F1: Como Renault planeja transformar a fábrica de Viry-Châtillon

Produção do motor para F1 será deixada de lado, mas os funcionários serão realocados para outras áreas

Vista aérea da fábrica da Renault em Viry-Châtillon

Apesar da palavra 'abandonar' não ter sido mencionada no comunicado de imprensa publicada na segunda-feira quando foi anunciada as transformações das instalações de Viry-Chatillon, no entanto, as coisas na Renault estão claras. A fábrica que desenvolve os motores para a Alpine na Fórmula 1 também oferece outras vertentes que não podem ser ignoradas.

Leia também:

O Hypertech Alpine, como será conhecido a partir de agora, é descrito pela marca como um futuro "centro de engenharia de ponta em Viry-Châtillon" e um "centro de excelência" que reunirá "engenharia de ponta e conhecimento especializado em automóveis de alto desempenho, a serviço da Alpine e do Grupo Renault".

Especificamente, as atividades desse centro começarão "até o final de 2024" com vários projetos futuros, tanto para o Grupo Renault quanto para a Alpine, "mantendo uma forte ancoragem no esporte a motor". Esses projetos são divididos da seguinte forma: 

  • O futuro Alpine Supercar:
    • O centro de Viry-Châtillon contribuirá para o desenvolvimento do futuro Alpine Supercar;
  • Tecnologias de bateria do futuro:
    • A Hypertech Alpine será responsável pelo desenvolvimento a curto e médio prazo de baterias para os carros esportivos da marca;
    • Em longo prazo, essas equipes também realizarão atividades de pesquisa de Engenharia Avançada sobre a química de células de densidade de energia muito alta, em particular com a tecnologia de bateria de estado sólido, em condições extremas de uso para aplicações do tipo Supercar;
  • Novas tecnologias de motores elétricos:
    • Hypertech Alpine realizará atividades de pesquisa de engenharia avançada sobre essas tecnologias em colaboração com a Ampere, para se preparar para os avanços tecnológicos esperados nas próximas gerações de veículos elétricos;
  • O programa de automobilismo:
    • A experiência de Viry-Châtillon em automobilismo é amplamente reconhecida e também é expressa por meio dos vários programas existentes, que devem ser reforçados.
      • Campeonato Mundial de Endurance (WEC);
      • Competição para clientes;
      • Fórmula E;
      • Rally-Raid para marcas parceiras;
  • A unidade de relógios de F1:
    • Após o processo de consulta e o diálogo conduzido com os parceiros sociais em Viry-Châtillon, a Alpine decidiu criar uma unidade de relógios de F1;
    • O objetivo será preservar o conhecimento e as habilidades dos funcionários nessa disciplina esportiva e permanecer na vanguarda da inovação, a serviço dos vários projetos da Hypertech Alpine.
Les mécaniciens de Pierre Gasly, Alpine A524

Mecânica de Pierre Gasly, Alpine A524

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

Obviamente, as atividades da F1 -"excluindo o desenvolvimento de um novo projeto de motor", o que, portanto, indica sem sombra de dúvida o abandono do projeto de 2026, com efeito imediato. Apesar de ser mantida até o fim de 2025, o que marcará o último ano do motor atual antes da mudança para uma nova geração de V6s híbridos turbo no ano seguinte.

Esse é um ponto de virada na história da unidade de Viry-Châtillon, que possibilitará perpetuar seu know-how e integrar suas raras habilidades ao futuro ambicioso do Grupo.

O presidente da Hypertech Alpine também afirma: "Cada funcionário afetado por esse projeto de transformação receberá uma nova posição na Hypertech Alpine".

"Uma unidade dedicada, composta por membros da gerência, recursos humanos e representantes dos funcionários, será criada para trabalhar nas várias medidas de apoio à transformação e, em particular, nos planos de treinamento necessários para acelerar os novos projetos".

Martín CAMPEÃO com VEXAME de Bagnaia/Ducati? Jorge DÁ TROCO em Pecco na Indonésia; Márquez EM CHAMAS

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Martín, Bagnaia, Márquez: Tudo sobre o GP da Indonésia e a final do Mundial de Motocross

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1 - Lawson: "Ricciardo me disse que eu tinha que aproveitar ao máximo"
Próximo artigo F1: Pérez revela preferido para vaga da Sauber em 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil