Últimas notícias

F1 aprova corridas classificatórias aos sábados; Brasil é dúvida

Novas 'provas' estão confirmadas em Silverstone e Monza, mas Interlagos ainda está pendente de confirmação

The drivers line up for the start

As equipes da Fórmula 1 aprovaram por unanimidade a realização de corridas classificatórias aos sábados em 2021, com o formato devendo ser testado nos eventos de Silverstone, na Grã-Bretanha, e Monza, na Itália. Porém, há dúvidas sobre Interlagos, no Brasil.

A incógnita se deve ao fato de que o GP de São Paulo, como a corrida passa a ser chamada a neste ano, pode não ocorrer. A situação da pandemia no País ainda é preocupante e o australiano Daniel Ricciardo, da McLaren, manifestou dúvida sobre a realização da prova, inicialmente cotada para receber as corridas classificatórias. Em relação a Silverstone e Monza, ainda não há confirmação oficial, mas o Motorsport.com apurou tal tendência.

O editor recomenda:

De todo modo, após uma votação da comissão da F1 nesta segunda-feira, o assunto atraiu o apoio de todos os times. Embora o plano ainda precise da aprovação formal do Conselho Mundial de Esportes Motorizados da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) antes de ser colocado no livro de regras, isso deve ser uma formalidade. A ideia é realizar uma corrida classificatória de 100 km no sábado em três GPs neste ano.

O resultado desta corrida vai decidir o grid para o evento principal de domingo, além de oferecer um pequeno número de pontos (3-2-1) para os três primeiros colocados. O CEO da F1, Stefano Domenicali, disse: “Estamos entusiasmados com esta nova oportunidade que trará aos nossos fãs um fim de semana de corrida ainda mais envolvente em 2021. Ver os pilotos 'lutando' por três dias será uma experiência incrível."

“Tenho certeza que eles vão adorar. Estou muito feliz que todas as equipes apoiaram este plano, é uma prova de nossos esforços unidos para continuar a envolver os fãs de novas formas, garantindo que permaneçamos comprometidos com a herança e a meritocracia de nosso esporte", completou Domenicali, que assumiu o comando da categoria em substituição a Chase Carey no começo de 2021.

Situação do Brasil

A corrida classificatória a ser realizada fora da Europa tendia a ocorrer no Brasil, mas uma decisão será tomada mais adiante. De todo modo, o presidente da FIA, Jean Todt, celebrou a aprovação do novo formato.

“A F1 está se mostrando mais forte do que nunca com todas as partes interessadas trabalhando juntas dessa forma. Muito foi feito para garantir que os aspectos esportivos, técnicos e financeiros do formato sejam justos”, afirmou.

Como funcionará o formato dos GPs com corridas classificatórias (sprint races)?

Sexta-feira:

- De manhã, treino livre de uma hora com dois jogos de pneus para as equipes, com escolha livre.

- À tarde, formato de qualificação normal, com cinco conjuntos de pneus macios disponíveis.

 

Sábado:

- De manhã, treino livre de uma hora com dois jogos de pneus para as equipes, com escolha livre.

- À tarde, corrida classificatória com duração de aproximadamente 100 km, com dois jogos de pneus para as equipes.

 

Domingo:

- Corrida 'normal', com distância padrão e os jogos restantes de pneus.

 

Em caso de chuva:

• Três conjuntos de pneus de chuva e quatro conjuntos de pneus intermediários estarão disponíveis no início do evento

• Se o primeiro treino livre ou a qualificação de sexta forem no molhado, as equipes receberão um conjunto adicional de intermediários, mas devem devolver um conjunto intermediário usado antes da corrida sprint.

• Se a corrida sprint for no molhado, as equipes podem devolver um conjunto de pneus de chuva ou intermediários - que serão então substituídos por um novo conjunto de intermediários.

• Haverá um máximo de nove conjuntos de pneus de chuva e intermediários no total.

 

Novas regras do parque fechado

Em uma tentativa de manter os custos baixos e evitar que as equipes construam carros 'especiais' de qualificação na sexta-feira, a categoria mudará os regulamentos do parque fechado.

Após o início da corrida sprint, os carros estarão em pleno parque fechado. No entanto, entre a sessão de qualificação de sexta-feira e o início da corrida de sábado, algumas alterações limitadas serão permitidas.

Um pequeno número de componentes (a serem confirmados) pode ser trocado e a distribuição de peso do carro pode ser alterada. A unidade de potência e o resfriamento da caixa de câmbio também podem ser ajustados para as condições ambientais se houver uma oscilação de 10 graus centígrados entre as sessões de qualificação e a corrida sprint, de sexta-feira e sábado.

Ex-companheiro de SENNA POLEMIZA sobre o que Ayrton acharia da F1 atual em ÍMOLA e cita RATZENBERGER

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

PODCAST: Por que temporada de 2021 promete ser a mais equilibrada dos últimos anos?

 

.

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior ANÁLISE: Entenda por que mudanças nas regras da F1 impedem que categoria fique obsoleta
Próximo artigo Andretti critica sistema de superlicença da F1: "Mazepin tem uma, mas os melhores da Indy não"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil