F1: Barcelona aposta em reforma de R$ 270 milhões para permanecer no calendário

Organizadores estão otimistas para permanência de circuito na categoria, mas terão grande concorrência pela frente

Circuit De Barcelona Catalunya renovation

Foto de: Circuit de Barcelona-Catalunya

Os organizadores da corrida de Fórmula 1 de Barcelona estão confiantes de que um plano de renovação de 50 milhões de euros pode ajudar o evento a permanecer no calendário para além de 2026, apesar da mudança do GP da Espanha para Madri.
No início deste mês, a F1 anunciou que o GP da Espanha mudaria de Barcelona, onde é realizado continuamente desde 1991, para um novo circuito de rua híbrido no complexo IFEMA em Madri a partir de 2026.
Leia também:
O contrato atual de Barcelona expira depois de 2026, o que significa que a temporada terá duas corridas na Espanha pela primeira vez desde os GPs de Valência, entre 2008 e 2012.
O CEO da F1, Stefano Domenicali, fez questão de enfatizar que a mudança da F1 para Madrid não significava necessariamente o fim de Barcelona. Mas com muita procura para o calendário, parece improvável que o evento de Barcelona consiga coexistir com Madri para além dos seus termos atuais.
No entanto, os chefes de Barcelona estão otimistas quanto ao futuro do seu evento, esperando que a conclusão de um projeto de reforma de 50 milhões de euros - quase R$ 270 milhões - ajude a conseguir um novo acordo.
Nos últimos anos, o Circuito de Barcelona-Catalunha tem recebido críticas pelas suas instalações desatualizadas e pela experiência ruim para os torcedores. A edição de 2022 foi marcada por questões logísticas, o que motivou um pedido de desculpas dos promotores e uma exigência da F1 para melhorar os seus problemas de acesso.
Em uma reunião de imprensa com a presença do Motorsport.com, autoridades do circuito e do governo catalão estavam otimistas de que a reforma em grande escala em Montmeló aliviará alguns desses problemas de controle de multidões e fortalecerá a reivindicação de Barcelona em uma vaga na F1.
O projeto, que começou há mais de dois anos e deverá ser concluído antes do GP da Espanha deste ano, em junho, inclui uma remodelação do complexo de boxes e a construção de um novo terraço coberto para abrigar o Paddock Club.
Oscar Piastri, McLaren MCL60, Nyck de Vries, AlphaTauri AT04

Photo by: Andy Hone / Motorsport Images

Oscar Piastri, McLaren MCL60, Nyck de Vries, AlphaTauri AT04

Também conta com uma nova torre de controle e uma passarela na reta oposta que conectará o paddock à área do estádio e abrigará uma grande área de hospitalidade.
Com o nome do GP da Espanha mudando para Madri, os dirigentes de Barcelona não chegaram a confirmar o novo nome para a corrida de F1 de 2026, mas o GP de Barcelona, ​​o GP da Catalunha e o GP da Europa são considerados as opções mais plausíveis.
Para 2027 e além, Barcelona enfrentará uma competição acirrada por uma vaga no calendário de 2024 corridas da F1, com rumores recentes sugerindo que o patrocinador da Mercedes, Petronas, está interessada em reviver o GP da Malásia de Kuala Lumpur.

As CONSEQUÊNCIAS do 'fico' de Norris: RED BULL vai atrás de QUEM agora que Lando ficará na McLaren?

Podcast #267 - Par ou ímpar: Renovados, quem você escolheria entre Norris e Leclerc?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 | "Se ele tem um caso, nós temos um caso", diz Wolff, chefe da Mercedes, sobre ação de Massa em busca do título de 2008
Próximo artigo Berger compara 'super-heroísmo' dos pilotos da MotoGP contra 'bolha protetora' da F1

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil