Recomendado para você

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Ecclestone não descarta "Ferrari caótica" no futuro de Horner
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Deputada Erika Hilton pede investigação das vendas de ingressos do GP de São Paulo
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP

MotoGP
MotoGP
GP de Valência
Moreira e Razgatlioglu: As atrações do teste de pós-temporada da MotoGP
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: Por que previsões da Pirelli sobre downforce não dizem tudo sobre ordem das equipes em 2026
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
Chefe da Red Bull revela que questionou ida de Verstappen à F1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos

Fórmula 1
Fórmula 1
F1 - Bortoleto: "Estou motivado para seguir em frente" após Interlagos
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown

Fórmula 1
Fórmula 1
F1: "Fama de Drive to Survive mudou Horner", afirma Zak Brown
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

Porsche Cup
Porsche Cup
Porsche Cup: Confira horários e como assistir aos 500km de Interlagos, etapa final da temporada 2025

F1: Desistência misteriosa de Leclerc no quali do GP da Espanha foi "sacrifício"

Piloto monegasco revela que foi escolha dele não tentar uma última volta no Q3 da classificação em Barcelona e que assume o risco se tática der errado

Charles Leclerc ficou apenas com a sétima colocação no grid do GP da Espanha de Fórmula 1, atrás de seu companheiro de Ferrari, Lewis Hamilton. No treino classificatório deste sábado (31), o monegasco surpreendeu a torcida presente no autódromo de Barcelona por não tentar uma última volta rápida no Q3 e encheu a sessão de mistério, revelando depois que foi uma escolha dele para economizar pneus.

Segundo o piloto, a Scuderia não tinha compostos macios o suficiente para "gastar" no quali, contando com quatro, enquanto as outras equipes tinham, ao menos, cinco. Por isso, vendo que não tinha condições de disputar a pole position, preferiu preservar equipamento e tentar compensar na corrida. Se der errado, a culpa é dele, como dito por ele próprio.

Leia também:

"Me sacrifiquei hoje e espero que dê certo amanhã. Se tivermos uma prova ruim, terei que assumir a responsabilidade", disse Leclerc nas entrevistas após a classificação para o GP da Espanha, expondo ainda que a Ferrari tentou o convencer de uma nova volta rápida. "A equipe pressionou para ir até o final", relembrou.

"Eu ainda queria ter um plano B. E fiz todas essas escolhas para ter pneus melhores para a corrida de amanhã", continuou o monegasco, explicando o déficit de equipamento que a Ferrari tinha no quali. "Acho que fomos um dos únicos carros a ter apenas quatro novos jogos de pneus macios. Todos os outros ao nosso redor tinham cinco. Eu queria usar apenas três, o que dificultou muito a nossa vida", comentou Leclerc.

Leclerc tinha tempo para mais uma volta rápida no Q3 da classificação, mas preferiu guardar pneus para a Ferrari.

Leclerc tinha tempo para mais uma volta rápida no Q3 da classificação, mas preferiu guardar pneus para a Ferrari.

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images via Getty Images

Mesmo com o "sacrifício", largar na sétima colocação, atrás de todos os rivais mais próximos no campeonato, não estava nos planos do piloto. "Um pouco abaixo das nossas expectativas. Mesmo com as escolhas que fiz para a classificação, esperava que fosse um pouco melhor. Agora, está feito e espero que amanhã valha a pena", assertiu.

"Eu estava um pouco mais otimista depois do TL1 e do TL2. Achei que o carro estava se comportando muito bem, mas voltou ao normal na classificação. Foi sobre isso que eu estava pensando ontem à noite, que só veríamos quando todos dessem o máximo no quali e a McLaren ainda estivesse um passo à frente", concluiu Leclerc.

Confira o grid de largada para o GP da Espanha de F1 e a posição de Bortoleto:

Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo Pneus km/h
1 O. PiastriMcLaren 81 6

1'11.546

  S 234.327
2 L. NorrisMcLaren 4 6

+0.209

1'11.755

0.209 S 233.645
3 M. VerstappenRed Bull Racing 1 6

+0.302

1'11.848

0.093 S 233.342
4 G. RussellMercedes 63 6

+0.302

1'11.848

0.000 S 233.342
5 L. HamiltonFerrari 44 6

+0.499

1'12.045

0.197 S 232.704
6 A. AntonelliMercedes 12 6

+0.565

1'12.111

0.066 S 232.491
7 C. LeclercFerrari 16 3

+0.585

1'12.131

0.020 S 232.427
8 P. GaslyAlpine 10 6

+0.653

1'12.199

0.068 S 232.208
9 I. HadjarRB 6 3

+0.706

1'12.252

0.053 S 232.037

10

F. AlonsoAston Martin Racing 14 3

+0.738

1'12.284

0.032 S

231.935

11 A. AlbonWilliams 23 6

+0.643

1'12.641

0.030 S 230.795
12 G. BortoletoSauber 5 6

+0.758

1'12.756

0.115 S 230.430
13 L. LawsonRB 30 6

+0.765

1'12.763

0.007 S 230.408
14 L. StrollAston Martin Racing 18 6

+1.060

1'13.058

0.295 S 229.477
15 O. BearmanHaas F1 Team 87 6

+1.317

1'13.315

0.257 S 228.673
16 N. HulkenbergSauber 27 6

+0.639

1'13.190

0.051 S 229.064
17 E. OconHaas F1 Team 31 9

+0.650

1'13.201

0.011 S 229.029
18 C. Sainz Jr.Williams 55 6

+0.652

1'13.203

0.002 S 229.023
19 F. ColapintoAlpine 43 7

+0.783

1'13.334

0.131 S 228.614
20 Y. TsunodaRed Bull Racing 22 6

+0.834

1'13.385

0.051 S 228.455

PIASTRI CRAVA NORRIS e É POLE! Max e Russell FAZEM MESMO TEMPO, Bortoleto BRILHA em 12º! Veja DEBATE

Watch: F1 AO VIVO: O dia de TREINOS na ESPANHA | SEXTA-LIVRE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Norris: "Cometi alguns pequenos erros" no treino classificatório da Espanha
Próximo artigo F1 - Hamilton detona mudanças nas asas flexíveis: "Desperdiçou o dinheiro de todo mundo"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros