F1: Após revolta e dedo do meio, Ocon e Gasly dão suas versões para ordens da Alpine

Equipe ordenou troca no final do GP do Japão, causando nervosismo do piloto que faz estreia pelo time francês

Esteban Ocon, Alpine A523, Pierre Gasly, Alpine A523

Foto de: Andy Hone / Motorsport Images

Esteban Ocon disse que a política da Alpine sobre a troca de posições de seus pilotos sempre foi “clara”, após a reação furiosa de Pierre Gasly no GP do Japão de Fórmula 1.

Nas etapas finais do GP em Suzuka, foi pedido a Gasly para deixar Ocon passar para retribuir o favor do início da corrida, já que a dupla ficou em nono e décimo lugar.

Leia também:

Ele inicialmente se recusou a obedecer e só deixou Ocon passar na última curva da última volta, após repetidos apelos de seu engenheiro de corrida.

Gasly reagiu furiosamente porque sentiu que era o carro mais rápido do dia e estaria sempre à frente graças à sua estratégia mais rápida.

Mas o chefe interino da equipe, Bruno Famin, disse que a mudança era a coisa certa a fazer porque Gasly só foi autorizado a ultrapassar Ocon para ver se conseguia ultrapassar o Aston Martin de Fernando Alonso.

Do ponto de vista de Ocon nunca houve qualquer confusão, porque ele sentiu que a política da Alpine sobre o assunto tinha sido consistente.

“Estou nesta equipe há quatro anos e a regra sempre foi esta, com Daniel [Ricciardo], com Fernando”, respondeu ele quando o Motorsport.com lhe perguntou se sempre ficou claro para ele que ele iria recuperar a posição.

“Se um piloto troca de posição, então naquele caso eu dei a posição a Pierre, ele precisa ficar na frente de Fernando, para manter essa posição.

"Caso contrário, você simplesmente devolve o lugar ao seu companheiro de equipe. Foi sempre isso que fizemos. Se eu estiver do outro lado, obviamente farei o mesmo."

Ocon sentiu que o argumento de Gasly de que ele era o carro mais rápido e, portanto, deveria ter merecido manter a posição, não importava nesta situação.

“Não é realmente relevante”, explicou ele. "Você pode ser tão rápido quanto quiser. Se você não fizer a ultrapassagem, nunca saberá quem estará na frente. E antes disso, eu estava na frente.

“Obviamente, discutiremos isso para ver o que poderíamos ter feito melhor, [mais] claramente como equipe.

“Mas se você olhar para o Brasil 2021, foi o mesmo com o Fernando, se você olhar para Sochi [2020], o mesmo com o Daniel.

 

O outro lado

Gasly deu os seus argumentos sobre o caso:  “Isso não foi discutido antes da corrida”, disse. “Ficou claro com a estratégia que eles planejaram que em algum momento Esteban iria me superar, mas meu ritmo era mais rápido e eu teria que ultrapassá-lo.

“Eu o ultrapassei de qualquer maneira na pista porque tinha pneus mais novos.

“Nunca foi dito que precisaríamos inverter as posições novamente porque larguei na frente e estive sempre na frente.

“Como equipe, 10º e nono ou nono e 10º é a mesma coisa, mas definitivamente não era algo que eu esperava. E não é algo que eu realmente entendo tão bem quanto eu era o carro líder, então vamos conversar sobre isso.”

"Estou ao volante e meu trabalho é ir o mais rápido possível. Estou dando tudo que posso. Por que desistir de uma posição, por que motivo..."

Gasly disse que cedeu porque, embora não entendesse a decisão, também não queria colocar seus próprios interesses antes dos da equipe.

“Hoje coloco a equipe na minha frente e é isso que farei de qualquer maneira”, acrescentou. “Não entendo a decisão da equipe, mas respeitei e deixei o Esteban passar, mas no final são três pontos para a equipe e é isso que teremos que olhar”.

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast debate tensão interna na Mercedes e até quando Pérez 'sobrevive' na Red Bull

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Veja o que Verstappen precisa para garantir tricampeonato no GP do Catar
Próximo artigo F1: Vettel negocia volta às pistas como companheiro de Button e Kubica

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil