Recomendado para você

F1: Hamilton provoca Alonso com personagem 'rabugento' de sitcom

F1: Hamilton provoca Alonso com personagem 'rabugento' de sitcom

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Hamilton provoca Alonso com personagem 'rabugento' de sitcom
Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
Stock: Após desclassificação de Suzuki no Velocitta, confira tabela do campeonato
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Chefe da Sauber, Wheatley pede "honestidade brutal" da equipe
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: Por que nem mesmo experimentos 'extremos' ajudaram a salvar a Ferrari
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia

MotoGP
MotoGP
GP da Indonésia
ANÁLISE MotoGP: Bagnaia chegou ao fundo do poço - e precisa de ajuda após fiasco na Indonésia
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Band conquista vice-liderança de audiência com GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Horner chega a acordo com ex-funcionária e encerra processo de conduta imprópria
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Há 40 anos, Alain Prost se tornava campeão da F1 pela primeira vez

F1: Após confusão no GP da China, FIA esclarece regulamento

FIA divulgou, antes da pausa de agosto, o que foi revisto para o restante da temporada de 2024

Carlos Sainz, Ferrari SF-24, heads back to the pits after a crash which caused a red flag in Q2

GP da China foi marcado por dois incidentes que obrigaram a FIA, Federação Internacional de Automobilismo, a rever as regras do regulamento da Fórmula 1. Dessa maneira, antes da pausa de agosto, a regulamentadora divulgou as mudanças para o restante da temporada.

Leia também:

Durante a classificação em Shanghai, em abril, Carlos Sainz 'rodou' e acabou danificando a asa dianteira do carro. Tendo ficado parado por longos minutos, os comissários decidiram acionar a bandeira vermelha para interromper a sessão e retirar o monoposto.

Porém, o carro 55 conseguiu voltar à pista sem ajuda e retornou ao pit, completando a sessão e se classificando em sétimo. No regulamento válido durante aquela prova, segundo o Artigo 39.6, a regra dizia que caso um carro ficasse parado na pista durante a classificação, ele não poderia voltar à sessão.

"Qualquer piloto que pare com o carro na pista durante a classificação ou na classificação para a corrida Sprint não será permitido continuar naquela sessão".

À época, a Aston Martin levantou a questão e protestou contra o resultado da classificação, mas a regulamentadora da prova não aceitou o pedido naquele fim de semana.

Agora, como parte das mudanças apresentadas ao regulamento antes de agosto, a FIA divulgou que fez uma adição ao Artigo 39.6:

"Qualquer piloto que pare com o carro em qualquer área além do pitlane durante a classificação ou a classificação para a Sprint e receba assistência física não será permitido continuar naquela sessão".

Carlos Sainz, Ferrari SF-24, spins out in Q2 causing car damage and a red flag

Carlos Sainz, Ferrari SF-24, spins out in Q2 causing car damage and a red flag

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Dessa forma, de acordo com o regulamento revisado, Sainz não seria punido e poderia continuar na sessão, uma vez que não recebeu nenhuma ajuda externa e conseguiu retornar para a pista sozinho.

A mudança trouxe maior clareza para futuros eventos similares que podem acontecer nas próximas provas após a pausa de agosto e devem prevenir a necessidade de novos protestos por parte das outras equipes.

Um segundo evento no GP da China fez com que a FIA precisasse rever outra regra. Dessa vez, a regulamentadora precisou discutir se os pilotos podem pagar penalidades aplicadas durante a corrida Sprint na prova de domingo.

Acontece que, durante o sábado na China, Fernando Alonso teve uma colisão com Sainz na volta 9, ao tentar ultrapassar o piloto da Ferrari, o que lhe custou uma penalidade de tempo. Porém, como o bicampeão mundial precisou retirar seu carro da pista antes da finalização da prova, essa punição não seria paga em nenhum momento.

Assim, a mudança feita no Artigo 54.3d, diz que a situação mudará nas próximas corridas. Isso porque, com a adição feita à regra, a FIA prevê que, nesses casos, o piloto receberá uma punição de grid, perdendo posições na largada da próxima etapa.

"Se qualquer uma das [penalidades acima] for imposta a um piloto, e esse piloto não puder cumprir a penalidade por não ter sido classificado na corrida sprint ou na corrida no caso de a) ou b) ou por ter abandonado a corrida sprint ou a corrida no caso de c) ou d), os comissários podem impor uma penalidade de posição no grid ao piloto na próxima corrida".

DI GRASSI EXCLUSIVO: F1 atual, F-E, PREOCUPAÇÕES com AUDI e futuro de BRASILEIROS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #293 - O que levou Sainz a optar pela Williams? Justifica Red Bull confiar em Pérez?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Ludmilla revela gafe inimaginável com Hamilton e surpreende heptacampeão; entenda
Próximo artigo Quem são os empresários dos pilotos do grid atual da F1? O que eles fazem?

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros