Recomendado para você

F1 - Norris responde às vaias do GP do México: "ignoro tudo isso"

F1 - Norris responde às vaias do GP do México: "ignoro tudo isso"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1 - Norris responde às vaias do GP do México: "ignoro tudo isso"
F1: FIA explica presença de fiscais na pista no início do GP do México e decisão do VSC para Sainz

F1: FIA explica presença de fiscais na pista no início do GP do México e decisão do VSC para Sainz

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: FIA explica presença de fiscais na pista no início do GP do México e decisão do VSC para Sainz
F1: Piastri fala de corrida de aprendizado e falta de adaptação à nova pilotagem

F1: Piastri fala de corrida de aprendizado e falta de adaptação à nova pilotagem

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Piastri fala de corrida de aprendizado e falta de adaptação à nova pilotagem
F1: Verstappen analisa estratégia que garantiu P3 no México e minimiza chances pelo título

F1: Verstappen analisa estratégia que garantiu P3 no México e minimiza chances pelo título

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Verstappen analisa estratégia que garantiu P3 no México e minimiza chances pelo título
NASCAR Cup: Byron faz grande prova, vence em Martinsville e se garante na final; Larson também se classifica

NASCAR Cup: Byron faz grande prova, vence em Martinsville e se garante na final; Larson também se classifica

NASCAR Cup
NASCAR Cup
Martinsville II
NASCAR Cup: Byron faz grande prova, vence em Martinsville e se garante na final; Larson também se classifica
F1: Bortoleto celebra ponto no GP do México após classificação ruim

F1: Bortoleto celebra ponto no GP do México após classificação ruim

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Bortoleto celebra ponto no GP do México após classificação ruim
F1: Norris reassume liderança e tem um ponto de vantagem sobre Piastri; veja tabela do campeonato após México

F1: Norris reassume liderança e tem um ponto de vantagem sobre Piastri; veja tabela do campeonato após México

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris reassume liderança e tem um ponto de vantagem sobre Piastri; veja tabela do campeonato após México
F1: Norris vence, Verstappen termina em 3° e Bortoleto 'belisca' 10° no México; veja resultado final

F1: Norris vence, Verstappen termina em 3° e Bortoleto 'belisca' 10° no México; veja resultado final

Fórmula 1
Fórmula 1
GP do México
F1: Norris vence, Verstappen termina em 3° e Bortoleto 'belisca' 10° no México; veja resultado final

F1: Chefes de equipe garantem que "piloto pagante" não existe mais

Super Licença, na visão dos times, foi a principal responsável por impedir que os assentos fossem 'vendidos'

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19, Lando Norris, McLaren MCL60, Fernando Alonso, Aston Martin AMR23, Alex Albon, Williams FW45, the rest of the field at the start

Anteriormente, os pilotos com fortuna privada significativa ou com o apoio de grandes patrocinadores podiam efetivamente comprar uma vaga de corrida em equipes que estavam na parte inferior do grid da Fórmula 1 e que precisavam de uma injeção de dinheiro.

Leia também:

Mas o lançamento da Super Licença da FIA - pela qual um piloto deve acumular 40 pontos com base em sua posição final em outras categorias para poder correr na F1 - e o atual 'boom' comercial que a série está desfrutando atenuaram a necessidade de "pilotos pagos".

Embora o chefe da equipe Williams, James Vowles, queira que a F1 "repense" a forma como o calendário, o limite de custos e os finais de semana com apenas uma sessão de TL1 desestimulam a contratação de um piloto novato, ele disse que o campeonato evoluiu para não mais se apoiar na riqueza em detrimento do talento.

"No campeonato de construtores, as diferenças entre nós são, às vezes, de milissegundos. Portanto, você quer ter no carro pilotos que estejam - é uma meritocracia - dando o máximo de si. Portanto, não se trata apenas de trazer alguns milhões para satisfazer o resultado final."

"Os poucos milhões vêm do campeonato de construtores, que é um passo em relação aos seus colegas. Então, acho que essa foi uma mudança positiva para o esporte."

Vowles acrescentou que as equipes ajudaram a F1 a se afastar do modelo de "piloto pagante", investindo na categoria júnior de monopostos para garantir que os pilotos com menos recursos tenham uma chance realista na F1.

Red Bull is among the teams that field drivers such as Dennis Hauger in junior categories

A Red Bull está entre as equipes que colocam pilotos como Dennis Hauger nas categorias juniores

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Ele continuou: "Agora, o que se vê também são indivíduos, incluindo nós mesmos, investindo até o nível do kart e pagando para que os pilotos subam. Mas a questão é que o investimento é feito pelas equipes desde o nível júnior, a fim de criar e formar uma meritocracia para que, quando chegarem até nós, sejam indivíduos experientes."

"Portanto, não é que os pilotos novatos estejam mortos, nem de longe, mas acho que esse conceito de pegar alguns milhões para colocar alguém no carro não é a forma como podemos atuar hoje em dia, caso contrário, você vai retroceder."

O chefe da equipe AlphaTauri, Franz Tost - que supervisionou as temporadas de formação de Sebastian Vettel, Max Verstappen e Daniel Ricciardo na F1 - disse: "O piloto pagante está fora. Antes de mais nada, na maioria das vezes, o piloto pago não é o mais rápido e a FIA, com a Super Licença, impediu isso."

Guenther Steiner - o chefe da equipe Haas que, para 2022, cortou os laços com Nikita Mazepin, cuja empresa Uralkali, do pai, era a patrocinadora do título da equipe - acrescentou: "Antigamente, havia equipes que não eram financeiramente estáveis. Agora temos 10 equipes muito sólidas aqui, então ninguém precisa depender de um piloto pago no momento, porque a Fórmula 1 está em uma situação muito boa."

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #245 - Novidades sobre Massa-2008 e Drugo na Sauber: Brasil nos holofotes!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Artigo anterior F1 - Torcedores da Ferrari fazem manifestação a favor de Massa em Monza: "Campeão de 2008"
Próximo artigo F1 - Hamilton renovou com Mercedes por "negócios inacabados": "Vão ter que me aguentar mais um pouco"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros