F1 diz que GP de Abu Dhabi não será afetado pela guerra em Gaza

Os boatos sugerem que a final da temporada, que ocorre de 24 a 26 de novembro, corria o risco de ser cancelado após atualização do Foreign & Commonwealth Office

Mechanics and marshals clear the grid as the drivers prepare to start the race

Foto de: Mark Sutton / Motorsport Images

A Fórmula 1 diz que o GP de Abu Dhabi de 2023 não corre grande risco de ser cancelado, em meio a especulações que associam a realização da corrida à guerra entre Israel e Gaza.

Os boatos sugerem que a final da temporada, que ocorre de 24 a 26 de novembro, corria o risco de ser cancelado após atualização do Foreign & Commonwealth Office (FCO) do Reino Unido.

O editor recomenda:

Em 29 de outubro, o FCO atualizou o nível de alerta de terrorismo para os Emirados Árabes Unidos, alertando que ataques "indiscriminados" são "muito prováveis", inclusive em locais "visitados por estrangeiros".

O FCO observa: "Os terroristas continuam a emitir declarações ameaçando realizar ataques na região do Golfo. Essas declarações incluem referências a ataques a interesses ocidentais, incluindo complexos residenciais, interesses militares, petrolíferos, de transporte e de aviação, bem como a locais movimentados, incluindo restaurantes, hotéis, praias, shopping centers e mesquitas".

"Você deve manter um alto nível de conscientização sobre segurança, principalmente em locais públicos e eventos públicos. Há uma grande ameaça de ataques terroristas em todo o mundo que afetam os interesses e os cidadãos britânicos, inclusive de grupos e indivíduos que consideram o Reino Unido e os cidadãos britânicos como alvos. Você deve permanecer vigilante o tempo todo."

Essa atualização foi erroneamente confundida com uma resposta à guerra entre Israel e Gaza.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Lewis Hamilton, Mercedes W13, Carlos Sainz, Ferrari F1-75, at the start

Foto de: Simon Galloway / Motorsport Images

Max Verstappen, Red Bull Racing RB18, Sergio Perez, Red Bull Racing RB18, Charles Leclerc, Ferrari F1-75, Lewis Hamilton, Mercedes W13, Carlos Sainz, Ferrari F1-75, na largada

O aumento do nível de alerta coloca os Emirados Árabes Unidos no mesmo status de terror de outras nações que sediaram a F1 recentemente: Alemanha, França, Bélgica e Bahrein.

A F1, então, afirmou que o GP de Abu Dhabi não corre o risco de ser cancelado. O Motorsport.com entende que a situação foi esclarecida com as equipes e os diretores de equipe.

O GP da Arábia Saudita de 2022 acabou sendo realizado em meio à resistência de alguns pilotos após um ataque de míssil em uma instalação de petróleo da Aramco nas proximidades durante a primeira sessão de treinos.

Os pilotos se reuniram por mais de quatro horas, com conversas que se estenderam até as primeiras horas da manhã de sábado em Jeddah, pois consideraram a possibilidade de boicotar a corrida antes de terem suas preocupações com a segurança resolvidas.

A F1 também retirou a Rússia do calendário de 2022 após a invasão à Ucrânia, enquanto o GP do Bahrein de 2011 foi cancelado devido aos protestos contra o governo relacionados à Primavera Árabe.

Confira os horários da Fórmula 1 em Interlagos:

Fórmula 1

Dia Horário (Brasília) Transmissão
Treino Livre Sexta-feira 11h30 Bandsports
Classificação (Para o GP de domingo) Sexta-feira 15h Bandsports
Classificação Sprint Sábado 11h Bandsports
Corrida Sprint Sábado 15h30 Band e Bandsports
GP de São Paulo Domingo 14h Band

Programas no YouTube do Motorsport.com

Dia Horário
TELEMETRIA Quarta-feira 16h
DIRETO DO PADDOCK Quinta-feira 19h
SEXTA-LIVRE Sexta-feira Após a classificação
Q4 Sábado Após a sprint
PÓDIO Domingo Após a corrida
RETA FINAL Segunda-feira 18h45

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Podcast #254 – O que esperar do GP de São Paulo, em Interlagos?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

 

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior F1: Wolff admite que não há garantia de vitória em Interlagos neste fim de semana
Próximo artigo Aston Martin anuncia renovação de Drugovich como reserva para 2024

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil