F1: Chegada de Ricciardo deixou Renault 'nua', diz chefe da equipe

compartilhar
comentários
F1: Chegada de Ricciardo deixou Renault 'nua', diz chefe da equipe
Por:
, NobleF1

Cyril Abiteboul diz que problemas do time ficaram expostos e que podem ter vindo desde a época de Lotus

A Renault teve uma temporada de altos e baixos em 2019 na Fórmula 1, em que a chegada de Daniel Ricciardo foi atenuada por dramas de confiabilidade, problemas de atualização e uma dupla desclassificação no GP do Japão.

Leia também:

Mas, embora a equipe preferiria momentos mais tranquilos, o chefe Cyril Abiteboul disse que o aumento do foco na equipe graças à presença de Ricciardo foi, no final das contas, uma coisa muito boa.

"Para mim, 2019 foi um ano em que ficamos nus, sem nada a esconder", disse ele em entrevista exclusiva ao Motorsport.com. Relembre abaixo todos os carros da Renault na categoria máxima do automobilismo mundial:

1977: Renault RS01

1977: Renault RS01
1/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Piloto: Jean-Pierre Jabouille

1978: Renault RS01

1978: Renault RS01
2/21

Foto de: LAT Images

Piloto: Jean-Pierre Jaboullie

1979: Renault RS10

1979: Renault RS10
3/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille

1980: Renault RE20

1980: Renault RE20
4/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie

1981: Renault RE30

1981: Renault RE30
5/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost

1982: Renault RE30

1982: Renault RE30
6/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost

1983: Renault RE40

1983: Renault RE40
7/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost

1984: Renault RE50

1984: Renault RE50
8/21

Foto de: Jean-Philippe Legrand

Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick

1985: Renault RE60

1985: Renault RE60
9/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick

2002: Renault R202

2002: Renault R202
10/21

Foto de: Renault F1

Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli

2003: Renault R23

2003: Renault R23
11/21

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli

2004: Renault R24

2004: Renault R24
12/21

Foto de: LAT Images

Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve

2005: Renault R25

2005: Renault R25
13/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella

2006: Renault R26

2006: Renault R26
14/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella

2007: Renault R27

2007: Renault R27
15/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen

2008: Renault R28

2008: Renault R28
16/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet

2009: Renault R29

2009: Renault R29
17/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet e Romain Grosjean

2016: Renault R.S.16

2016: Renault R.S.16
18/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer

2017: Renault R.S.17

2017: Renault R.S.17
19/21

Foto de: Sutton Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.

2018: Renault R.S.18

2018: Renault R.S.18
20/21

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.

2019: Renault R.S.19

2019: Renault R.S.19
21/21

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo

“Com ótimos pilotos e um motor muito melhor, não havia onde se esconder. Mas você sabe, isso é F1. Você não pode se esconder na F1. E como não estávamos nos escondendo, fomos capazes de ver novamente que ação precisávamos tomar.”

Abiteboul disse que as dificuldades que a equipe enfrentou ao longo da temporada ajudaram a solicitar uma análise profunda do motivo pelo qual as coisas não estavam funcionando e destacaram as áreas problemáticas que antes eram ignoradas.

"Acho que os problemas que vimos já existiam no ano anterior", disse ele. “Acho que a única coisa é que eles talvez não fossem tão visíveis porque em 2018 foi uma progressão em relação ao ano anterior.”

Lotus

“Acho que precisávamos de um ano como este para ver as sobras da equipe, porque algumas delas realmente estão aqui desde os dias de Lotus e não foram tratadas com cuidado e atenção suficientes.”

Questionado se ele achava que a chegada de Ricciardo trazia muita expectativa, Abiteboul disse: “Acho que minha resposta seria diferente hoje, talvez do que era algumas semanas ou meses atrás.”

“Em resumo, tendo feito todas as coisas que fizemos, fizemos apenas porque passamos pelo que passamos. E já passamos por isso também por causa das pressões a nós mesmos. Eu acho que foi realmente uma coisa boa nos expor, você sabe.”

GALERIA: Relembre os acidentes mais impressionantes da F1

GP da Alemanha de 1994

GP da Alemanha de 1994
1/35

Foto de: LAT Images

A Benetton deixou escapar combustível após abastecer o carro de Jos Verstappen, que virou uma bola de fogo, engolindo piloto e mecânicos

GP da Alemanha de 1994

GP da Alemanha de 1994
2/35

Foto de: LAT Images

O holandês, pai de Max Verstappen, escapou com uma pequena queimadura no nariz, apesar do impacto das imagens

GP da Austrália de 2002

GP da Austrália de 2002
3/35

Foto de: Ferrari Media Center

O início dramático da prova australiana teve incidente envolvendo oito carros

GP da Austrália de 2002

GP da Austrália de 2002
4/35

Foto de: Ferrari Media Center

A largada do caos em Melbourne teve Ralf Schumacher, da Williams, voando por cima da Ferrari de Rubens Barrichello

GP da Alemanha de 1976

GP da Alemanha de 1976
5/35

Foto de: Uncredited

Na prova disputada em Nurburgring, o austríaco Niki Lauda sofreu o acidente mais grave de sua carreira, com muitas queimaduras

GP da Alemanha de 1976

GP da Alemanha de 1976
6/35

Foto de: LAT Images

Por causa da pista molhada, o tricampeão bateu na sarjeta do traçado e o carro foi lançado contra um muro, entrando em chamas (veja o capacete queimado)

GP de San Marino de 1989

GP de San Marino de 1989
7/35

Foto de: Ercole Colombo

Cinco anos antes do acidente fatal de Ayrton Senna na pista de Imola, Gerhard Berger também teve forte batida com a Ferrari

GP de San Marino de 1989

GP de San Marino de 1989
8/35

Foto de: LAT Images

O austríaco também bateu na curva Tamburello e seu carro foi engolido pelo fogo, como mostra o flagra de um monitor

GP da Bélgica de 1982

GP da Bélgica de 1982
9/35

Foto de: LAT Images

Após tocar outro piloto, Gilles Villeneuve perdeu o controle de sua Ferrari no circuito de Zolder e bateu forte

GP da Bélgica de 1982

GP da Bélgica de 1982
10/35

Foto de: LAT Images

Tido como um potencial campeão, o piloto canadense, conhecido pelo arrojo, acabou morrendo

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
11/35

Foto de: Photo 4

No fim de semana mais trágico da F1, em que Senna e Roland Rotzenberger morreram, Rubens Barrichello também se acidentou

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
12/35

Foto de: Photo 4

O brasileiro rampou a zebra com a sua Jordan em um treino e acabou se chocando com força na grade

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
13/35

Foto de: Photo 4

No sábado, dia seguinte à batida de Rubinho, Ratzenberger foi a vítima fatal

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
14/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

O austríaco não resistiu aos ferimentos do acidente com a Simtek e morreu

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
15/35

Foto de: XPB Images

No domingo, o pole position Senna foi a vítima

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
16/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Marcas do impacto no muro da curva Tamburello

GP de San Marino de 1994

GP de San Marino de 1994
17/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Restos da Williams FW16

GP do Canadá de 2007

GP do Canadá de 2007
18/35

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

No acidente mais famoso de Robert Kubica depois de sua batida no rali de 2011, o polonês bateu forte com a BMW

GP do Canadá de 2007

GP do Canadá de 2007
19/35

Foto de: XPB Images

O piloto bateu no muro de Montreal a 300 km/h. Incrivelmente, ele pouco se feriu, ficando de fora apenas da prova seguinte

GP da Holanda de 1973

GP da Holanda de 1973
20/35

Foto de: LAT Images

Por causa de um estouro de pneu, Roger Williamson bateu forte

GP da Holanda de 1973

GP da Holanda de 1973
21/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

O carro do inglês ficou de ponta cabeça e se arrastou por metros. O compatriota David Purley tentou salvar o colega, em vão

GP da Itália de 1993

GP da Itália de 1993
22/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

Na etapa de Monza, o brasileiro Christian Fittipaldi sofreu acidente memorável a bordo da Minardi

GP da Itália de 1993

GP da Itália de 1993
23/35

Foto de: Uncredited

O sobrinho de Emerson decolou após toque com outro carro na reta, mas voltou à prova e terminou em oitavo

GP da Austrália de 2016

GP da Austrália de 2016
24/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

Na abertura daquela temporada, Fernando Alonso protagonizou um dos acidentes mais marcantes dos últimos tempos

GP da Austrália de 2016

GP da Austrália de 2016
25/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

Depois de tocar em Esteban Gutierrez, a McLaren do espanhol voou e deu várias capotadas em Melbourne

GP da Austrália de 2016

GP da Austrália de 2016
26/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

O bicampeão da F1 rastejou para sair do cockpit, mas não teve graves ferimentos

GP da Espanha de 1990

GP da Espanha de 1990
27/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Um dos acidentes mais chocantes da história da F1 viu a Lotus de Martin Donnelly se partir ao meio

GP da Espanha de 1990

GP da Espanha de 1990
28/35

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

Apesar das fortes imagens, o britânico se recuperou completamente, embora tenha tido muitos ferimentos

GP da Bélgica de 2012

GP da Bélgica de 2012
29/35

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

Alonso e Romain Grosjean se envolveram em acidente e o francês foi considerado culpado, sendo suspenso da prova seguinte

GP da Itália de 1978

GP da Itália de 1978
30/35

Foto de: LAT Images

Ronnie Peterson perdeu a vida na etapa de Monza após acidente com a Lotus

GP da Itália de 1978

GP da Itália de 1978
31/35

Foto de: LAT Images

O tanque de combustível se rompeu e o carro foi envolto por uma bola de fogo

GP da Bélgica de 1998

GP da Bélgica de 1998
32/35

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

A largada teve incidente envolvendo treze carros

GP da Bélgica de 1998

GP da Bélgica de 1998
33/35

Foto de: LAT Images

As McLarens e as Ferraris também se envolveram

GP da Bélgica de 1998

GP da Bélgica de 1998
34/35

Foto de: Sutton Motorsport Images

O desfecho do acidente é mostrado nesta foto

GP da Bélgica de 1998

GP da Bélgica de 1998
35/35

Foto de: LAT Images

Schumacher 'escapou' só com quebras no bico, mas abandonaria logo depois

Podcast Motorsport.com faz retrospectiva de 2019, com Ricciardo em pauta; ouça:

 

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

GALERIA: Relembre os acidentes mais impressionantes da Fórmula 1

Artigo anterior

GALERIA: Relembre os acidentes mais impressionantes da Fórmula 1

Próximo artigo

GP da Austrália: F1 monitora situação de incêndios em Melboune

GP da Austrália: F1 monitora situação de incêndios em Melboune
Carregar comentários

Sobre esta matéria

Categoria Fórmula 1
Autor Jonathan Noble