F1: Arábia Saudita será palco da abertura da temporada 2024

Antecipação foi solicitada para evitar que data da corrida colidisse com início do Ramadã

Fireworks light the sky at the end of the race

A Fórmula 1 fechou um lucrativo acordo de dez anos para correr na Arábia Saudita a partir de 2021, com planos de eventualmente sair do circuito de Jeddah para a nova cidade de Qiddiyah (atualmente em construção).

A corrida se juntou ao calendário como a penúltima prova de 2021, em 2022 aconteceu durante a primavera sendo a segunda rodada depois do GP de abertura, no Bahrein. No próximo ano voltará a ser a segunda corrida do ano, mas não por muito tempo, já que Jeddah será a corrida de abertura da temporada 2024.

A informação surgiu no anúncio do governo de Victoria de que o GP da Austrália tinha fechado uma extensão de dois anos no contrato, assegurando que a F1 seguirá visitando Melbourne até 2037. O comunicado diz: "Parte do acordo prevê que Melbourne seja a primeira corrida da temporada da Fórmula 1 por pelo menos quatro aos, entre 2023 e 2037, e que a Arábia Saudita seja a primeira corrida da temporada de 2024 da Fórmula 1 por respeito ao Ramadã".

O Ramadã em 2024 começa no domingo, 10 de março, na Arábia Saudita e dura até 8 de abril, o que significa que a temporada provavelmente começaria no princípio de março.

Lando Norris, McLaren MCL36

Lando Norris, McLaren MCL36

Photo by: Sam Bloxham / Motorsport Images

Por conta do acordo anterior, a Austrália deveria ser a etapa inicial em 2024, mas uma petição do promotores da Arábia Saudita pela sediar o seu GP antes do Ramadã provocou a mudança de data. A Austrália é o palco para abertura da temporada da F1 desde que Melbourne se juntou ao calendário em 1996 até 2019, com exceção de 2006 e 2010.

Depois que o início da temporada de 2020 na Austrália foi cancelado por conta da Covid-19, Melbourne voltou ao calendário neste ano como a terceira rodada depois do Bahrein e da Arábia Saudita. No calendário de 2023, Bahrein e Arábia Saudita acontecerão antes do Ramadã, de 22 de março até 21 de abril. 

No ano que vem, o Bahrein também será palco dos testes da pré-temporada durante três dias (de 23 a 25 de fevereiro), antes da corrida que abre o calendário no dia 5 de março.

VÍDEO: Ricciardo será sombra para Pérez na Red Bull?

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast: 'era Verstappen' tem prazo de validade na F1?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Mais de R$5mi para Verstappen e 'apenas' 60 mil para novatos: veja valores da superlicença da F1 2023
Próximo artigo F1: Motores Red Bull voltam a ter nome da Honda em 2023

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil Brasil