, para decidir o futuro dos dois candidatos à vaga: Fernando Alonso e Oscar Piastri.
O contrato do bicampeão com a equipe acaba neste ano, mas parece interessado em seguir após um retorno forte à F1. Ele está especialmente impressionado com sua velocidade neste ano, apesar dos azares, que lhe custaram algumas oportunidades de pontuar.
Já Piastri serve como piloto reserva da Alpine após uma grande carreira nas categorias de base, com os títulos da F2 e da F3. Com a visão clara de que o australiano deve correr no próximo ano para não perder momento, a Alpine precisa tomar uma decisão sobre o melhor caminho a ser tomado para o futuro.
Caso opte por ficar com Alonso, uma opção que foi ventilada pelo CEO Laurent Rossi é emprestar Piastri para outra equipe, com a Williams surgindo como favorita. Questionado pelo Motorsport.com sobre a decisão, o chefe Otmar Szafnauer reconheceu que isso é mais provável de acontecer em julho.
"Não falamos direito sobre isso ainda porque é muito cedo. Mas lá para Silverstone estaremos falando sobre isso".

Oscar Piastri, Reserve Driver, Alpine F1 Team
Photo by: Carl Bingham / Motorsport Images
Em meio a especulações recentes de que a Williams poderia inclusive trocar de piloto durante a temporada, com Nicholas Latifi sofrendo para igualar o ritmo de Alex Albon, já surgiram especulações de que o australiano poderia ir para lá ainda neste ano. Mas Piastri não é o único nessa lista, com o nome de Nyck de Vries também circulando entre os rumores.
Mas Szafnauer deixou claro que não foram realizadas discussões sobre isso, por mais que tenha deixado a porta aberta para encontrar oportunidades para que Piastri adquira quilometragem.
"Não considerei isso profundamente ainda. Não sei o que está acontecendo na Williams, mas ouvi os rumores. No passado, quando a McLaren nos abordou sobre usar Piastri como reserva, dissemos sim".
"O motivo para isso é que, quanto mais tempo de pista ele tiver, melhor. Então temos isso estrategicamente na mente. Mas quanto ao que está acontecendo na Williams, não sei".
COMEÇO DO FIM? Vettel se diz HIPÓCRITA e questiona se vale ficar na F1; entenda o 'DILEMA' do alemão
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.
PODCAST #177 - Red Bull 'roubou' status de favorita ao título da Ferrari?
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

F1: Williams escala De Vries para participar do TL1 no GP da Espanha
F1: Presidente da FIA nega que regra sobre joias seja direcionada a Hamilton, mas alerta sobre sanções

Últimas notícias
F1: Rachel Loh, engenheira e comissária da CBA, atuará no GP de Singapura
Ela foi selecionada por programa da FIA que tem por objetivo estimular diversidade no automobilismo
F1 - Wolff, Horner, Binotto...Chefes de equipe: Quem são e o que fazem?
O papel de um chefe de equipe é variado e importante, mas…Quem eles realmente são e o que fazem na prática?
Audi adverte que ainda não tomou decisão de entrar na F1
Montadora diz que quer estudar novos regulamentos de motores de 2026 antes de anunciar possível entrada na categoria, acrescentando que as férias da empresa atrasam a decisão
F1: Mudança tardia na regra do assoalho para 2023 vai ajudar equipes do topo?
O Conselho Mundial de Automobilismo da FIA finalmente aprovou as mudanças nas regras para abordar os quiques para próxima temporada