F1: Chegada de Ricciardo deixou Renault 'nua', diz chefe da equipe

Cyril Abiteboul diz que problemas do time ficaram expostos e que podem ter vindo desde a época de Lotus

F1: Chegada de Ricciardo deixou Renault 'nua', diz chefe da equipe
Carregar reprodutor de áudio

A Renault teve uma temporada de altos e baixos em 2019 na Fórmula 1, em que a chegada de Daniel Ricciardo foi atenuada por dramas de confiabilidade, problemas de atualização e uma dupla desclassificação no GP do Japão.

Leia também:

Mas, embora a equipe preferiria momentos mais tranquilos, o chefe Cyril Abiteboul disse que o aumento do foco na equipe graças à presença de Ricciardo foi, no final das contas, uma coisa muito boa.

"Para mim, 2019 foi um ano em que ficamos nus, sem nada a esconder", disse ele em entrevista exclusiva ao Motorsport.com. Relembre abaixo todos os carros da Renault na categoria máxima do automobilismo mundial:

1977: Renault RS01
1977: Renault RS01
1/21
Piloto: Jean-Pierre Jabouille

Foto de: Sutton Motorsport Images

1978: Renault RS01
1978: Renault RS01
2/21
Piloto: Jean-Pierre Jaboullie

Foto de: LAT Images

1979: Renault RS10
1979: Renault RS10
3/21
Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jabouille

Foto de: LAT Images

1980: Renault RE20
1980: Renault RE20
4/21
Pilotos: Rene Arnoux, Jean-Pierre Jaboullie

Foto de: LAT Images

1981: Renault RE30
1981: Renault RE30
5/21
Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost

Foto de: Sutton Motorsport Images

1982: Renault RE30
1982: Renault RE30
6/21
Pilotos: Rene Arnoux, Alain Prost

Foto de: LAT Images

1983: Renault RE40
1983: Renault RE40
7/21
Pilotos: Eddie Cheever, Alain Prost

Foto de: LAT Images

1984: Renault RE50
1984: Renault RE50
8/21
Pilotos: Philippe Streiff, Patrick Tambay, Derek Warwick

Foto de: Jean-Philippe Legrand

1985: Renault RE60
1985: Renault RE60
9/21
Pilotos: Francois Hesnault, Patrick Tambay, Derek Warwick

Foto de: Sutton Motorsport Images

2002: Renault R202
2002: Renault R202
10/21
Pilotos: Jenson Button, Jarno Trulli

Foto de: Renault F1

2003: Renault R23
2003: Renault R23
11/21
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

2004: Renault R24
2004: Renault R24
12/21
Pilotos: Fernando Alonso, Jarno Trulli, Jacques Villeneuve

Foto de: LAT Images

2005: Renault R25
2005: Renault R25
13/21
Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella

Foto de: Sutton Motorsport Images

2006: Renault R26
2006: Renault R26
14/21
Pilotos: Fernando Alonso, Giancarlo Fisichella

Foto de: Sutton Motorsport Images

2007: Renault R27
2007: Renault R27
15/21
Pilotos: Giancarlo Fisichella, Heikki Kovalainen

Foto de: Sutton Motorsport Images

2008: Renault R28
2008: Renault R28
16/21
Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet

Foto de: Sutton Motorsport Images

2009: Renault R29
2009: Renault R29
17/21
Pilotos: Fernando Alonso, Nelsinho Piquet e Romain Grosjean

Foto de: Sutton Motorsport Images

2016: Renault R.S.16
2016: Renault R.S.16
18/21
Pilotos: Kevin Magnussen, Jolyon Palmer

Foto de: Sutton Motorsport Images

2017: Renault R.S.17
2017: Renault R.S.17
19/21
Pilotos: Nico Hülkenberg, Jolyon Palmer, Carlos Sainz Jr.

Foto de: Sutton Motorsport Images

2018: Renault R.S.18
2018: Renault R.S.18
20/21
Pilotos: Nico Hülkenberg, Carlos Sainz Jr.

Foto de: Glenn Dunbar / Motorsport Images

2019: Renault R.S.19
2019: Renault R.S.19
21/21
Pilotos: Nico Hülkenberg, Daniel Ricciardo

Foto de: Dom Romney / Motorsport Images

“Com ótimos pilotos e um motor muito melhor, não havia onde se esconder. Mas você sabe, isso é F1. Você não pode se esconder na F1. E como não estávamos nos escondendo, fomos capazes de ver novamente que ação precisávamos tomar.”

Abiteboul disse que as dificuldades que a equipe enfrentou ao longo da temporada ajudaram a solicitar uma análise profunda do motivo pelo qual as coisas não estavam funcionando e destacaram as áreas problemáticas que antes eram ignoradas.

"Acho que os problemas que vimos já existiam no ano anterior", disse ele. “Acho que a única coisa é que eles talvez não fossem tão visíveis porque em 2018 foi uma progressão em relação ao ano anterior.”

Lotus

“Acho que precisávamos de um ano como este para ver as sobras da equipe, porque algumas delas realmente estão aqui desde os dias de Lotus e não foram tratadas com cuidado e atenção suficientes.”

Questionado se ele achava que a chegada de Ricciardo trazia muita expectativa, Abiteboul disse: “Acho que minha resposta seria diferente hoje, talvez do que era algumas semanas ou meses atrás.”

“Em resumo, tendo feito todas as coisas que fizemos, fizemos apenas porque passamos pelo que passamos. E já passamos por isso também por causa das pressões a nós mesmos. Eu acho que foi realmente uma coisa boa nos expor, você sabe.”

GALERIA: Relembre os acidentes mais impressionantes da F1

GP da Alemanha de 1994
GP da Alemanha de 1994
1/35
A Benetton deixou escapar combustível após abastecer o carro de Jos Verstappen, que virou uma bola de fogo, engolindo piloto e mecânicos

Foto de: LAT Images

GP da Alemanha de 1994
GP da Alemanha de 1994
2/35
O holandês, pai de Max Verstappen, escapou com uma pequena queimadura no nariz, apesar do impacto das imagens

Foto de: LAT Images

GP da Austrália de 2002
GP da Austrália de 2002
3/35
O início dramático da prova australiana teve incidente envolvendo oito carros

Foto de: Ferrari Media Center

GP da Austrália de 2002
GP da Austrália de 2002
4/35
A largada do caos em Melbourne teve Ralf Schumacher, da Williams, voando por cima da Ferrari de Rubens Barrichello

Foto de: Ferrari Media Center

GP da Alemanha de 1976
GP da Alemanha de 1976
5/35
Na prova disputada em Nurburgring, o austríaco Niki Lauda sofreu o acidente mais grave de sua carreira, com muitas queimaduras

Foto de: Uncredited

GP da Alemanha de 1976
GP da Alemanha de 1976
6/35
Por causa da pista molhada, o tricampeão bateu na sarjeta do traçado e o carro foi lançado contra um muro, entrando em chamas (veja o capacete queimado)

Foto de: LAT Images

GP de San Marino de 1989
GP de San Marino de 1989
7/35
Cinco anos antes do acidente fatal de Ayrton Senna na pista de Imola, Gerhard Berger também teve forte batida com a Ferrari

Foto de: Ercole Colombo

GP de San Marino de 1989
GP de San Marino de 1989
8/35
O austríaco também bateu na curva Tamburello e seu carro foi engolido pelo fogo, como mostra o flagra de um monitor

Foto de: LAT Images

GP da Bélgica de 1982
GP da Bélgica de 1982
9/35
Após tocar outro piloto, Gilles Villeneuve perdeu o controle de sua Ferrari no circuito de Zolder e bateu forte

Foto de: LAT Images

GP da Bélgica de 1982
GP da Bélgica de 1982
10/35
Tido como um potencial campeão, o piloto canadense, conhecido pelo arrojo, acabou morrendo

Foto de: LAT Images

GP de San Marino de 1994
GP de San Marino de 1994
11/35
No fim de semana mais trágico da F1, em que Senna e Roland Rotzenberger morreram, Rubens Barrichello também se acidentou

Foto de: Photo 4

GP de San Marino de 1994
GP de San Marino de 1994
12/35
O brasileiro rampou a zebra com a sua Jordan em um treino e acabou se chocando com força na grade

Foto de: Photo 4

GP de San Marino de 1994
GP de San Marino de 1994
13/35
No sábado, dia seguinte à batida de Rubinho, Ratzenberger foi a vítima fatal

Foto de: Photo 4

GP de San Marino de 1994
GP de San Marino de 1994
14/35
O austríaco não resistiu aos ferimentos do acidente com a Simtek e morreu

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

GP de San Marino de 1994
GP de San Marino de 1994
15/35
No domingo, o pole position Senna foi a vítima

Foto de: XPB Images

GP de San Marino de 1994
GP de San Marino de 1994
16/35
Marcas do impacto no muro da curva Tamburello

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

GP de San Marino de 1994
GP de San Marino de 1994
17/35
Restos da Williams FW16

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

GP do Canadá de 2007
GP do Canadá de 2007
18/35
No acidente mais famoso de Robert Kubica depois de sua batida no rali de 2011, o polonês bateu forte com a BMW

Foto de: Andrew Ferraro / Motorsport Images

GP do Canadá de 2007
GP do Canadá de 2007
19/35
O piloto bateu no muro de Montreal a 300 km/h. Incrivelmente, ele pouco se feriu, ficando de fora apenas da prova seguinte

Foto de: XPB Images

GP da Holanda de 1973
GP da Holanda de 1973
20/35
Por causa de um estouro de pneu, Roger Williamson bateu forte

Foto de: LAT Images

GP da Holanda de 1973
GP da Holanda de 1973
21/35
O carro do inglês ficou de ponta cabeça e se arrastou por metros. O compatriota David Purley tentou salvar o colega, em vão

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Itália de 1993
GP da Itália de 1993
22/35
Na etapa de Monza, o brasileiro Christian Fittipaldi sofreu acidente memorável a bordo da Minardi

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Itália de 1993
GP da Itália de 1993
23/35
O sobrinho de Emerson decolou após toque com outro carro na reta, mas voltou à prova e terminou em oitavo

Foto de: Uncredited

GP da Austrália de 2016
GP da Austrália de 2016
24/35
Na abertura daquela temporada, Fernando Alonso protagonizou um dos acidentes mais marcantes dos últimos tempos

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Austrália de 2016
GP da Austrália de 2016
25/35
Depois de tocar em Esteban Gutierrez, a McLaren do espanhol voou e deu várias capotadas em Melbourne

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Austrália de 2016
GP da Austrália de 2016
26/35
O bicampeão da F1 rastejou para sair do cockpit, mas não teve graves ferimentos

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Espanha de 1990
GP da Espanha de 1990
27/35
Um dos acidentes mais chocantes da história da F1 viu a Lotus de Martin Donnelly se partir ao meio

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

GP da Espanha de 1990
GP da Espanha de 1990
28/35
Apesar das fortes imagens, o britânico se recuperou completamente, embora tenha tido muitos ferimentos

Foto de: Rainer W. Schlegelmilch

GP da Bélgica de 2012
GP da Bélgica de 2012
29/35
Alonso e Romain Grosjean se envolveram em acidente e o francês foi considerado culpado, sendo suspenso da prova seguinte

Foto de: Steve Etherington / Motorsport Images

GP da Itália de 1978
GP da Itália de 1978
30/35
Ronnie Peterson perdeu a vida na etapa de Monza após acidente com a Lotus

Foto de: LAT Images

GP da Itália de 1978
GP da Itália de 1978
31/35
O tanque de combustível se rompeu e o carro foi envolto por uma bola de fogo

Foto de: LAT Images

GP da Bélgica de 1998
GP da Bélgica de 1998
32/35
A largada teve incidente envolvendo treze carros

Foto de: Steven Tee / Motorsport Images

GP da Bélgica de 1998
GP da Bélgica de 1998
33/35
As McLarens e as Ferraris também se envolveram

Foto de: LAT Images

GP da Bélgica de 1998
GP da Bélgica de 1998
34/35
O desfecho do acidente é mostrado nesta foto

Foto de: Sutton Motorsport Images

GP da Bélgica de 1998
GP da Bélgica de 1998
35/35
Schumacher 'escapou' só com quebras no bico, mas abandonaria logo depois

Foto de: LAT Images

Podcast Motorsport.com faz retrospectiva de 2019, com Ricciardo em pauta; ouça:

 

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

compartilhar
comentários
GALERIA: Relembre os acidentes mais impressionantes da Fórmula 1
Artigo anterior

GALERIA: Relembre os acidentes mais impressionantes da Fórmula 1

Próximo artigo

GP da Austrália: F1 monitora situação de incêndios em Melboune

GP da Austrália: F1 monitora situação de incêndios em Melboune
Carregar comentários