Treino Classificatório - GP da China
Acompanhe o treino que define o grid de largada

Por: Fabio
Obrigado pela companhia!
Encerramos por aqui nosso tempo real da classificação para o GP da China de Fórmula 1. Nos vemos novamente amanhã com uma corrida que promete!
Começa agora, o Q4, o programa do Motorsport.com Brasil no YouTube que debate tudo sobre a sessão de qualificação. Vem com a gente!
Grid de largada do GP da China:
Cla | Piloto | # | Tempo | Pneus | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|
1 | O. PiastriMcLaren | 81 | ![]() |
1'30.641 |
216.498 | |
2 | G. RussellMercedes | 63 | ![]() |
+0.082 1'30.723 |
216.302 | |
3 | L. NorrisMcLaren | 4 | ![]() |
+0.152 1'30.793 |
216.135 | |
4 | M. VerstappenRed Bull Racing | 1 | ![]() |
+0.176 1'30.817 |
216.078 | |
5 | L. HamiltonFerrari | 44 | ![]() |
+0.286 1'30.927 |
215.817 | |
6 | C. LeclercFerrari | 16 | ![]() |
+0.380 1'31.021 |
215.594 | |
7 | I. HadjarRB | 6 | ![]() |
+0.438 1'31.079 |
215.456 | |
8 | A. AntonelliMercedes | 12 | ![]() |
+0.462 1'31.103 |
215.400 | |
9 | Y. TsunodaRB | 22 | ![]() |
+0.997 1'31.638 |
214.142 | |
10 | A. AlbonWilliams | 23 | ![]() |
+1.065 1'31.706 |
213.983 | |
11 | E. OconHaas F1 Team | 31 | ![]() |
+0.984 1'31.625 |
214.172 | |
12 | N. HulkenbergSauber | 27 | ![]() |
+0.991 1'31.632 |
214.156 | |
13 | F. AlonsoAston Martin Racing | 14 | ![]() |
+1.047 1'31.688 |
214.025 | |
14 | L. StrollAston Martin Racing | 18 | ![]() |
+1.132 1'31.773 |
213.827 | |
15 | C. Sainz Jr.Williams | 55 | ![]() |
+1.199 1'31.840 |
213.671 | |
16 | P. GaslyAlpine | 10 | ![]() |
+1.351 1'31.992 |
213.318 | |
17 | O. BearmanHaas F1 Team | 87 | ![]() |
+1.377 1'32.018 |
213.258 | |
18 | J. DoohanAlpine | 7 | ![]() |
+1.451 1'32.092 |
213.086 | |
19 | G. BortoletoSauber | 5 | ![]() |
+1.500 1'32.141 |
212.973 | |
20 | L. LawsonRed Bull Racing | 30 | ![]() |
+1.533 1'32.174 |
212.897 |
Resultado do Q3:
Decisão emocionante
Quando todos já davam como certa a pole position de Piastri, Russell, o último na pista, surgiu com uma volta voadora e ficou a apenas 82 milésimos do adversário da McLaren. Se o australiano não tivesse melhorado seu tempo, a diferença teria sido ainda menor.
Hadjar termina em sétimo, Antonelli, em oitavo, Tsunoda, em nono e Albon, em décimo.
Norris fica em terceiro e Verstappen, em quarto, na segunda fila. Hamilton e Leclerc fazem uma terceira fila da Ferrari, em quinto e sexto, respectivamente.
OSCAR PIASTRI É POLE POSITION!
Pela primeira vez em sua carreira, Oscar Piastri sai da pole position na Fórmula 1. O australiano marcou 1:30.641 no Q3 do treino classificatório e sai da posição de honra em Xangai, dividindo a primeira fila com Russell.
Russell anota 1:30.723 e tira Norris da segunda colocação. Por muito pouco, ele não pega a pole position, mas...
Leclerc marca 1:31.021 e fica atrás de Hamilton.
Piastri melhora seu tempo, com 1:30.651, a pole está perto.
Hamilton crava 1:31.141, também longe da marca do australiano.
Norris aborta sua volta e vai para os boxes.
Verstappen marca 1:30.817 e não supera Piastri.
Hora da decisão!
Os pilotos abrem suas últimas voltas. Vamos descobrir agora quem será o pole position do GP da China!
Restam quatro minutos para o fim do treino classificatório e os pilotos saem agora dos boxes para as voltas derradeiras.
Classificação do Q3 após as primeiras voltas:
1. Piastri
2. Norris
3. Verstappen
4. Hamilton
5. Russell
6. Leclerc
7. Hadjar
8. Tsunoda
9. Albon
10. Antonelli (tempo deletado)
Verstappen está em terceiro, enquanto Hamilton ocupa o quarto lugar. Se continuar assim, os velhos rivais dividiriam uma fila novamente, assim como foi na corrida sprint.
Piastri na liderança
Primeiras voltas concluídas e é Piastri quem está com a pole position no momento. O australiano cravou 1:30.703, tempo 90 milésimos abaixo da marca de Norris, o segundo colocado até então. Por enquanto, é uma primeira fila da McLaren.
HORA DA DISPUTA PELA POLE!
Está valendo o Q3 da classificação para o GP da China! Vamos ver, em 12 minutos, quem será o piloto a largar da pole position em Xangai!
Classificação completa do Q2:
Racing Bulls na briga pela pole?
Os 'franco atiradores' Hadjar e Tsunoda surpreenderam no Q2, em quarto e quinto, respectivamente, somente a quatro décimos de Norris e à frente de ambas as Mercedes e Ferraris. Será que vem uma primeira fila para a equipe?
Albon novamente no Q3
Um bom início de ano para Albon. Depois de todos os olhares na Williams se voltarem para Sainz, o tailandês supera o espanhol em mais uma classificação e avança para a decisão do quali, enquanto seu companheiro de equipe cai no Q2.
Os eliminados no Q2:
Hulkenberg, que estava se classificando ao Q3 nas primeiras voltas, não conseguiu melhorar sua marca e caiu para 12º, sendo superado também por Ocon, em 11º. Ambos estão eliminados. Alonso, Sainz e Stroll também não subiram ao top 10 e ficam de fora da etapa final da classificação.
As Racing Bulls seguem fortes, com Hadjar e Tsunoda em quarto e quinto, respectivamente. Russell é o sexto e Antonelli, o nono - Mercedes atrás da equipe satélite da Red Bull.
Verstappen melhora sua marca e sobe para a segunda colocação, mas ainda a três décimos de Norris. Leclerc e Hamilton melhoram, mas ficam em sétimo e oitavo.
Norris é o único piloto que não saiu dos boxes para uma última tentativa de volta. Líder da sessão até o momento com 1:30.787, o britânico parece estar satisfeito com o tempo, que deve colocá-lo sem sustos no Q3.
Cinco minutos para o fim do Q2. Os pilotos estão todos nos boxes preparando os pneus para as últimas voltas.
Sauber no Q3?
Companheiro de equipe de Bortoleto, Hulkenberg encaixou uma ótima volta, estando com a 10ª melhor marca até o momento e avançando ao Q3. Restam, no entanto, sete minutos para o final da segunda parte da classificação e os pilotos ainda farão mais voltas.
Primeiras voltas do Q2 registradas...
E é Norris quem lidera novamente, com 1:30.787, quatro décimos à frente do segundo colocado, Piastri. Verstappen é o terceiro, Russell, o quarto e Tsunoda, o quinto.
De momento, estão eliminados: Stroll, Ocon, Hadjar, Alonso e Sainz.
Hamilton tirou Bortoleto do Q2?
Em entrevista à Band, Bortoleto criticou Hamilton e Leclerc por o 'bloquearem' durante a volta de aquecimento dos pneus. Segundo o brasileiro, ele não conseguiu os ultrapassar para apertar o ritmo e aquecer os compostos e abriu a volta sem o melhor rendimento dos componentes.
Segue a classificação!
Estão valendo os 15 minutos de Q2 do quali para o GP da China! Vamos ver quem avança para a disputa pela pole position!
O mesmo vale para o segundo colocado na etapa curta, Oscar Piastri, que fechou o Q1 em oitavo.
E o vencedor da corrida sprint?
Conservador no Q1, Hamilton fechou a parte inicial da classificação em 11º, enquanto seu companheiro de Ferrari, Leclerc, ficou em sétimo. Ambos cometeram pequenos erros em suas voltas e não forçaram no final.
Que situação para Lawson...
Assim como na corrida sprint, o neozelandês ficou na última colocação da classificação para a prova de domingo. Se ninguém trocar partes do carro e levar uma penalidade de grid, ele sairá do fundão mais uma vez.
Estão eliminados:
Gasly
Bearman
Doohan
Bortoleto
Lawson
Bortoleto cai no Q1
Pela primeira vez na temporada, Bortoleto cai no Q1 de uma classificação e perde para Hulkenberg. O brasileiro não conseguiu melhorar seu tempo e ficou apenas em 19º, posição que largará no grid de domingo. Seu companheiro de equipe, dessa vez, conseguiu avançar ao Q2, em 14º.
Norris líder
Norris marca 1:30.983 e termina o Q1 na liderança, à frente dos surpreendentes Hadjar e Tsunoda, que melhoraram, e muito, seus tempos. Russell fica em quarto e Verstappen cai para quinto. Muitos dos ponteiros não forçaram muito no final.
Zera o cronômetro do Q1
Os pilotos fazem suas últimas e decisivas voltas agora.
Todos os pilotos foram para os boxes para colocar um novo jogo de pneus e já saíram para a pista, eles vão abrir suas últimas voltas.
Principais comentários
Tendência
Últimas notícias

AO VIVO: Assista às corridas do sábado da Porsche Cup no Velocitta

F1: Peculiaridades do carro da McLaren são "mais uma penalidade" para Norris

F1: Leclerc acredita que P5 e P6 mostra verdadeiro ritmo da Ferrari