Live text
Fórmula 1 GP da Espanha

Treino Livre 3 - GP da Espanha

Acompanhe o treino pré-quali

Comentários ao vivo

Por: Fabio

Nos vemos na classificação!

Com o fim do TL3, encerramos também a cobertura em tempo real do Motorsport.com. Muito obrigado pela companhia!

Voltamos às 10h50 com a classificação! Siga ligado no nosso portal para acompanhar tudo o que acontece na Catalunha.

Nos vemos na classificação!

Com o fim do TL3, encerramos também a cobertura em tempo real do Motorsport.com. Muito obrigado pela companhia!

Voltamos às 10h50 com a classificação! Siga ligado no nosso portal para acompanhar tudo o que acontece na Catalunha.

ACABOU!

Está encerrado o último treino livre para o GP da Espanha de Fórmula 1! Novamente, a McLaren lidera: Piastri é o mais rápido da sessão, com 1:12.387, o melhor tempo do final de semana até aqui. Norris fica em segundo e Leclerc, em terceiro. O brasileiro Gabriel Bortoleto fecha em 11º.

 

Depois que todos os pilotos completaram as que parecem ser suas últimas voltas rápidas no TL3, Bortoleto e Hulkenberg caíram para 11º e 12º. Apesar de estarem fora do top 10, melhoraram seus desempenhos em relação ao TL1 e TL2, especialmente o brasileiro, que vai fazendo seu melhor resultado no fim de semana até então.

No speed trap, ele e Hulkenberg seguem como os mais rápidos, com um pico de 329 km/h.

Bortoleto é agora o quinto mais rápido nas retas do circuito, mas em questão de tempo, não de velocidade final. Ele fica somente a cinco décimos de Piastri se contar a média de tempo de volta em cada uma.

Piastri e Norris 'estraçalham' os melhores tempos, agora. O australiano crava 1:12.387, superando em quatro décimos sua marca no TL2. Norris, que não fez a volta perfeita, foi cinco décimos mais lento que o companheiro de McLaren.

 

Bortoleto e Hulkenberg dão um salto na classificação e vão para quarto e quinto, respectivamente. Atrás somente de Verstappen, Russell e Alonso.

O único incidente do TL3 até agora foi uma pequena escapada de Lawson, que jogou alguma brita na pista. Nada mais sério aconteceu, no entanto.

 

Verstappen é o primeiro a superar o tempo de Russell, com 1:13.375, tempo ainda mais alto que o melhor do TL2, de Piastri.

16 minutos restando para o final do TL3 e os pilotos calçam novos jogos de pneus para o último 'sprint' de voltas rápidas.

Piastri com algumas dificuldades de registrar sua volta rápida. Agora há pouco, ele teve que voltar aos boxes antes da hora ao reportar que tinha alguma coisa "dura" em seu cockpit, talvez uma ferramenta que caiu por ali?

 

Meia hora de TL3 completa e esta é a classificação:

  1. Russell
  2. Antonelli
  3. Norris
  4. Leclerc
  5. Hamilton
  6. Alonso
  7. Verstappen
  8. Sainz
  9. Albon
  10. Hadjar
  11. Stroll
  12. Piastri
  13. Hulkenberg
  14. Lawson
  15. Tsunoda
  16. Gasly
  17. Ocon
  18. Bearman
  19. Bortoleto
  20. Colapinto

Os dois carros da Sauber são os mais rápidos de reta. Tanto Bortoleto quanto Hulkenberg atingiram 329 km/h no speed trap. Nada de muito novo para a equipe, sempre entre as melhores em velocidade final. Os dois, no entanto, estão fora do top 10 na tabela de tempos do TL3.

Antonelli é o único piloto que ainda não marcou tempo, mas ele vai agora à pista, de pneus macios, para registrar a primeira marca.

Bortoleto caiu para 18ª à medida em que quase todos os pilotos do grid completam as primeiras voltas rápidas.

É Russell a ser o mais rápido agora, marcando 1:13.396 de pneus médios. A marca supera a melhor do TL1, mas ainda atrás da melhor do TL2.

Leclerc vai à ponta com 1:13.941, tempo ainda acima de ambos os melhores do TL1 e TL2.

Bortoleto é, por enquanto, o 7º, mas ainda restam muitos pilotos a completarem as primeiras voltas rápidas.

Sainz supera o tempo de Norris, de pneus macios, mas Piastri abre agora uma volta rápida, de médios.

 

Tempo ainda bem acima do melhor do fim de semana até o momento, que é o de Piastri no TL2, em 1:12.760.

Agora sim, com pouco mais de 15 minutos de treino decorridos, as equipes mandam os pilotos à pista para as primeiras voltas rápidas. Norris, por enquanto, é o primeiro, com 1:14.540, de médios.

Dez minutos de treino e, por enquanto, nenhuma volta rápida. Os únicos pilotos na pista agora são Bortoleto e Colapinto, que calçam pneus médios.

Pouquíssimos carros na pista no momento, a maioria dos pilotos ainda está nos boxes analisando dados com as equipes e guardando pneus. A dupla da Aston Martin, Alonso e Stroll, é a única que saiu para algumas voltas e fazer um treino de pit stop.

Bortoleto deve melhorar

Vale lembrar que Bortoleto ainda não correu com o pacote de atualizações que a Sauber traz para Barcelona, por isso ficou atrás de Hulkenberg tanto no TL1 quanto no TL2. A expectativa é de que ele ganhe algumas posições no TL3.

Relembrando o TL1 e o TL2:

Como vem acontecendo em quase todo final de semana, a McLaren foi a mais rápida nos primeiros treinos livres em Barcelona. Norris liderou o TL1, enquanto Piastri ficou na ponta no TL2. O brasileiro Gabriel Bortoleto, por sua vez, ficou em 16º e 17º, respectivamente.

Resultado do TL1:

Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo Pneus km/h
1 L. NorrisMcLaren 4 29

1'13.718

  S 227.423
2 M. VerstappenRed Bull Racing 1 18

+0.367

1'14.085

0.367 S 226.296
3 L. HamiltonFerrari 44 29

+0.378

1'14.096

0.011 S 226.263
4 C. LeclercFerrari 16 31

+0.520

1'14.238

0.142 S 225.830
5 O. PiastriMcLaren 81 28

+0.576

1'14.294

0.056 S 225.660
6 L. LawsonRB 30 28

+0.621

1'14.339

0.045 S 225.523
7 O. BearmanHaas F1 Team 87 26

+0.879

1'14.597

0.258 S 224.743
8 I. HadjarRB 6 26

+0.887

1'14.605

0.008 S 224.719
9 Y. TsunodaRed Bull Racing 22 27

+0.925

1'14.643

0.038 S 224.605
10 P. GaslyAlpine 10 28

+1.028

1'14.746

0.103 S 224.295
11 G. RussellMercedes 63 32

+1.033

1'14.751

0.005 M 224.280
12 L. StrollAston Martin Racing 18 24

+1.068

1'14.786

0.035 S 224.175
13 F. AlonsoAston Martin Racing 14 20

+1.080

1'14.798

0.012 S 224.139
14 N. HulkenbergSauber 27 21

+1.147

1'14.865

0.067 S 223.939
15 C. Sainz Jr.Williams 55 26

+1.217

1'14.935

0.070 M 223.729
16 G. BortoletoSauber 5 23

+1.437

1'15.155

0.220 S 223.074
17 R. HirakawaAlpine 50 23

+1.580

1'15.298

0.143 S 222.651
18 A. AntonelliMercedes 12 31

+1.651

1'15.369

0.071 M 222.441
19 V. MartinsWilliams 45 26

+1.804

1'15.522

0.153 M 221.990
20 F. ColapintoAlpine 43 19

+1.812

1'15.530

0.008

S

221.967

 

Resultado do TL2:

Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo Pneus km/h
1 O. PiastriMcLaren 81 28

1'12.760

  S 230.417
2 G. RussellMercedes 63 32

+0.286

1'13.046

0.286 S 229.515
3 M. VerstappenRed Bull Racing 1 30

+0.310

1'13.070

0.024 S 229.440
4 L. NorrisMcLaren 4 31

+0.310

1'13.070

0.000 S 229.440
5 C. LeclercFerrari 16 33

+0.500

1'13.260

0.190 S 228.845
6 A. AntonelliMercedes 12 31

+0.538

1'13.298

0.038 S 228.726
7 F. AlonsoAston Martin Racing 14 28

+0.541

1'13.301

0.003 S 228.717
8 P. GaslyAlpine 10 30

+0.625

1'13.385

0.084 S 228.455
9 I. HadjarRB 6 29

+0.640

1'13.400

0.015 S 228.408
10 L. LawsonRB 30 29

+0.734

1'13.494

0.094 S 228.116
11 L. HamiltonFerrari 44 29

+0.773

1'13.533

0.039 M 227.995
12 N. HulkenbergSauber 27 30

+0.832

1'13.592

0.059 S 227.812
13 Y. TsunodaRed Bull Racing 22 31

+0.923

1'13.683

0.091 S 227.531
14 C. Sainz Jr.Williams 55 34

+0.961

1'13.721

0.038 S 227.414
15 A. AlbonWilliams 23 32

+1.079

1'13.839

0.118 S 227.050
16 L. StrollAston Martin Racing 18 17

+1.079

1'13.839

0.000 S 227.050
17 G. BortoletoSauber 5 27

+1.199

1'13.959

0.120 S 226.682
18 E. OconHaas F1 Team 31 30

+1.245

1'14.005

0.046 S 226.541
19 O. BearmanHaas F1 Team 87 20

+1.366

1'14.126

0.121 S 226.171
20 F. ColapintoAlpine 43 31

+1.543

1'14.303

0.177 S 225.632

Bom dia!

Começa agora a cobertura em tempo real do Motorsport.com do terceiro e último treino livre para o GP da Espanha de Fórmula 1. Sejam muito bem-vindos!

Quem estará mais rápido para a classificação? Vamos descobrir agora. Vem com a gente!

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros