F1 - Após elogios a Pietro, Haas dá atualização sobre contratos de pilotos: Hulkenberg está 'seguro', mas e Magnussen?
Kevin tem situação incerta com relação a futuro na equipe norte-americana, enquanto Nico deve ter renovação encaminhada em breve; saiba mais
Em meio às especulações sobre o mercado da Fórmula 1 depois da substituição do holandês Nyck de Vries pelo australiano Daniel Ricciardo na AlphaTauri, a Haas falou sobre a situação contratual de seus competidores titulares, o alemão Nico Hulkenberg e o dinamarquês Kevin Magnussen.
A atualização vem após o chefe do time norte-americano, Gunther Steiner, elogiar o terceiro piloto da escuderia, Pietro Fittipaldi. Competidor reserva e de testes da equipe de propriedade de Gene Haas, ele voltou a satisfazer o esquadrão dos Estados Unidos na semana passada, em Silverstone.
Depois do GP da Grã-Bretanha, o neto de Emerson Fittipaldi foi à pista inglesa para testes com os pneus da Pirelli de 2024, voltando a mostrar bom desempenho a bordo de um F1 da Haas, pela qual substituiu Romain Grosjean nos GPs de Sakhir e Abu Dhabi de 2020 após grave acidente do francês.
Dias antes do teste em Silverstone, o brasileiro venceu as 6 Horas de Monza do WEC (Campeonato Mundial de Endurance, na sigla em inglês) na classe LMP2 pela equipe JOTA. Ao falar sobre a performance de Pietro no WEC e no teste da Pirelli, Steiner disse: “Ele é sempre muito bom”.
Com isso, a expectativa por uma eventual promoção de Fittipaldi à titularidade da Haas voltou à tona nas redes sociais, com alguns internautas lembrando que o brasileiro brigou por uma vaga no time em 2022, quando o russo Nikita Mazepin foi dispensado por causa da Guerra da Ucrânia.
No fim das contas, quem ficou com o assento foi Magnussen, que retornou à escuderia. Depois, quem acabou perdendo vaga foi o alemão Mick Schumacher, substituído pelo compatriota 'Hulk' para 2023. Ao que tudo indica, Nico deve ser mantido como titular da Haas em 2024. Mas e Kevin?
Gunther fala sobre Hulkenberg e Magnussen 'abre o jogo'
Ao Sport1.de, Steiner deu a entender que a renovação de Hulk deve ser encaminhada até antes do recesso da F1, em agosto. O chefe de equipe italiano disse que vai “certamente trabalhar no novo contrato” em breve: “O Sr. [Gene] Haas está vindo para a Hungria e Spa. Já conversamos sobre isso”.
Sobre Hulk, que não foi titular da F1 entre 2020 e 2022, Steiner afirmou: “Eu não esperava que ele entrasse em forma imediatamente. Ele entrou 'direto' e funcionou imediatamente. Sabíamos que ele era bom, todos sabíamos disso, mas não sabíamos que ele estaria em forma imediatamente.”
A situação de Magnussen, por outro lado, é um pouco mais incerta, uma vez que o dinamarquês tem sofrido para acompanhar o ritmo de seu companheiro alemão, em quadro oposto ao que se verificou com Mick. Nos qualis, Kevin perde para Nico por 8 a 2. Na tabela, 9 a 2 para Hulkenberg.
De todo modo, o piloto da Dinamarca não parece preocupado, conforme declarou ao Mirror. Além disso, as experiências da Haas com pilotos novatos nos últimos anos, tanto com Schumacher quanto com Mazepin, devem pesar a favor de uma renovação com Kevin, conforme já 'sugeriu' Steiner.
Magnussen, então, garante não estar "muito preocupado" com a renovação e sugeriu ao jornal britânico que também terá conversas sobre seu novo contrato logo, assim como no caso de Hulk. O Motorsport.com acompanha os próximos capítulos e cobre o GP da Hungria in loco em Budapeste.
Ricciardo substitui de Vries: Red Bull foi injusta com Nyck?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate o que esperar de Ricciardo em seu retorno à F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.