F1: Chefe da McLaren 'explode' e detona Norris e Piastri após incidente em Monza; confira

Na visão de Stella, pilotos colocaram "afirmação de si mesmos" acima da equipe

Oscar Piastri, da McLaren, e Lando Norris, da McLaren, no Parc Ferme após a corrida

Oscar Piastri, da McLaren, e Lando Norris, da McLaren, no Parc Ferme após a corrida

Sam Bloxham / Motorsport Images

O chefe da McLaren na Fórmula 1, Andrea Stella, diz que é "inaceitável" que Lando Norris e Oscar Piastri coloquem a "afirmação de si mesmos" acima da equipe após o incidente entre eles no GP da Itália.

Leia também:

Na volta 24 das 51 planejadas para a corrida, a dupla se chocou na primeira chicane, quando Piastri voltou à pista ao lado de Norris, que havia parado antes, em uma disputa pela 10ª posição. Com o australiano por dentro, a dianteira do MCL60 bateu no sidepod do britânico. Não houve grandes danos e ambos escaparam de punição dos comissários.

No entanto, o chefe da equipe, Andrea Stella classificou o incidente como "inaceitável": "Nunca deveria haver contato entre dois carros da McLaren. Houve um contato, que não se encaixa na maneira como corremos." 

"O importante é ter parâmetros claros sobre o que você considera aceitável e o que considera inaceitável. Não é uma questão de emoção. Você lida com as corridas de maneira semelhante. Isso deixa muito claro que, para qualquer piloto, há algo maior do que ele. É a equipe." 

Stella acrescentou que a McLaren não precisava necessariamente tomar medidas urgentes em resposta à batida e considerou se Piastri havia julgado mal o fato de estar usando pneus duros mais frios. 

O italiano continuou: "Eu preciso revisar. Como todas as coisas, faremos isso com calma. Não há nada que precisemos fazer com urgência. Faremos os ajustes que precisarmos. É sempre um pouco complicado quando você sai dos boxes, especialmente com pneus duros. Pode ser que Oscar estivesse tentando ver onde poderia se posicionar para manter a posição."

"Mas, com pneus mais frios, isso poderia ser um pouco mais difícil do que ele poderia ter previsto. Podemos concluir que se trata apenas de um pequeno erro de avaliação. Ambos os pilotos estavam cientes de que não poderia haver contato entre duas McLarens e foi apenas um problema de execução - todos nós temos problemas de execução." 

Oscar Piastri, McLaren MCL60, Lando Norris, McLaren MCL60

Oscar Piastri, McLaren MCL60, Lando Norris, McLaren MCL60

Foto de: Zak Mauger / Motorsport Images

Ao ser questionado se a estratégia de redução de custos da McLaren para Norris havia criado o cenário, Stella disse que continua sendo indesculpável para os pilotos "se afirmarem" colocando a equipe em risco. 

"Se o contato se deve ao fato de que houve pressão por causa do corte inferior, então temos algo a ser revisto. Porque isso significa que os pilotos colocam a equipe em risco por se autoafirmarem. Isso não é aceitável." 

Em uma corrida que terminou com uma batalha limpa da Ferrari, que foi comemorada pelos pilotos da Scuderia e pelo chefe de equipe Fred Vasseur, Stella acrescentou que sua dupla também estava "livre para correr". 

"Meu papel é dar a eles princípios e um parâmetro claro dentro do qual possam correr. É isso que queremos ver - é emocionante ver como as Ferraris hoje."

"Em termos de como se manter dentro do parâmetro, não cabe a nós dizer, porque não somos os pilotos. Na verdade, cabe a eles ter a habilidade de dizer: 'os pneus estão um pouco frios, talvez eu precise de mais margem'. Eles precisam entender que a linha não deve ser ultrapassada de forma alguma." 

Massa detalha judicialização da F1 2008 ao Motorsport.com

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #245 - Novidades sobre Massa-2008 e Drugo na Sauber: Brasil nos holofotes!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior Leclerc celebra duelo com Sainz após ignorar ordens da Ferrari no rádio: "Fórmula 1 tem que ser assim"
Próximo artigo F1 - Hamilton critica estratégia da Mercedes e dispara: "Pior corrida do ano"

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil