F1: Equipe 'mira' de Vries e vaga para Drugovich na Fórmula E pode estar mais próxima
Reserva da Aston Martin compartilhado com a McLaren na categoria máxima, brasileiro pode estar mais perto de ser titular do campeonato elétrico; saiba mais
Em meio à dança das cadeiras da Fórmula E para o próximo ano, com Nick Cassidy tido como novo reforço da Jaguar na vaga do britânico Sam Bird após boa temporada do neozelandês pela cliente Envision, a demissão de Nyck de Vries da equipe AlphaTauri de Fórmula 1 segue repercutindo.
Isso porque o novato, substituído pelo australiano Daniel Ricciardo após 10 GPs na F1 2023, agora foca em um retorno à F-E, da qual foi campeão na temporada 2020/21 pela Mercedes. Inicialmente, o holandês era cotado na Maserati, 'ameaçando' o brasileiro Felipe Drugovich, mas isso já 'mudou'.
Na verdade, 'melhorou': conforme apurado pelo TheRace e repercutido pelo Motorsport.com, Nyck passou a ser ventilado não só como possível contratação da Maserati, na qual 'Drugo' tenta cavar um cockpit titular, mas também da Nissan. E nesta, a situação parece mais promissora para de Vries.
Segundo o site, a marca japonesa não deve renovar com o francês Norman Nato e 'mira' em Nyck, que concorre com o britânico Oliver Rowland, dispensado recentemente da Mahindra do brasileiro Lucas di Grassi. Do outro lado da garagem nipônica, o franco-argentino Sacha Fenestraz está seguro.
Com tudo isso, o caminho de Drugovich na Maserati deve ficar 'mais aberto'. Notícia boa para o brasileiro, que busca um programa para voltar às pistas com frequência em 2024, alternando entre provas como titular de uma categoria e o trabalho como reserva da Aston Martin/McLaren na F1.
Felipe Drugovich, Maserati
Photo by: Andreas Beil
Entretanto, a exemplo de Nyck, Drugo também enfrenta um concorrente para estar no grid da F-E: no caso, o germânico Maximilian Gunther, atual titular da Maserati ao lado do ítalo-suíço Edoardo Mortara, que tem contrato até o fim do de 2024 -- já o vínculo do alemão acaba no fim de 2023.
Além disso, o chefe da Maserati, James Rossiter, deu a entender que Drugovich é o favorito para a vaga caso de fato queira correr na F-E. Agora, com Nyck perto da Nissan, o caminho fica 'facilitado' para Drugo, especialmente pois Nyck 'assombrava' por já ter tido um acordo com a Maserati na F-E.
Quando a Mercedes, pela qual de Vries foi campeão da F-E, saiu da categoria, ele estava apalavrado com o time 'italiano'. De Vries se dividiria, então, entre o campeonato elétrico e o WEC (Campeonato Mundial de Endurance) com a Toyota. Entretanto, surgiu a oportunidade com a AlphaTauri na F1.
Assim, o holandês mudou seus planos, mas, agora, a ideia original volta à tona após a demissão na F1. E, quando questionado sobre Nyck, o chefe da Nissan na F-E, Tommaso Volpe, não demonstrou incômodo com a possibilidade de ter um de seus pilotos representando uma rival do Japão no WEC.
Nyck de Vries, AlphaTauri AT04
Photo by: Red Bull Content Pool
A resposta é significativa, uma vez que uma eventual resistência da Nissan quanto à liberação de um de seus representantes para a Toyota no WEC era vista como um possível entrave para a contratação de Nyck. Mas o precedente já havia sido aberto pelo suíço Sébastien Buemi, outro campeão da F-E.
Nato, por sua vez, pode rumar para a própria Mahindra, na qual o substituto de Rowland, o espanhol ex-F1 Roberto Merhi, não deve ficar para 2024. Di Grassi, por outro lado, deve continuar na equipe. E o brasileiro, campeão da F-E 2016/17, pode ter um novo compatriota no grid do próximo ano: com a chegada de Drugovich à categoria elétrica com a ítalo-monegasca Maserati, o País pode voltar a ter três representantes no campeonato, contando com a permanência de Sérgio Sette Câmara na NIO.
RICCIARDO DE VOLTA à F1 e DE VRIES DEMITIDO! Red Bull INJUSTA? O que será de PÉREZ?
Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube
Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!
Podcast Motorsport.com debate o que esperar de Ricciardo em seu retorno à F1
ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:
Faça parte da comunidade Motorsport
Join the conversationCompartilhe ou salve este artigo
Principais comentários
Inscreva-se e acesse Motorsport.com com seu ad-blocker.
Da Fórmula 1 ao MotoGP relatamos diretamente do paddock porque amamos nosso esporte, assim como você. A fim de continuar entregando nosso jornalismo especializado, nosso site usa publicidade. Ainda assim, queremos dar a você a oportunidade de desfrutar de um site sem anúncios, e continuar usando seu bloqueador de anúncios.