F1 confirma mudança do GP da Rússia de Sochi para Igora Drive a partir de 2023

Nova casa do GP da Rússia fica a 54 quilômetros de São Petersburgo

Igora track aerial view

Foto de: Igora Drive

O GP da Rússia terá uma nova sede a partir de 2023. A Fórmula 1 confirmou neste sábado que a etapa mudará de Sochi para Igora Drive, após a organização chegar a um acordo com a categoria para realizar o evento no circuito próximo a São Petersburgo.

A F1 realizou o primeiro GP da Rússia em 2014 no Sochi Autodrom, localizado dentro do Parque Olímpico dos Jogos de Inverno, mas há alguns anos já considerava a mudança para outro local.

Leia também:

O circuito de Igora Drive, localizado a cerca de 50 quilômetros de São Petersburgo recebeu no ano passado a licença Grau 1 da FIA, necessário para sediar a F1, após sua inauguração em 2019. A pista tem 4.086 metros de extensão com 15 curvas.

Em um comunicado divulgado no sábado, foi revelado que a pista havia chegado a um acordo para receber a F1, operando com os mesmos promotores da prova em Sochi.

"Estou feliz em confirmar que, a partir de 2023, o GP da Rússia de Fórmula 1 será realizado em Igora Drive", disse o CEO da F1, Stefano Domenicali, em um comunicado divulgado pelo circuito. Domenicali visitou a pista na semana passada.

"Esse é o resultado de um trabalho intenso com nossos parceiros russos e um estudo detalhado dessa pista fantástica. Estou impressionado com São Petersburgo e tenho confiança de que o GP da Rússia em Igora Drive será um evento incrível".

A F1 seguiu o anúncio do circuito dizendo que "está feliz ao confirmar que o GP da Rússia mudará para o Autódromo Igora Drive em São Petersburgo a partir de 2023. Mal podemos esperar por correr em um local emocionante que possui dez pistas profissionais para corridas e testes em aproximadamente 100 hectares".

"A pista está localizada a 54km de São Petersburgo, foi projetado pelo arquiteto alemão Hermann Tilke e em 2020 recebeu a licença Grau 1 da FIA. Forneceremos mais detalhes sobre a corrida nos próximos meses e mal podemos esperar pelas corridas em Sochi nos próximos dois anos".

A construção de Igora Drive começou em 2017, sendo completada no ano passado, com Tilke trabalhando no projeto. Até aqui, a pista recebeu principalmente categorias russas, mas teria recebido DTM, W Series e o Mundial de Rallycross como primeiros eventos internacionais se não fosse a pandemia.

Uma mudança para São Petersburgo tornaria o GP da Rússia mais acessivo, casando com a busca da Liberty Media pela F1 em cidades mais turísticas.

Até aqui, Sochi não conquistou nem os fãs nem o paddock da F1, mas provou ser uma pista de sucesso para a Mercedes, que venceu as sete corridas realizadas até aqui.

A edição de 2021 do GP da Rússia está marcada para 26 de setembro.

The busy pre race grid begins to clear

The busy pre race grid begins to clear

Photo by: Mark Sutton / Motorsport Images

F1 2021: Treinos agitados para GP da Estíria, com VERSTAPPEN à frente; veja análise | SEXTA-LIVRE

Assine o canal do Motorsport.com no Youtube

Os melhores vídeos sobre esporte a motor estão no canal do Motorsport.com. Inscreva-se já, dê o like (joinha) nos vídeos e ative as notificações, para sempre ficar por dentro de tudo o que rola em duas ou quatro rodas.

Podcast #114 - TELEMETRIA: Rico Penteado é enfático sobre favorito na Áustria

 

 

SIGA NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Hamilton responde Verstappen e lidera o TL3 para o GP da Estíria
Próximo artigo F1: Horner diz que teorias de Hamilton sobre Red Bull "estão muito longe da realidade"

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil