F1: Em meio a 'treta' com Barcelona, Madri se aproxima de GP em 2026

Motorsport.com apurou mais detalhes sobre a história; entenda

Sergio Perez, Red Bull Racing

Foto de: Red Bull Content Pool

As negociações para levar a Fórmula 1 às ruas de Madri ainda não foram concluídas, mas podem ser finalizadas em questão de semanas, apurou o Motorsport.com.

A proposta é para que a corrida seja realizada na capital espanhola de 2026 a 2035, em uma pista ao redor do centro de convenções IFEMA, no nordeste da cidade, perto do aeroporto internacional de Madri-Barajas.

O editor recomenda:

O circuito de 5 km em um parque usaria o complexo de pavilhões e feiras do IFEMA, que é frequentemente usado para exposições e conferências.

Ele também usaria algumas ruas existentes, incluindo a autoestrada M-11, para fazer um loop ao lado do complexo de treinamento Valdebebas do clube de futebol Real Madrid e através do antigo terreno do festival de música Mad Cool.

Os planos receberam apoio dos conselhos municipais e comunitários de Madri, embora a corrida tenha buscado investidores externos para que possa ser totalmente financiada com dinheiro privado.

O Motorsport.com apurou que o ex-manager de Fernando Alonso, Luis Garcia Abad, é uma das figuras-chave por trás do acordo.

O atual GP da Espanha, em Barcelona, tem um contrato válido até 2026, portanto, se os planos de Madri forem adiante, a F1 realizará duas corridas no país no ano ou haverá uma 'treta' entre as cidades.

Sergio Perez, Red Bull Racing

Foto de: Red Bull Content Pool

Sergio Perez, Red Bull Racing

As marcas registradas "Formula 1 Madrid Grand Prix" e "Madrid Grand Prix" foram registradas em março deste ano.

Mas com as vagas europeias no calendário da F1 limitadas, a chegada de Madri parece estar prestes a aumentar a pressão sobre o futuro de longo prazo de Barcelona.

"Nunca se pode dizer nunca na vida, é claro, mas duas corridas na Espanha é muito complicado", disse o CEO da F1, Stefano Domenicali, quando as conversas sobre uma corrida em Madri começaram.

"Há um grande interesse [de Madri], mas também é verdade que estamos focados no momento em Barcelona, que tem um contrato, e o relacionamento é forte."

A última vez que a Espanha realizou duas corridas na Espanha foi entre 2008 e 2012, com o GP da Europa em Valência complementando a corrida de Barcelona.

O interesse na F1 no país aumentou nos últimos anos graças ao aumento da popularidade da categoria, aos bons resultados do bicampeão mundial Alonso desde seu retorno ao grid em 2021 e ao status de Carlos Sainz na Ferrari.

O comparecimento de 125.565 espectadores no dia da corrida deste ano foi o maior no Circuito de Barcelona-Catalunha desde 2008.

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte da comunidade Motorsport

Join the conversation
Artigo anterior Podcast #259 – Quem fez bonito na F1 em 2023?
Próximo artigo F1: FIA investiga Toto e Susie Wolff por possível conflito de interesse

Principais comentários

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Motorsport prime

Descubra conteúdo premium
Assinar

Edição

Brasil