F1 fecha acordo para que GP do Japão permaneça em Suzuka até 2029

Extensão do contrato faz com que a Osaka não consiga levar plano de sediar uma corrida adiante

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Red Bull Content Pool

O GP do Japão continuará a ser realizado em Suzuka até pelo menos 2029, depois que a Fórmula 1 concordou com uma extensão de contrato de cinco anos com os proprietários da Honda - dona da pista.

Leia também:

A notícia será bem recebida por pilotos e fãs que temiam que a categoria estivesse se afastando demais de seus locais clássicos. Antes do acordo, o evento era um dos últimos sem lugar garantido no calendário além desta temporada, depois de uma série de acordos que fizeram com que a maioria das corridas garantisse seus lugares no futuro.

A última corrida restante que atualmente tem um contrato que termina após a edição desta temporada é Silverstone, mas acredita-se que um acordo para manter o GP da Inglaterra firmemente no calendário não está longe.

O novo contrato de Suzuka não é tão longo quanto como o da Austrália (que vai até 2035) e Bahrein (2036), mas, com cinco anos, é mais longo do que o acordo anterior da pista, que durou três temporadas.

Embora esse acordo estivesse previsto para expirar este ano, nunca houve qualquer dúvida de que uma extensão acabaria sendo fechada, especialmente porque a Honda está comprometida como parceira da unidade de potência da Aston Martin a partir de 2026.

O circuito manteve a F1 do lado da equipe ao iniciar um programa de atualização e ao apoiar um evento de fãs bem-sucedido em Tóquio no ano passado, que provavelmente será repetido nesta temporada. O acordo também reduz as chances de um evento de rua proposto em Osaka se concretizar.

Embora as autoridades de Osaka tenham indicado que poderia haver um segundo evento no Japão, as chances de a F1 concordar em realizar duas corridas com apenas 130 km de distância" parecem ser pequenas, especialmente devido ao calendário lotado. Se Suzuka não tivesse concordado com os termos, o caso de Osaka teria sido muito mais forte.

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Max Verstappen, Red Bull Racing RB19

Foto de: Red Bull Content Pool

O GP do Japão deste ano será realizado em abril, em um período entre a Austrália e a China que é favorável para o frete em termos de custo e emissões.

"Suzuka é um circuito especial e faz parte da estrutura do esporte", disse o CEO da F1, Stefano Domenicali. "Portanto, estou muito satisfeito com o fato de que a F1 continuará a correr lá até pelo menos 2029.

"Enquanto nos preparamos para voltar ao Japão mais cedo do que o normal nesta temporada, gostaria de expressar minha enorme gratidão ao promotor e à equipe da Honda MobilityLand por apoiarem nosso esforço para uma maior racionalização do calendário, já que buscamos tornar o esporte mais sustentável."

"Nossos fãs no Japão abraçam a F1 com uma paixão única e estamos ansiosos para trabalhar com o promotor para oferecer aos fãs a experiência que eles merecem nos próximos anos."

O presidente da Honda Mobilityland, Tsuyoshi Saito, acrescentou: "Nosso objetivo é criar um futuro sustentável e, atualmente, estamos nos preparando para receber muitos fãs para o GP do Japão de F1 de 2024 em abril, a primeira vez que o evento será realizado na primavera."

"Continuaremos a trabalhar em conjunto com as comunidades locais e agências governamentais, incluindo a Prefeitura de Mie e a cidade de Suzuka, para que Suzuka possa continuar a ser amada por fãs de todo o mundo e contribuir para a prosperidade da cultura do esporte a motor e do desenvolvimento industrial."

Watch: HAMILTON NA FERRARI: Rico Penteado e Felipe Motta analisam 'BOMBA' e projetam Lewis na Scuderia

As CONSEQUÊNCIAS do 'fico' de Norris: RED BULL vai atrás de QUEM agora que Lando ficará na McLaren?

Podcast #267 - Par ou ímpar: Renovados, quem você escolheria entre Norris e Leclerc?

 

ACOMPANHE NOSSO PODCAST GRATUITAMENTE:

Be part of Motorsport community

Join the conversation
Artigo anterior F1: Quais são os riscos na mudança de Hamilton para a Ferrari?
Próximo artigo F1: Button quer Alonso como substituto de Hamilton na Mercedes

Top Comments

Ainda não há comentários. Seja o primeiro a comentar.

Sign up for free

  • Get quick access to your favorite articles

  • Manage alerts on breaking news and favorite drivers

  • Make your voice heard with article commenting.

Motorsport prime

Discover premium content
Assinar

Edição

Brasil