Treino Livre 3 - GP da Espanha
Acompanhe o treino pré-quali

Comentários ao vivo
Por: Fabio
Nos vemos na classificação!
Com o fim do TL3, encerramos também a cobertura em tempo real do Motorsport.com. Muito obrigado pela companhia!
Voltamos às 10h50 com a classificação! Siga ligado no nosso portal para acompanhar tudo o que acontece na Catalunha.
Nos vemos na classificação!
Com o fim do TL3, encerramos também a cobertura em tempo real do Motorsport.com. Muito obrigado pela companhia!
Voltamos às 10h50 com a classificação! Siga ligado no nosso portal para acompanhar tudo o que acontece na Catalunha.
Resultado final do TL3:
ACABOU!
Está encerrado o último treino livre para o GP da Espanha de Fórmula 1! Novamente, a McLaren lidera: Piastri é o mais rápido da sessão, com 1:12.387, o melhor tempo do final de semana até aqui. Norris fica em segundo e Leclerc, em terceiro. O brasileiro Gabriel Bortoleto fecha em 11º.
Depois que todos os pilotos completaram as que parecem ser suas últimas voltas rápidas no TL3, Bortoleto e Hulkenberg caíram para 11º e 12º. Apesar de estarem fora do top 10, melhoraram seus desempenhos em relação ao TL1 e TL2, especialmente o brasileiro, que vai fazendo seu melhor resultado no fim de semana até então.
Cinco minutos para o fim do TL3.
No speed trap, ele e Hulkenberg seguem como os mais rápidos, com um pico de 329 km/h.
Bortoleto é agora o quinto mais rápido nas retas do circuito, mas em questão de tempo, não de velocidade final. Ele fica somente a cinco décimos de Piastri se contar a média de tempo de volta em cada uma.
Leclerc também melhorou e foi a terceiro, mas a sete décimos de Piastri.
Piastri e Norris 'estraçalham' os melhores tempos, agora. O australiano crava 1:12.387, superando em quatro décimos sua marca no TL2. Norris, que não fez a volta perfeita, foi cinco décimos mais lento que o companheiro de McLaren.
Bortoleto e Hulkenberg dão um salto na classificação e vão para quarto e quinto, respectivamente. Atrás somente de Verstappen, Russell e Alonso.
O único incidente do TL3 até agora foi uma pequena escapada de Lawson, que jogou alguma brita na pista. Nada mais sério aconteceu, no entanto.
Verstappen é o primeiro a superar o tempo de Russell, com 1:13.375, tempo ainda mais alto que o melhor do TL2, de Piastri.
16 minutos restando para o final do TL3 e os pilotos calçam novos jogos de pneus para o último 'sprint' de voltas rápidas.
Piastri com algumas dificuldades de registrar sua volta rápida. Agora há pouco, ele teve que voltar aos boxes antes da hora ao reportar que tinha alguma coisa "dura" em seu cockpit, talvez uma ferramenta que caiu por ali?
Meia hora de TL3 completa e esta é a classificação:
- Russell
- Antonelli
- Norris
- Leclerc
- Hamilton
- Alonso
- Verstappen
- Sainz
- Albon
- Hadjar
- Stroll
- Piastri
- Hulkenberg
- Lawson
- Tsunoda
- Gasly
- Ocon
- Bearman
- Bortoleto
- Colapinto
Os dois carros da Sauber são os mais rápidos de reta. Tanto Bortoleto quanto Hulkenberg atingiram 329 km/h no speed trap. Nada de muito novo para a equipe, sempre entre as melhores em velocidade final. Os dois, no entanto, estão fora do top 10 na tabela de tempos do TL3.
Antonelli é o único piloto que ainda não marcou tempo, mas ele vai agora à pista, de pneus macios, para registrar a primeira marca.
Bortoleto caiu para 18ª à medida em que quase todos os pilotos do grid completam as primeiras voltas rápidas.
É Russell a ser o mais rápido agora, marcando 1:13.396 de pneus médios. A marca supera a melhor do TL1, mas ainda atrás da melhor do TL2.
Leclerc vai à ponta com 1:13.941, tempo ainda acima de ambos os melhores do TL1 e TL2.
Bortoleto é, por enquanto, o 7º, mas ainda restam muitos pilotos a completarem as primeiras voltas rápidas.
Sainz supera o tempo de Norris, de pneus macios, mas Piastri abre agora uma volta rápida, de médios.
Tempo ainda bem acima do melhor do fim de semana até o momento, que é o de Piastri no TL2, em 1:12.760.
Agora sim, com pouco mais de 15 minutos de treino decorridos, as equipes mandam os pilotos à pista para as primeiras voltas rápidas. Norris, por enquanto, é o primeiro, com 1:14.540, de médios.
Dez minutos de treino e, por enquanto, nenhuma volta rápida. Os únicos pilotos na pista agora são Bortoleto e Colapinto, que calçam pneus médios.
Pouquíssimos carros na pista no momento, a maioria dos pilotos ainda está nos boxes analisando dados com as equipes e guardando pneus. A dupla da Aston Martin, Alonso e Stroll, é a única que saiu para algumas voltas e fazer um treino de pit stop.
Começou!
Luz verde e está valendo o TL3 para o GP da Espanha!
Tempo seco e muito sol em Barcelona, sem chances de chuva no TL3.
Bortoleto deve melhorar
Vale lembrar que Bortoleto ainda não correu com o pacote de atualizações que a Sauber traz para Barcelona, por isso ficou atrás de Hulkenberg tanto no TL1 quanto no TL2. A expectativa é de que ele ganhe algumas posições no TL3.
Relembrando o TL1 e o TL2:
Como vem acontecendo em quase todo final de semana, a McLaren foi a mais rápida nos primeiros treinos livres em Barcelona. Norris liderou o TL1, enquanto Piastri ficou na ponta no TL2. O brasileiro Gabriel Bortoleto, por sua vez, ficou em 16º e 17º, respectivamente.
Resultado do TL1:
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | Pneus | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | L. NorrisMcLaren | 4 | ![]() |
29 |
1'13.718 |
S | 227.423 | |
2 | M. VerstappenRed Bull Racing | 1 | ![]() |
18 |
+0.367 1'14.085 |
0.367 | S | 226.296 |
3 | L. HamiltonFerrari | 44 | ![]() |
29 |
+0.378 1'14.096 |
0.011 | S | 226.263 |
4 | C. LeclercFerrari | 16 | ![]() |
31 |
+0.520 1'14.238 |
0.142 | S | 225.830 |
5 | O. PiastriMcLaren | 81 | ![]() |
28 |
+0.576 1'14.294 |
0.056 | S | 225.660 |
6 | L. LawsonRB | 30 | ![]() |
28 |
+0.621 1'14.339 |
0.045 | S | 225.523 |
7 | O. BearmanHaas F1 Team | 87 | ![]() |
26 |
+0.879 1'14.597 |
0.258 | S | 224.743 |
8 | I. HadjarRB | 6 | ![]() |
26 |
+0.887 1'14.605 |
0.008 | S | 224.719 |
9 | Y. TsunodaRed Bull Racing | 22 | ![]() |
27 |
+0.925 1'14.643 |
0.038 | S | 224.605 |
10 | P. GaslyAlpine | 10 | ![]() |
28 |
+1.028 1'14.746 |
0.103 | S | 224.295 |
11 | G. RussellMercedes | 63 | ![]() |
32 |
+1.033 1'14.751 |
0.005 | M | 224.280 |
12 | L. StrollAston Martin Racing | 18 | ![]() |
24 |
+1.068 1'14.786 |
0.035 | S | 224.175 |
13 | F. AlonsoAston Martin Racing | 14 | ![]() |
20 |
+1.080 1'14.798 |
0.012 | S | 224.139 |
14 | N. HulkenbergSauber | 27 | ![]() |
21 |
+1.147 1'14.865 |
0.067 | S | 223.939 |
15 | C. Sainz Jr.Williams | 55 | ![]() |
26 |
+1.217 1'14.935 |
0.070 | M | 223.729 |
16 | G. BortoletoSauber | 5 | ![]() |
23 |
+1.437 1'15.155 |
0.220 | S | 223.074 |
17 | R. HirakawaAlpine | 50 | ![]() |
23 |
+1.580 1'15.298 |
0.143 | S | 222.651 |
18 | A. AntonelliMercedes | 12 | ![]() |
31 |
+1.651 1'15.369 |
0.071 | M | 222.441 |
19 | V. MartinsWilliams | 45 | ![]() |
26 |
+1.804 1'15.522 |
0.153 | M | 221.990 |
20 | F. ColapintoAlpine | 43 | ![]() |
19 |
+1.812 1'15.530 |
0.008 |
S |
221.967
|
Resultado do TL2:
Cla | Piloto | # | Voltas | Tempo | Intervalo | Pneus | km/h | |
---|---|---|---|---|---|---|---|---|
1 | O. PiastriMcLaren | 81 | ![]() |
28 |
1'12.760 |
S | 230.417 | |
2 | G. RussellMercedes | 63 | ![]() |
32 |
+0.286 1'13.046 |
0.286 | S | 229.515 |
3 | M. VerstappenRed Bull Racing | 1 | ![]() |
30 |
+0.310 1'13.070 |
0.024 | S | 229.440 |
4 | L. NorrisMcLaren | 4 | ![]() |
31 |
+0.310 1'13.070 |
0.000 | S | 229.440 |
5 | C. LeclercFerrari | 16 | ![]() |
33 |
+0.500 1'13.260 |
0.190 | S | 228.845 |
6 | A. AntonelliMercedes | 12 | ![]() |
31 |
+0.538 1'13.298 |
0.038 | S | 228.726 |
7 | F. AlonsoAston Martin Racing | 14 | ![]() |
28 |
+0.541 1'13.301 |
0.003 | S | 228.717 |
8 | P. GaslyAlpine | 10 | ![]() |
30 |
+0.625 1'13.385 |
0.084 | S | 228.455 |
9 | I. HadjarRB | 6 | ![]() |
29 |
+0.640 1'13.400 |
0.015 | S | 228.408 |
10 | L. LawsonRB | 30 | ![]() |
29 |
+0.734 1'13.494 |
0.094 | S | 228.116 |
11 | L. HamiltonFerrari | 44 | ![]() |
29 |
+0.773 1'13.533 |
0.039 | M | 227.995 |
12 | N. HulkenbergSauber | 27 | ![]() |
30 |
+0.832 1'13.592 |
0.059 | S | 227.812 |
13 | Y. TsunodaRed Bull Racing | 22 | ![]() |
31 |
+0.923 1'13.683 |
0.091 | S | 227.531 |
14 | C. Sainz Jr.Williams | 55 | ![]() |
34 |
+0.961 1'13.721 |
0.038 | S | 227.414 |
15 | A. AlbonWilliams | 23 | ![]() |
32 |
+1.079 1'13.839 |
0.118 | S | 227.050 |
16 | L. StrollAston Martin Racing | 18 | ![]() |
17 |
+1.079 1'13.839 |
0.000 | S | 227.050 |
17 | G. BortoletoSauber | 5 | ![]() |
27 |
+1.199 1'13.959 |
0.120 | S | 226.682 |
18 | E. OconHaas F1 Team | 31 | ![]() |
30 |
+1.245 1'14.005 |
0.046 | S | 226.541 |
19 | O. BearmanHaas F1 Team | 87 | ![]() |
20 |
+1.366 1'14.126 |
0.121 | S | 226.171 |
20 | F. ColapintoAlpine | 43 | ![]() |
31 |
+1.543 1'14.303 |
0.177 | S | 225.632 |
Bom dia!
Começa agora a cobertura em tempo real do Motorsport.com do terceiro e último treino livre para o GP da Espanha de Fórmula 1. Sejam muito bem-vindos!
Quem estará mais rápido para a classificação? Vamos descobrir agora. Vem com a gente!
Principais comentários
Tendência
Últimas notícias

IndyCar: Kirkwood supera Ferrucci e vence GP de Detroit; Palou bate

MotoGP: CEO da Aprilia segue "otimista" com permanência de Martín depois de visita em evento

F1: Marko diz que escolha da Red Bull por pneus duros na Espanha foi um "desastre"