F1: Câmera na viseira dos pilotos deve aparecer em mais corridas no próximo ano
Novidade estreou no fim de semana do GP da Bélgica e traz uma perspectiva detalhada de como é a visão no cockpit dos carros
A câmera Driver's Eye, que fica no 'olho' dos pilotos, deve aparecer na Fórmula 1 mais vezes em 2022, após um acordo entre os chefes das corridas e o fabricante do dispositivo. Desde o GP da Bélgica deste ano, a categoria tem experimentado uma nova recurso eletrônico que é posicionado na viseira do capacete.
Testado pela primeira vez por Fernando Alonso em Spa-Francorchamps, ele foi executado várias vezes ao longo da segunda metade da temporada, com Charles Leclerc utilizando-o em Abu Dhabi no último fim de semana.
Sucesso entre os fãs, a câmera adiciona uma dimensão extra em termos de oferecer uma perspectiva real do que os pilotos vivenciam no cockpit. Há um acordo provisório agora para implementá-la de forma mais ampla no próximo ano.
Os parceiros da F1 no empreendimento atual são capacetes Bell e sua empresa controladora Racing Force Group, que assinou uma formalidade com o detentor dos direitos comerciais do esporte sobre o uso da câmera em 2022.
Em um curto comunicado, a RFG disse que o acordo significaria que os pilotos que usam os capacetes citados em 2022 poderiam ter o dispositivo disponível para uso em todas as corridas do próximo ano.
"Driver's Eye é a microcâmera homologada pela FIA (8 milímetros de diâmetro e pesando 2,5 gramas) posicionada no nível dos olhos na viseira do capacete do piloto", disse o documento. "A tecnologia estará disponível ao longo da temporada de 2022 para todos no grid de Fórmula 1 que usam um capacete Bell."
Este ano, foram 11 com os 'cascos' da empresa: Alonso, Lewis Hamilton, Kimi Raikkonen, Leclerc, Lando Norris, Esteban Ocon, George Russell, Pierre Gasly, Antonio Giovinazzi, Nicholas Latifi e Nikita Mazepin.
A F1 ainda não decidiu sobre como irá estender o uso da câmera no próximo ano, e muito vai depender das equipes aceitarem usar a tecnologia e o peso extra, mesmo que seu impacto seja mínimo em um carro de F1 que pesa cerca de 790 kg.
A câmera atualmente é homologada apenas para uso da FIA nos capacetes Bell e não pode ser usada por outros fabricantes em fins de semana de GP sem passar nos testes de segurança obrigatórios.
Após 'PROVOCAÇÃO' a Hamilton, NELSINHO PIQUET fala de POLÊMICO "patrão é meuzovo" e celebra por Max
Assine o canal do Motorsport.com no YouTube
Podcast #152: Qual tamanho do título de Verstappen após derrotar Hamilton?
SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.