Recomendado para você

VÍDEO F1: Stroll é punido após batida em Ocon na sprint de Austin

VÍDEO F1: Stroll é punido após batida em Ocon na sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
VÍDEO F1: Stroll é punido após batida em Ocon na sprint de Austin
F1: Verstappen quer mais ritmo de corrida da Red Bull nos EUA

F1: Verstappen quer mais ritmo de corrida da Red Bull nos EUA

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen quer mais ritmo de corrida da Red Bull nos EUA
F1: Norris e Piastri ficam 'em cima do muro' após abandono duplo na sprint de Austin

F1: Norris e Piastri ficam 'em cima do muro' após abandono duplo na sprint de Austin

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Norris e Piastri ficam 'em cima do muro' após abandono duplo na sprint de Austin
AO VIVO F1: McLarens batem em sprint de Austin e Verstappen triunfa; acompanhe debate

AO VIVO F1: McLarens batem em sprint de Austin e Verstappen triunfa; acompanhe debate

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
AO VIVO F1: McLarens batem em sprint de Austin e Verstappen triunfa; acompanhe debate
F1: Verstappen vence sprint caótica em Austin; dupla da McLaren bate e abandona e Bortoleto é 11°

F1: Verstappen vence sprint caótica em Austin; dupla da McLaren bate e abandona e Bortoleto é 11°

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1: Verstappen vence sprint caótica em Austin; dupla da McLaren bate e abandona e Bortoleto é 11°
F1 - CEO da McLaren, Brown culpa Hulkenberg pela batida de Norris e Piastri: "Não tinha que estar ali"

F1 - CEO da McLaren, Brown culpa Hulkenberg pela batida de Norris e Piastri: "Não tinha que estar ali"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
F1 - CEO da McLaren, Brown culpa Hulkenberg pela batida de Norris e Piastri: "Não tinha que estar ali"
VÍDEO: Norris e Piastri batem na largada e abandonam sprint do GP dos Estados Unidos de F1

VÍDEO: Norris e Piastri batem na largada e abandonam sprint do GP dos Estados Unidos de F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
VÍDEO: Norris e Piastri batem na largada e abandonam sprint do GP dos Estados Unidos de F1
ANÁLISE F1: Crise na Ferrari continua e 'solavancos' de Austin não podem ser 'culpados'

ANÁLISE F1: Crise na Ferrari continua e 'solavancos' de Austin não podem ser 'culpados'

Fórmula 1
Fórmula 1
GP dos Estados Unidos
ANÁLISE F1: Crise na Ferrari continua e 'solavancos' de Austin não podem ser 'culpados'

F1: Após polêmicas em Mônaco, FIA confirma nova abordagem sobre linhas do pitlane

Informação foi retificada pelo diretor de provas Niels Wittch em suas notas para o GP do Azerbaijão

Valtteri Bottas, Alfa Romeo C42

Após o protesto falho da Ferrari contra Max Verstappen no GP de Mônaco por cruzar a linha de saída do pitlane, a FIA deixou claro que as revisões feitas à norma trouxeram uma mudança na abordagem do que os pilotos podem fazer. Agora, o diretor de provas da Fórmula 1 Niels Wittich confirmou formalmente que os carros podem passar pelas linhas de entrada e saída do pitlane.

Enquanto na versão anterior das normas os pilotos quebravam o regulamento ao tocar estas linhas, o modelo atual explica que os carros não podem cruzar a linha, determinado por colocar uma roda inteira além

Leia também:

Nas notas pré-corrida divulgadas até Mônaco, vinha sendo dito que os pilotos tinham que se manter estritamente ao lado da linha. Mas após o que ocorreu em Monte Carlo, Wittich revisou a mensagem neste fim de semana para pilotos e equipes.

Nas notas para o GP do Azerbaijão, a seção relevante sobre linhas de entrada e saída do pitlane diz: "Segundo o Capítulo 4, Artigos 4 e 5 do Apêndice L do Código Desportivo Internacional, os pilotos devem seguir os procedimentos de entrada e saída dos pits".

Isso significa que os pilotos podem colocar os carros além das linhas, desde que não ultrapassem o limite de um pneu inteiro.

O que diz o Código Desportivo Internacional?

Como dito por Wittich nas notas, essa questão é coberta pelo Capítulo 4 do Apêndice L do Código Desportivo Internacional. O regulamento foi alterado neste ano, superando a violação do modelo anterior. Antes dizia que 'nenhuma' parte do carro poderia cruzar a linha branca, trocando para 'pneu'. Veja o que o documento diz:

4 - Entrada do pitlane

a) A seção da pista que vai desde a primeira linha do safety car (SC1) até o pitlane é considerada "entrada do pitlane".
b) Durante a competição, o acesso ao pitlane se faz apenas por esse local.
c) Qualquer piloto que tem a intenção de sair da pista para entrar no pitlane deve garantir que isso seja feito de modo seguro.
d) Exceto em casos de força maior (acatados assim pelos comissários), qualquer pneu de um carro entrando no pitlane não pode cruzar, em qualquer direção, qualquer linha pintada na pista na entrada do pitlane, com o propósito de separar os carros que estão entrando no pitlane dos que estão na pista.

5 - Saída do pitlane

a) A seção da pista que vai desde o fim do pitlane até a segunda linha do safety car (SC2) até o pitlane é considerada "saída do pitlane".
b) Haverá uma luz verde e uma vermelha (ou sinais similares) na saída do pitlane. Os carros somente podem sair quando a luz verde estiver acionada (ou se o sinal equivalente estiver acionado).
c) Exceto em casos de força maior (acatados assim pelos comissários), qualquer pneu de um carro saindo no pitlane não pode cruzar, em qualquer direção, qualquer linha pintada na pista na entrada do pitlane, com o propósito de separar os carros que estão saindo do pitlane dos que estão na pista.

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações para ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #181 – O que novo carro da F1 tem de melhor e pior até agora?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1: Alonso baterá recorde incrível de Schumacher em Baku; saiba mais
Próximo artigo F1: Alfa Romeo revela pintura especial para o GP do Azerbaijão

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros