F1: Câmera na viseira dos pilotos deve aparecer em mais corridas no próximo ano

Novidade estreou no fim de semana do GP da Bélgica e traz uma perspectiva detalhada de como é a visão no cockpit dos carros

Charles Leclerc, Ferrari

A câmera Driver's Eye, que fica no 'olho' dos pilotos, deve aparecer na Fórmula 1 mais vezes em 2022, após um acordo entre os chefes das corridas e o fabricante do dispositivo. Desde o GP da Bélgica deste ano, a categoria tem experimentado uma nova recurso eletrônico que é posicionado na viseira do capacete.

Testado pela primeira vez por Fernando Alonso em Spa-Francorchamps, ele foi executado várias vezes ao longo da segunda metade da temporada, com Charles Leclerc utilizando-o em Abu Dhabi no último fim de semana.

Leia também:

Sucesso entre os fãs, a câmera adiciona uma dimensão extra em termos de oferecer uma perspectiva real do que os pilotos vivenciam no cockpit. Há um acordo provisório agora para implementá-la de forma mais ampla no próximo ano.

Os parceiros da F1 no empreendimento atual são capacetes Bell e sua empresa controladora Racing Force Group, que assinou uma formalidade com o detentor dos direitos comerciais do esporte sobre o uso da câmera em 2022.

Em um curto comunicado, a RFG disse que o acordo significaria que os pilotos que usam os capacetes citados em 2022 poderiam ter o dispositivo disponível para uso em todas as corridas do próximo ano.

"Driver's Eye é a microcâmera homologada pela FIA (8 milímetros de diâmetro e pesando 2,5 gramas) posicionada no nível dos olhos na viseira do capacete do piloto", disse o documento. "A tecnologia estará disponível ao longo da temporada de 2022 para todos no grid de Fórmula 1 que usam um capacete Bell."

Este ano, foram 11 com os 'cascos' da empresa: Alonso, Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen, Leclerc, Lando Norris, Esteban Ocon, George Russell, Pierre Gasly, Antonio Giovinazzi, Nicholas Latifi e Nikita Mazepin.

A F1 ainda não decidiu sobre como irá estender o uso da câmera no próximo ano, e muito vai depender das equipes aceitarem usar a tecnologia e o peso extra, mesmo que seu impacto seja mínimo em um carro de F1 que pesa cerca de 790 kg.

A câmera atualmente é homologada apenas para uso da FIA nos capacetes Bell e não pode ser usada por outros fabricantes em fins de semana de GP sem passar nos testes de segurança obrigatórios.

Após 'PROVOCAÇÃO' a Hamilton, NELSINHO PIQUET fala de POLÊMICO "patrão é meuzovo" e celebra por Max

Assine o canal do Motorsport.com no YouTube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like ('joinha') nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #152: Qual tamanho do título de Verstappen após derrotar Hamilton?

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Band negocia renovação da F1 de olho em contrato de longo prazo
Próximo artigo Sensação da Indy, Pato O'Ward acredita ter dois anos para conseguir vaga na F1

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil