F1 - Ben Sulayem: Demissão de Herbert foi por "conflito de interesses"
Para o presidente da FIA, processo de saída do ex-piloto do cargo era inevitável
![Mohammed Ben Sulayem, President, FIA, arrives at the track](https://cdn-5.motorsport.com/images/amp/24vrmAN6/s1000/mohammed-ben-sulayem-president.jpg)
Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images
O presidente da FIA, Mohammed Ben Sulayem, declarou que a razão por trás da demissão de Johnny Herbert do cargo de comissário da Fórmula 1 foi o conflito de interesses e enfatizou o compromisso da Federação em manter a imparcialidade.
Ben Sulayem acrescentou que o fato de Herbert ser tanto um membro do painel de juízes quanto uma personalidade da mídia criou uma situação difícil.
Falando na Cúpula de Oficiais da FIA no Circuito Permanente del Jarama, em Madri, Ben Sulayem declarou: "Johnny foi um comissário muito bom, mas houve um conflito de interesses e ele sabe disso".
"Você não pode ser jornalista de uma grande empresa, expressar seu ponto de vista e atuar como comissário ao mesmo tempo. Porque você pode dizer: 'O melhor cenário para mim é que fulano ganhe'".
O presidente da FIA enfatizou que tal situação levanta questões sobre a tomada de decisões durante as corridas de F1, acrescentando:
"E se o rival do seu piloto favorito estiver na liderança ou em segundo lugar, como você toma uma decisão?"
De acordo com Sulayem, a saída de Herbert era, portanto, inevitável: "O processo de separação... Ele percebeu isso e agradeceu à FIA. Nós o agradecemos pelo que ele havia feito".
Depois de deixar o cargo de comissário da F1, Johnny Herbert agora é embaixador da marca Lola na Fórmula E.
O ex-piloto de F1, de 60 anos, enfatizou que os comissários são sempre imparciais e respeitam os pilotos e as equipes da F1. Herbert negou categoricamente as alegações de parcialidade durante seu mandato como comissário, afirmando que a imparcialidade sempre foi sua prioridade.
![Johnny Herbert](http://cdn.motorsport.com/images/mgl/6VRv3B46/s1000/johnny-herbert.jpg)
Johnny Herbert
Foto: Sam Bagnall / Motorsport Images
MAX na MERCEDES, Lawson na SAUBER e +: Como seria F1 se RUMORES fossem confirmados? Com ARTHUR LEIST
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
MAX na MERCEDES, Lawson na SAUBER e +: Como seria F1 se RUMORES fossem confirmados? Com ARTHUR LEIST
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.