Fórmula 1 GP da Arábia Saudita

F1: Ex-diretor da Red Bull afirma que decisão de Verstappen de não devolver posição foi errada

Largada do GP da Arábia Saudita teve disputa polêmica entre Oscar Piastri e o holandês da Red Bull

Verstappens irre Schweige-Show: Red Bull kritisiert "harsche" Abkürz-Strafe

Jonathan Wheatley, ex-diretor esportivo da Red Bull e hoje chefe de equipe da Sauber, disse que achava que a escuderia austríaca havia cometido um erro ao não pedir a Max Verstappen que devolvesse sua posição após a largada no GP da Arábia Saudita de Fórmula 1.

Esse foi um momento decisivo no início da corrida em Jeddah, quando Oscar Piastri levou a melhor no apagar das luzes e forçou Verstappen a uma situação difícil na linha de frenagem na Curva 1, que acabou cortando a pista por fora e voltando para liderança.

Leia também:

No entanto, mais tarde, ele recebeu uma penalidade de tempo de cinco segundos por isso, o que significou que ele só conseguiu voltar atrás de Piastri após a troca de rodas e acabou terminando a corrida na segunda posição. O tetracampeão disse apenas algumas palavras após a parada e mais tarde "protestou" de forma semelhante.

E depois da corrida, o chefe da equipe, Christian Horner, tentou mostrar com provas fotográficas que Verstappen estava à frente no ponto de tangência e deveria ter recebido a posição na curva externa. De qualquer forma, a Red Bull não recorrerá da decisão e o resultado da corrida é definitivo.

Wheatley, que trabalha para a equipe há quase duas décadas e conhece muito bem as regras, desempenhou um papel fundamental em um incidente muito semelhante em 2021.

Verstappen estava então lutando contra Lewis Hamilton e atravessou o pitlane da combinação 1, 2 da mesma forma que fez no último domingo. No entanto, a Red Bull o instruiu a devolver sua posição, e o especialista deu a entender sutilmente que sua antiga equipe deveria ter feito o mesmo agora.

"Ah, eu sei o que eu estava pensando", disse Wheatley à mídia quando perguntado sobre sua opinião. "Bem, de minha parte, eu teria feito algo diferente, teria aconselhado algo diferente, porque provavelmente teria sido a melhor coisa".

"Não quero que ninguém fale sobre o que nós, como equipe, faríamos, e não quero falar sobre o que qualquer outra pessoa faria, mas acho que nossa equipe teria lidado com a situação de forma diferente".

"Foi um pouco o contrário do que aconteceu no ano passado no Texas entre Verstappen e Norris na Curva 12". Portanto, o novo chefe da Sauber certamente teria pedido a Verstappen que cedesse sua posição a Piastri, mas ainda não se sabe como seria a corrida nesse caso.

MAIOR ARREPENDIMENTO de Márquez: lição para MARTÍN? Chance de Bagnaia, ACOSTA 'na' Honda e pré-JEREZ

Faça parte do Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube

Quer fazer parte de um seleto grupo de amantes de corridas, associado ao maior grupo de comunicação de esporte a motor do mundo? CLIQUE AQUI e confira o Clube de Membros do Motorsport.com no YouTube. Nele, você terá acesso a materiais inéditos e exclusivos, lives especiais, além de preferência de leitura de comentários durante nossos programas. Não perca, assine já!

Márquez DOMINA, Bagnaia MEDIANO, Martín QUEBRA COSTELAS e VIÑALES PUNIDO: o CAOS da MotoGP no Catar

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Faça parte do nosso canal no WhatsApp: clique aqui e se junte a nós no aplicativo!

In this article
Egri Dávid
Fórmula 1
Max Verstappen
Red Bull Racing
Sauber
Be the first to know and subscribe for real-time news email updates on these topics
Artigo anterior F1: Marko espera que Red Bull alcance a McLaren em Ímola
Próximo artigo F1 - Hulkenberg pede paciência: Recuperação da Sauber "ainda vai levar tempo"

Principais comentários

Cadastre-se gratuitamente

  • Tenha acesso rápido aos seus artigos favoritos

  • Gerencie alertas sobre as últimas notícias e pilotos favoritos

  • Faça sua voz ser ouvida com comentários em nossos artigos.

Edição

Brasil Brasil
Filtros