F1 confirma Interlagos e as adições de Miami e China nas corridas sprints de 2024; veja calendário

Formato passará por uma mudança radical no próximo ano; novo modelo deve ser votado em janeiro

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Charles Leclerc, Ferrari SF-23

Andy Hone / Motorsport Images

A Fórmula 1 confirmou nesta terça-feira (05) os palcos das seis corridas sprints da temporada 2024, quando o modelo passará por uma reformulação radical. Das seis provas, quatro foram mantidas de 2023, incluindo o GP de São Paulo, enquanto as etapas de Miami e da China são as novidades, conforme noticiado pelo Motorsport.com na última semana.

Mesmo com as discussões sobre a mudança no formato das sprints ainda acontecendo, com a votação prevista para janeiro, a FOM confirmou os seis palcos das provas para 2024. Áustria, Circuito das Américas, Brasil e Catar foram mantidos em relação a 2023.

Leia também:

Azerbaijão e Bélgica voltam a ser GPs normais em 2024, com o retorno da China em 21 de abril e a etapa de Miami em 05 de maio substituindo-os, em suas estreias nas sprints. Segundo apurado, a decisão por estes circuitos se deu por serem a melhor opção no primeiro semestre do ano.

Com Bahrein e Arábia Saudita sendo descartados por serem cedo demais na temporada, houve uma discussão sobre a sprint na Austrália, mas o fuso horário tornava a prova pouco interessante para o mercado europeu.

Para a FOM, China e Miami oferecem boas oportunidades de ultrapassagem, o que as tornariam mais interessantes para as sprints. Falando mais cedo neste ano, o presidente do GP de Miami, Tyler Epp, disse que seu evento não estava buscando ativamente uma sprint, mas que ficaria feliz em aceitar o convite.

"Sempre estamos interessados pela sprint. Mas também digo a vocês que a classificação é muito valiosa para nós. Vemos muito valor nessa experiência. Acho que nossos fãs nos deram um bom feedback sobre a classificação tradicional. Mas estamos aqui para apoiar a F1 e, se tivermos a oportunidade de recebermos a sprint, ok. Mas não é algo que estamos ativamente buscando".

Prestes a ser votada no próximo mês, as mudanças no formato da sprint ainda são incertas. Uma das propostas na mesa mexeria com o formato do fim de semana. Na sexta-feira, teríamos o treino livre, seguido da classificação da sprint. No sábado, a sprint pela manhã e o quali do GP a tarde. Porém, as equipes se mostram céticas com esse modelo devido ao risco de danos por acidentes.

Outras ideias discutidas são mudanças nas normas de parque fechado, já que, atualmente, é proibido mexer nos carros após o TL da sexta-feira. Uma terceira proposta, mais polêmica, é a adoção dos grids invertidos, seja para todos os pilotos ou apenas o top 10.

Confira o calendário das corridas sprint de 2024:

Corrida Sprint GP Data da Sprint
1 GP da China 20 de abril
2 GP de Miami 04 de maio
3 GP da Áustria 29 de junho
4 GP dos Estados Unidos 19 de outubro
5 GP de São Paulo 02 de novembro
6 GP do Catar 30 de novembro

FRENTE A FRENTE COM WOLFF: Bastidores da entrevista exclusiva com chefe da Mercedes no GP do Brasil!

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior Barcelona e Madri 'brigam' para sediar o GP da Espanha de F1; entenda
Próximo artigo Em meio ao maior jejum da carreira, Hamilton completa dois anos sem vitórias na F1

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil