Recomendado para você

Norris detalha mudança mental que garantiu primeiro título na F1

Norris detalha mudança mental que garantiu primeiro título na F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
Norris detalha mudança mental que garantiu primeiro título na F1
F1: Por que McLaren "discutiu" ultrapassagem de Piastri sobre Norris no GP de Abu Dhabi

F1: Por que McLaren "discutiu" ultrapassagem de Piastri sobre Norris no GP de Abu Dhabi

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Por que McLaren "discutiu" ultrapassagem de Piastri sobre Norris no GP de Abu Dhabi
ANÁLISE F1: Por que Verstappen não conseguiu replicar estratégia de Hamilton no GP de Abu Dhabi de 2016?

ANÁLISE F1: Por que Verstappen não conseguiu replicar estratégia de Hamilton no GP de Abu Dhabi de 2016?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
ANÁLISE F1: Por que Verstappen não conseguiu replicar estratégia de Hamilton no GP de Abu Dhabi de 2016?
Gabriel Casagrande conquista tricampeonato da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos

Gabriel Casagrande conquista tricampeonato da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Gabriel Casagrande conquista tricampeonato da Special Edition da NASCAR Brasil em Interlagos
Barrichello fala sobre 'epopeia' do Bahrein até São Paulo e se emociona com os filhos na final da NASCAR Brasil

Barrichello fala sobre 'epopeia' do Bahrein até São Paulo e se emociona com os filhos na final da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Barrichello fala sobre 'epopeia' do Bahrein até São Paulo e se emociona com os filhos na final da NASCAR Brasil
EXCLUSIVO: Ipiranga deixará a Stock Car em 2026; entenda o caso

EXCLUSIVO: Ipiranga deixará a Stock Car em 2026; entenda o caso

Stock Car
Stock Car
Interlagos II
EXCLUSIVO: Ipiranga deixará a Stock Car em 2026; entenda o caso
Barrichello desembarca em SP no domingo e conquista título da NASCAR Brasil

Barrichello desembarca em SP no domingo e conquista título da NASCAR Brasil

NASCAR Brasil
NASCAR Brasil
Interlagos II
Barrichello desembarca em SP no domingo e conquista título da NASCAR Brasil
F1: Mudanças na Red Bull? O que está por trás das falas de Marko e da emoção de Lambiase

F1: Mudanças na Red Bull? O que está por trás das falas de Marko e da emoção de Lambiase

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Abu Dhabi
F1: Mudanças na Red Bull? O que está por trás das falas de Marko e da emoção de Lambiase

F1 deixa de lado polêmico projeto de dois pit stops obrigatórios - por enquanto

Proposta foi discutida na reunião desta sexta-feira da Comissão da Fórmula 1 mas, sem acordo imediato, pauta foi postergada para o futuro

Yuki Tsunoda, Red Bull Racing Team

A Comissão da Fórmula 1 debateu nesta sexta-feira o polêmico projeto de introduzir a regra de dois pit stops obrigatórios. Sem um acordo imediato, a ideia foi descartada para 2026, podendo ser retomada no futuro.

Leia também:

A quarta e última reunião da Comissão de F1 do ano foi realizada nos escritórios da FIA em Londres hoje (sexta-feira, 14 de novembro) e presidida pelo diretor de monopostos da FIA, Nikolas Tombazis.

Embora a ideia de tornar obrigatórios dois pit stops não tenha sido recebida com aprovação universal e tenha tido resultados mistos quando foi implementada em Mônaco nesta temporada, o conceito ganhou força nas últimas semanas, após uma série de corridas com pouquíssima variedade tática. Isso apesar de a Pirelli ter introduzido um "degrau" entre suas opções de compostos duros nos GPs dos EUA e do México.

Embora os defensores da proposta de duas paradas acreditem que ela criará um risco extra nas corridas e introduzirá variedade tática, seus oponentes apontam que as opções de estratégia naturalmente se aglutinarão em torno de uma janela muito estreita.

"Minha maior preocupação seria que acabássemos, todos nós, fazendo a mesma estratégia a uma volta de distância um do outro", disse o chefe Williams, James Vowles, durante o fim de semana do GP de São Paulo. "Porque você é forçado a fazer isso por causa das duas paradas." Vowles, como ex-estrategista-chefe da Mercedes, está em uma posição privilegiada para pesar os prós e os contras.

James Vowles, Williams

James Vowles, Williams

Foto de: Sam Bagnall / Sutton Images via Getty Images

Enquanto isso, o chefe da McLaren, Andrea Stella, disse na mesma coletiva de imprensa: "Já vimos muitas corridas com um piloto de uma parada e outro de duas paradas, e o piloto de uma parada sendo perseguido pelo de duas paradas - mas isso obviamente desapareceria. Portanto, acho que precisamos pensar com muito cuidado, e estamos pensando. Tenho certeza de que a Comissão debaterá o assunto e tenho certeza de que chegaremos à resposta certa".

O conceito foi discutido como parte de um debate mais amplo sobre como criar uma variedade mais estratégica. O cenário preferido da Pirelli não é forçar duas paradas, uma vez que os tempos dessas paradas seriam naturalmente sincronizados, mas tornar a diferença entre uma ou duas paradas menos clara.

O que ela estava tentando fazer com o "degrau" nos compostos de pneus recentemente era tornar mais lenta uma corrida de uma parada usando pneus duros; mas, em ambos os finais de semana de corrida, as equipes conseguiram realizar corridas de uma parada sem recorrer ao composto duro.

"Uma proposta para explorar a obrigatoriedade de dois pit stops para os GPs foi discutida juntamente com ajustes nas especificações dos pneus, limites de vida útil dos pneus e o uso de três compostos durante a corrida", disse a FIA em um comunicado resumindo a reunião da Comissão de F1.

"A discussão se concentrou no feedback sobre análises e simulações das equipes e da Pirelli. Nenhuma mudança foi acordada no momento, mas foi acordado que as conversas sobre esse tópico continuariam durante a temporada de 2026".

Drivers take the start of the Formula One Azerbaijan Grand Prix at the Baku City Circuit in Baku on September 21, 2025. (Photo by OZAN KOSE / AFP) (Photo by OZAN KOSE/AFP via Getty Images)

Os pilotos dão a largada do Grande Prêmio do Azerbaijão de Fórmula 1 no Circuito da Cidade de Baku, em Baku, em 21 de setembro de 2025. (Foto de OZAN KOSE / AFP) (Foto de OZAN KOSE/AFP via Getty Images)

Foto de: Ozan Kose / AFP via Getty Images

Outro resultado interessante da reunião foi a imposição de uma área mínima de superfície para pintura ou decalques de patrocinadores no carro. Entende-se que o detentor dos direitos comerciais estava particularmente preocupado com o impacto no espetáculo televisivo das equipes que lutavam para cumprir o limite mínimo de peso: a solução de fato foi aplicar o mínimo possível de tinta nos carros, deixando vastas faixas de fibra de carbono sem pintura.

"Após as discussões com o Comitê Consultivo Técnico, foi discutido o tópico de um limite mínimo de exigência de superfície para as pinturas dos carros em 2026", disse o comunicado da FIA.

"Os representantes da Comissão concordaram que um mínimo de 55% da área de superfície (quando vista de lado e de cima) deve ser coberta por pinturas ou adesivos, em vez de superfícies de fibra de carbono. O objetivo dessa medida é aumentar a diferenciação visual entre os carros".

Norris CALA BOCA de geral, Bortoleto com hype de RUBINHO, Max ‘simplão’, CAOS na Ferrari e mais

Ouça versão áudio do Podcast:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1: Emissora se desculpa após ex-chefe da RB chamar mãe de Bortoleto de "tola"
Próximo artigo ANÁLISE: Como o GP de Las Vegas pode eliminar Verstappen da briga pelo título da F1 2025

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros