Recomendado para você

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025
Reações

F1: De onde veio a melhora da Ferrari no México?

Embora a Scuderia não esteja mais desenvolvendo o SF-25, o desempenho mostrou uma aparente melhora da equipe de Maranello

Am Auto liegt es nicht: Woher kommt der Ferrari-Aufwärtstrend?

"O fim de semana foi bom para nós no geral", resumiu o chefe de equipe da Ferrari, Frederic Vasseur, após o GP do México de Fórmula 1. A Scuderia conseguiu terminar no pódio em duas corridas consecutivas pela primeira vez em quase cinco meses.

Leia também:

Depois que Charles Leclerc já havia terminado em terceiro lugar em Austin, ele ainda conseguiu o segundo lugar na Cidade do México. A última vez que a Ferrari havia conseguido dois pódios seguidos foi nas corridas de Mônaco e Barcelona, em maio e junho.

Sem a penalidade de dez segundos para Lewis Hamilton, que terminou apenas em oitavo lugar, o resultado da equipe no México poderia ter sido ainda melhor. Nesse contexto, Vasseur se refere ao bom resultado nos treinos classificatórios de sábado.

Eles "não estavam muito longe" de "lutar pela pole position, e P2 e P3 foram um bom resultado", disse Vasseur. E o próprio Leclerc também falou de um "fim de semana positivo" no México, depois de terminar em segundo na corrida.

Onde Vasseur vê um "passo à frente"

Mas por que a Ferrari teve um bom desempenho nos últimos dois finais de semana? O carro em si, pelo menos, não ficou mais rápido desde as decepcionantes corridas em Baku (P8 e P9) e Singapura (P6 e P8). O desenvolvimento do SF-25 foi interrompido há algum tempo.

"Acho que demos um passo à frente nos últimos dois finais de semana quando se tratou de montar tudo", explicou Vasseur, enfatizando que desta vez não houve a sensação de que "estávamos deixando muita coisa para trás".

Baku, Singapura e outros GPs foram corridas "em que o potencial não era tão ruim, mas tivemos dificuldades para marcar pontos". Ou, para simplificar: a Ferrari simplesmente ficou aquém do próprio potencial.

Leclerc também confirma: "Graças a finais de semana perfeitamente executados, conseguimos alcançar dois pódios consecutivos." Ao mesmo tempo, porém, isso também tornou "muito difícil" manter o segundo lugar no campeonato de construtores até o fim.

P2 no campeonato mundial: temporário?

Embora a Ferrari tenha ultrapassado a Mercedes no México, ela está atualmente apenas um ponto à frente das Flechas de Prata e dez pontos à frente da Red Bull no campeonato mundial. E Leclerc adverte: "É muito difícil ter um desempenho nesse nível o tempo todo". 

Quando questionado se a Ferrari poderia manter o segundo lugar, o monegasco respondeu: "Se eu olhar para os últimos dois finais de semana, sim. Se olhar para o período anterior a esse, então não".

Isso ocorre porque os finais de semana "perfeitos" mencionados por Leclerc também são necessários para os quatro GPs restantes. Ele enfatiza: "Simplesmente temos que nos concentrar em cada corrida individualmente e executá-la com perfeição, como fizemos nas duas últimas". 

"É uma batalha difícil todo fim de semana", enfatiza Vasseur, explicando: "Estamos lutando por décimos ou centésimos de segundo. E as rajadas de vento ou o 'ar sujo' na classificação podem nos fazer recuar do P2 para o P6". 

Exigências especiais do México foram adequadas à Ferrari?

No México, por exemplo, Lando Norris estava claramente à frente do resto do pelotão, mas, atrás dele, os outros estavam "muito próximos". O chefe da Ferrari também destaca que o México é uma pista especial, com requisitos muito específicos para o resfriamento dos carros.

E a Ferrari sempre consegue lidar bem com isso, como lembra Vasseur: "No ano passado, fomos bem [no México]. No ano anterior, sempre estivemos lá. E neste fim de semana estávamos em boa forma desde a primeira volta". 

De fato, a Scuderia conquistou sua última vitória na Fórmula 1 no México, em 2024, e em 2023, Leclerc colocou a Ferrari na pole, além de terminar no pódio. Portanto, o bom fim de semana em 2025 também pode ser devido às características da pista.

Se isso for verdade, a próxima corrida no Brasil será um indicador real de que a recente tendência de crescimento da Ferrari é realmente sustentável. Afinal, a Scuderia não termina no pódio em São Paulo desde 2022 e nem mesmo vence desde 2017. Portanto, eles precisarão ainda mais de outro fim de semana "perfeito" lá.

Detalhes da BATIDA ATERRORIZANTE na Moto3, DIOGO MOREIRA LÍDER da Moto2 e ÁLEX MÁRQUEZ VICE! | M1GP

Ouça versão áudio do PÓDIO CAST:

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior ANÁLISE F1: Por que queda de desempenho de Piastri não é uma surpresa
Próximo artigo F1: Histórico de Verstappen, Norris e Piastri nas próximas quatro corridas de 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros