Recomendado para você

ANÁLISE F1: Como Russell conquistou a pole em Singapura, pista desfavorável para Mercedes?

ANÁLISE F1: Como Russell conquistou a pole em Singapura, pista desfavorável para Mercedes?

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
ANÁLISE F1: Como Russell conquistou a pole em Singapura, pista desfavorável para Mercedes?
F1: Horário, previsão do tempo e como assistir do domingo de corrida no GP de Singapura, em Marina Bay

F1: Horário, previsão do tempo e como assistir do domingo de corrida no GP de Singapura, em Marina Bay

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Horário, previsão do tempo e como assistir do domingo de corrida no GP de Singapura, em Marina Bay
Por que a McLaren não é mais dominante na F1? Chefe da equipe revela preocupação com rivais

Por que a McLaren não é mais dominante na F1? Chefe da equipe revela preocupação com rivais

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Por que a McLaren não é mais dominante na F1? Chefe da equipe revela preocupação com rivais
Entenda o que Horner tem oferecido às equipes para um possível retorno à F1

Entenda o que Horner tem oferecido às equipes para um possível retorno à F1

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
Entenda o que Horner tem oferecido às equipes para um possível retorno à F1
F1 - Verstappen 'alugou triplex' na cabeça de Norris? Max analisa jogos mentais: "Problema deles"

F1 - Verstappen 'alugou triplex' na cabeça de Norris? Max analisa jogos mentais: "Problema deles"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Verstappen 'alugou triplex' na cabeça de Norris? Max analisa jogos mentais: "Problema deles"
VÍDEO: Após largada caótica no Velocitta, Leist vence corrida sprint da oitava etapa da Stock Car 2025

VÍDEO: Após largada caótica no Velocitta, Leist vence corrida sprint da oitava etapa da Stock Car 2025

Stock Car
Stock Car
Velocitta III
VÍDEO: Após largada caótica no Velocitta, Leist vence corrida sprint da oitava etapa da Stock Car 2025
F1: Williams é desclassificada do quali em Singapura; Bortoleto ganha duas posições no grid

F1: Williams é desclassificada do quali em Singapura; Bortoleto ganha duas posições no grid

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1: Williams é desclassificada do quali em Singapura; Bortoleto ganha duas posições no grid
F1 - Hamilton destaca problema da Ferrari em 2025: "Ficamos cada vez mais para trás"

F1 - Hamilton destaca problema da Ferrari em 2025: "Ficamos cada vez mais para trás"

Fórmula 1
Fórmula 1
GP de Singapura
F1 - Hamilton destaca problema da Ferrari em 2025: "Ficamos cada vez mais para trás"

F1: Desistência misteriosa de Leclerc no quali do GP da Espanha foi "sacrifício"

Piloto monegasco revela que foi escolha dele não tentar uma última volta no Q3 da classificação em Barcelona e que assume o risco se tática der errado

Charles Leclerc ficou apenas com a sétima colocação no grid do GP da Espanha de Fórmula 1, atrás de seu companheiro de Ferrari, Lewis Hamilton. No treino classificatório deste sábado (31), o monegasco surpreendeu a torcida presente no autódromo de Barcelona por não tentar uma última volta rápida no Q3 e encheu a sessão de mistério, revelando depois que foi uma escolha dele para economizar pneus.

Segundo o piloto, a Scuderia não tinha compostos macios o suficiente para "gastar" no quali, contando com quatro, enquanto as outras equipes tinham, ao menos, cinco. Por isso, vendo que não tinha condições de disputar a pole position, preferiu preservar equipamento e tentar compensar na corrida. Se der errado, a culpa é dele, como dito por ele próprio.

Leia também:

"Me sacrifiquei hoje e espero que dê certo amanhã. Se tivermos uma prova ruim, terei que assumir a responsabilidade", disse Leclerc nas entrevistas após a classificação para o GP da Espanha, expondo ainda que a Ferrari tentou o convencer de uma nova volta rápida. "A equipe pressionou para ir até o final", relembrou.

"Eu ainda queria ter um plano B. E fiz todas essas escolhas para ter pneus melhores para a corrida de amanhã", continuou o monegasco, explicando o déficit de equipamento que a Ferrari tinha no quali. "Acho que fomos um dos únicos carros a ter apenas quatro novos jogos de pneus macios. Todos os outros ao nosso redor tinham cinco. Eu queria usar apenas três, o que dificultou muito a nossa vida", comentou Leclerc.

Leclerc tinha tempo para mais uma volta rápida no Q3 da classificação, mas preferiu guardar pneus para a Ferrari.

Leclerc tinha tempo para mais uma volta rápida no Q3 da classificação, mas preferiu guardar pneus para a Ferrari.

Foto de: Sam Bloxham / Motorsport Images via Getty Images

Mesmo com o "sacrifício", largar na sétima colocação, atrás de todos os rivais mais próximos no campeonato, não estava nos planos do piloto. "Um pouco abaixo das nossas expectativas. Mesmo com as escolhas que fiz para a classificação, esperava que fosse um pouco melhor. Agora, está feito e espero que amanhã valha a pena", assertiu.

"Eu estava um pouco mais otimista depois do TL1 e do TL2. Achei que o carro estava se comportando muito bem, mas voltou ao normal na classificação. Foi sobre isso que eu estava pensando ontem à noite, que só veríamos quando todos dessem o máximo no quali e a McLaren ainda estivesse um passo à frente", concluiu Leclerc.

Confira o grid de largada para o GP da Espanha de F1 e a posição de Bortoleto:

Cla Piloto # Voltas Tempo Intervalo Pneus km/h
1 O. PiastriMcLaren 81 6

1'11.546

  S 234.327
2 L. NorrisMcLaren 4 6

+0.209

1'11.755

0.209 S 233.645
3 M. VerstappenRed Bull Racing 1 6

+0.302

1'11.848

0.093 S 233.342
4 G. RussellMercedes 63 6

+0.302

1'11.848

0.000 S 233.342
5 L. HamiltonFerrari 44 6

+0.499

1'12.045

0.197 S 232.704
6 A. AntonelliMercedes 12 6

+0.565

1'12.111

0.066 S 232.491
7 C. LeclercFerrari 16 3

+0.585

1'12.131

0.020 S 232.427
8 P. GaslyAlpine 10 6

+0.653

1'12.199

0.068 S 232.208
9 I. HadjarRB 6 3

+0.706

1'12.252

0.053 S 232.037

10

F. AlonsoAston Martin Racing 14 3

+0.738

1'12.284

0.032 S

231.935

11 A. AlbonWilliams 23 6

+0.643

1'12.641

0.030 S 230.795
12 G. BortoletoSauber 5 6

+0.758

1'12.756

0.115 S 230.430
13 L. LawsonRB 30 6

+0.765

1'12.763

0.007 S 230.408
14 L. StrollAston Martin Racing 18 6

+1.060

1'13.058

0.295 S 229.477
15 O. BearmanHaas F1 Team 87 6

+1.317

1'13.315

0.257 S 228.673
16 N. HulkenbergSauber 27 6

+0.639

1'13.190

0.051 S 229.064
17 E. OconHaas F1 Team 31 9

+0.650

1'13.201

0.011 S 229.029
18 C. Sainz Jr.Williams 55 6

+0.652

1'13.203

0.002 S 229.023
19 F. ColapintoAlpine 43 7

+0.783

1'13.334

0.131 S 228.614
20 Y. TsunodaRed Bull Racing 22 6

+0.834

1'13.385

0.051 S 228.455

PIASTRI CRAVA NORRIS e É POLE! Max e Russell FAZEM MESMO TEMPO, Bortoleto BRILHA em 12º! Veja DEBATE

Watch: F1 AO VIVO: O dia de TREINOS na ESPANHA | SEXTA-LIVRE

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Ouça a versão exclusivamente em áudio do Podcast Motorsport.com:

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

Artigo anterior F1 - Norris: "Cometi alguns pequenos erros" no treino classificatório da Espanha
Próximo artigo F1 - Hamilton detona mudanças nas asas flexíveis: "Desperdiçou o dinheiro de todo mundo"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros